Rio
O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou hoje que houve uma queda no número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no estado do Rio em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2014. A queda percentual foi de 4,7%. Em Volta Redonda, o número também registrou diminuição. Foram dois assassinatos em 2015, contra cinco no ano passado.
O número foi comemorado pelo delegado titular da 93ª DP (Volta Redonda), Antônio Furtado, que creditou a queda deste tipo de delito ao fato da população estar denunciando mais, o que auxilia no trabalho das polícias Civil e Militar, que vem trabalhando em conjunto.
Em estudo divulgado recentemente pelo Movimento Resgate da Paz, da Cúria Diocesana Barra do Piraí-Volta Redonda, mostra que a maioria dos assassinatos ocorridos em Volta Redonda é atribuído ao envolvimento direto ou indireto das vítimas com o tráfico de drogas. O que foi confirmado pelo delegado.
Outros números
A estatística do ISP também aponta o crescimento de crimes contra o patrimônio. A quantidade de roubos de celulares praticamente dobrou (subiu 94%, de 473 para 920). O número de roubos de cargas também disparou 49,9%, saltando de 489 para 733. Já os roubos de rua — que abrangem roubos a transeuntes, coletivos e de celulares — cresceram 11%.
No comparativo com o mesmo período de 2014, os crimes que apresentaram maiores quedas foram os de extorsão (caiu 19,7%), os roubos a residências (uma queda de 16,7%), a estabelecimentos comerciais (diminuição de 14,2%), o número de estupros (número 12,6% menor) e a quantidade de roubos de veículos (queda de 10,3%).
Os índices relativos às incidências criminais e administrativas de segurança no primeiro mês deste ano também mostram que cresceu 28% o número de homicídios decorrentes de intervenção policial, o chamado auto de resistência, que registrou 15 casos a mais do que no ano passado. Foram 50 em 2014 e 64 em 2015.
Número de menores apreendidos cresce
O levantamento registrou também um aumento da participação de menores em ocorrências policiais registradas nas delegacias do território fluminense.
Segundo o ISP, 774 menores foram apreendidos pela polícia em janeiro de 2015, um aumento de 37,7% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 562 casos registrados.
Os dados divulgados pelo ISP reúnem ainda as apreensões de menores no período de novembro de 2014 a janeiro de 2015. Os três meses citados somam 2.337 ocorrências, um índice 32% maior do que o contabilizado no ano anterior, com 1.771 casos.
As ocorrências englobam crimes praticados por crianças e adolescentes e também os casos em que menores são localizados nas ruas, sem documentos ou desacompanhados pelos responsáveis, e conduzidos às delegacias.