Celebração ao Dia da Mulher Militar reúne policiais do Sul Fluminense

by Diário do Vale

Volta Redonda  –

Para celebrar o Dia da Mulher Militar – lembrado nesta quinta-feira, dia 30 -, cerca de 80 mulheres de quatro batalhões da Polícia Militar (Angra dos Reis, Resende, Valença e Volta Redonda) se reuniram na manhã de ontem na sede da 5ª Risp (Região Integrada de Segurança Pública), no bairro Vila Mury, em Volta Redonda, onde assistiram a uma palestra com o tema: “Ética e Postura no Trabalho”, focado no posicionamento da mulher que ingressa na área militar.

Segundo o comandante do 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Igor Magalhães, a corporação tem por hábito, realizar mensalmente algum evento que homenageie os policiais (homens e mulheres), a fim de motivá-los.

– Nós sempre estamos privilegiando nossos profissionais com eventos como “os melhores do mês”, por exemplo, e aproveitamos essa data homenagear nossas policiais femininas, que hoje são mais de quatro mil em toda a corporação – disse.

Ainda de acordo com o comandante, há alguns anos, a estatística de mulheres que ingressaram na área chegou a aumentar bastante, representando um número maior que o de policiais homens.

– Há uns anos estavam entrando mais mulheres do que homens. Esse número chegou a aumentar bastante, mas agora voltou a reduzir, porque temos usado mais o público masculino em locais onde tem uma situação mais conflitante – explicou Magalhães.
Indo em contrapartida ao preconceito, o comandante ressaltou ainda que a maioria das policiais mulheres tem um desempenho mais eficiente que os homens.

– Eu me arisco até em dizer que muitas delas desempenham seu serviço de uma forma até melhor que o público masculino – declarou Magalhães.

A palestra

Na palestra sobre “Ética e Postura no Trabalho”, a especialista Grace Kelly explicou que os homens sempre têm aulas de ética para reintegração social, mas no caso das mulheres, a ética está completamente ligada à postura de trabalho que elas devem ter, a partir do momento em que assumem o cargo. Segundo Kelly, a policial deve ter uma imposição a mais. Ela pode ser linda, maquiada, feminina, mas tem que ter autoridade.

– Falar para as policias militares mulheres foi um motivo de grande orgulho e emoção para mim. Elas precisam aprender muitas coisas, porque aprender nunca é demais. Nós temos que ter cuidado com o costume, o regime costumeiro atrapalha a postura. A partir do momento que a gente adquire um determinado cargo, a nossa vida muda – destacou a palestrante.

Kelly explicou que a rotina da policial militar é muito pesada, e por isso, elas acabam se esquecendo que são mulheres, e que precisam se cuidar.

– O dia a dia da policial militar é muito duro, ela é autoridade, é mulher, mãe, é tudo. Muitas vezes, devido à sobrecarga do dia a dia, à correria, ao estresse, nós mulheres esquecemos de nos cuidar, de sermos mais delicadas. Precisamos ser mais mulheres, sempre com autoridade mas precisamos ser e entender o que é ser uma mulher, e ter esse posicionamento na sociedade – frisou.

A major Cintia Carla Souza destacou a importância da homenagem. Segundo ela, apesar do número de mulheres ainda ser menor, em relação aos homens, na Polícia Militar o público feminino vem crescendo e desenvolvendo um grande trabalho. Segundo ela, o tema escolhido para a palestra tem a proposta de direcionar às policias em suas ações diárias e de como se comportar diante de determinadas situações.

– Essa palestra sobre postura e ética, principalmente para o público feminino, é muito interessante porque direciona a gente na Polícia Militar. Que tipo de ações devemos tomar? Que tipo de postura? Como devemos nos comportar diante de determinadas situações? – disse a policial.

Carla revelou ainda que esse momento é só o início de um projeto, que tende a ter um desenvolvimento ainda maior.
– As meninas estão entusiasmadas, e eu acho que não vai parar por aqui. Esse projeto que se iniciou, ainda vai ter um grande desenvolvimento – adiantou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996