Chefe da Polícia Civil mantém transferência de Antônio Furtado

by Diário do Vale

Volta Redonda

Mesmo sabendo das várias manifestações populares de repúdio à transferência do delegado titular da 93ª DP (Volta Redonda), Antônio Furtado, o chefe da Polícia Civil do Estado do Rio, Fernando Veloso, confirmou que manterá a mudança do policial para a 159ª DP (Cachoeiras de Macacu). Ele será substituído por Luiz Maurício Armond Campos, da 16ª Deac (Delegacia de Acervo Cartorário), de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A transmissão de cargo será na próxima terça-feira (3), a partir das 15h, na sede da Risp (5ª Região Integrada de Segurança Pública), na Vila Mury.
O DIÁRIO DO VALE conversou com o prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) que revelou que conversou com Veloso. O chefe da Polícia Civil disse a Neto que estava sabendo da grande movimentação popular para evitar a saída de Furtado, mas esclareceu que a transferência faz parte da rotina da instituição e elogiou o trabalho do delegado em Volta Redonda.
– Conversei cerca de 10 minutos com Fernando Veloso e o coloquei a par do carinho que a população de Volta Redonda sente por Furtado. Eu falei ainda sobre os movimentos na internet (Fica Furtado). Ele me informou que 50 delegados foram transferidos de delegacias no Estado do Rio e que se Luiz Maurício não substituir à altura, ele aceitaria até o retorno de Furtado, mas que no momento, ele não gostaria de deixar as coisas como estão porque as transferências dos dois policiais já foram divulgadas no Boletim Interno da Polícia Civil, apesar de reconhecer que o município de Volta Redonda é o maior parceiro das Forças de Segurança do Estado – disse Neto, deixando claro que não costuma fazer esse tipo de interferência.
Ainda de acordo com o prefeito, Veloso reconheceu também a queda dos números da violência em Volta Redonda e que nunca tinha visto a população de uma cidade se mobilizar pela permanência de um delegado.
Em uma rede social, Neto postou uma mensagem comentando sobre a saída de Furtado: “Amigos e amigas, ontem ficamos sabendo que o delegado Antônio Furtado foi transferido de Volta Redonda. Sem desmerecer qualquer pessoa que seja enviada para nossa cidade, o Furtado se tornou um autêntico cidadão voltarredondense. O Furtado acredita e trabalha por nossa cidade. Em nome de tudo isso, vou tentar com todas as minhas forças fazer com que o Furtado volte. Ou melhor, que ele nem saia. Um forte abraço a todos e um bom dia”, disse ele, que afirmou ao DIÁRIO DO VALE que apesar de lamentar a saída do delegado, respeita a decisão da instituição.

Ato pede permanência de Furtado

Desde a notícia da transferência de Antônio Furtado, uma grande mobilização que envolve políticos, entidades de classe, movimentos sociais e pessoas, através da internet, está sendo organizada para tentar reverter a decisão da chefia da Polícia Civil do Estado.
O movimento está marcado para ser realizado amanhã, às 18h, na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no bairro Aterrado. Em seguida, os manifestantes seguirão para a delegacia de polícia, que fica no mesmo bairro. A expectativa dos organizadores é que a ação atraía pelo menos três mil pessoas.
O presidente do Conselho de Segurança Pública, Paulo Chantal, que faz parte da manifestação pela permanência de Furtado, falou sobre sua insatisfação não só com a saída do delegado, mas também porque o conselho não havia sido informado sobre a transferência dele.
– A população está repudiando a transferência dele, nem mesmo nós do Conselho de Segurança fomos notificados ou comunicados que ele seria transferido. Por isso, vamos realizar um ato totalmente pacífico para protestar contra essa situação. A população não quer que Antônio saia – afirmou Chantal, que destacou ainda que Furtado era uma pessoa acessível à população e apresentou resultados que antes eram desconhecidos na cidade. “Volta Redonda deixou de ser violenta durante sua estadia como delegado. Além disso, ele contribuía com a sociedade civil em eventos do município”, completou.
Chantal informou que três abaixo-assassinados estão sendo feitos para que Antônio Furtado permaneça na 93ª DP. Os documentos estariam circulando bairros e entidades da cidade, entre elas a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Entidades empresariais lamentam saída

Em nota enviada hoje à imprensa, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Bens e Serviços) de Volta Redonda, lamentaram a transferência de Antônio Furtado e lembraram que durante os quase quatro anos de atuação na cidade, o policial se mostrou “competente, compromissado com a segurança pública e preocupado com o bem-estar da população”. O texto destaca ainda a criação do Teia Invisível (disque-denúncia exclusivo da 93ª DP), que foi implantado por Furtado.
– Ele também sempre esteve disponível para atender às entidades e comerciantes de nossa cidade na investigação de golpes aplicados no comércio – disse o presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo dos Santos.
Já a presidente da CDL-VR, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, revelou a expectativa pela mudança na decisão da transferência.
– Torcemos para que essa medida possa ser revista para que nós, cidadãos, possamos continuar contando com um policial sério e dedicado à sua profissão – comentou.

Mudança também em outras delegacias

Além de Antônio Furtado, outros delegados da região também serão transferidos. Marcelo Haddad, por exemplo, que estava na 94ª DP (Piraí), assumirá a 100ª DP (Porto Real). A Delegacia de Piraí agora vai ser comandada por Carina da Silva Bastos, que estava lotada na 16ª DP (Barra da Tijuca), no Rio. Já Ney Loureiro que era titular da 100ª DP, será transferido para a delegacia de Itaipava, na região Serrana do estado. Ao todo serão 50 alterações de delegados e diretores em várias unidades policiais pelo estado.

You may also like

27 comments

Claudinete 27 de fevereiro de 2015, 22:37h - 22:37

Hoje fiqyei emocionada com as palavras do Dr. Antonio Furtado. Homem porreta cheio de atitude, Inteligente e sempre com sorriso estampado na cara. O Senhor e equipe fizeram um trabalho super aqui em VR e com certeza ficara na historia. Espero q essa situaçao se reverta e q o Senhor possa ficar conosco. Quanto ao lado podre so posso dizer q é muita falta de respeito com um profissional tao excelente. Mas os maus estao soltos querendo sempre minar os bons, os q tem competencia e lutam contra a corrupcao e criminalidade. Quanto recalque. Uma pena q a vaidade hunana seja bem mais forte do q tentar fazer a coisa certa. Uma pena mesmo. Grande bj e q tudo caminhe para a vitoria.

Marcelo 27 de fevereiro de 2015, 20:28h - 20:28

Quando os tres policiais de VR foram presos o delegado furtado saiu em suas defesas afirmando se tratar de um golpe do tráfico. Agora o mesmo tbm é transferido apesar de sua bem sucedida guerra contra o tráfico. Misteeeeeriooooooo.

perito 27 de fevereiro de 2015, 20:13h - 20:13

Uma população inteira pedindo a permanência de um delegado. Coisa que nunca se viu em lugar algum do brasil. Isso merece manchete no fantástico. Pena que o da ibope é quando alguns poucos policiais agem como marginais. Fica a dica ao chefe de polícia que poderia mudar a mentalidade da população com relação a policia em geral, pois a grande maioria dos policiais possuem a mesma mentalidade de ajudar a população como o faz o delegado furtado, prova disso é que o mesmo só consegue agir e ter reconhecido seu trabalho graças ao trabalho equipe.

CARVR 27 de fevereiro de 2015, 20:12h - 20:12

Vamos fazer a manifestação em frente ao RISP no dia da troca de delegado.
Esse chefe da PC nao ta respeitando a opiniao da população.O pezao soube muito bem vir aqui pedir nossos votos.
E ninguem do governo que dar atenção aos eleitores.
Pezao nao ganha mais o meu voto nem para presidente de clube fálido.

perito 27 de fevereiro de 2015, 19:54h - 19:54

Isso só mostra mais um despreparado atuando na segurança de nosso estado. Se o chefe de policia soubesse o minimo do trabalho realizado por furtado em VR. Se tudo nao fosse uma questao politica talvez fosse nomeado alguém mais competente.

indignado 27 de fevereiro de 2015, 19:32h - 19:32

Vamus acorda gente isso e armação politica o Sr Delegado Dr Antônio Furtado estava no calcanha dos politicos Corruptos.Esse ai que disse ser Governador do Estado pode ser que estava na mira do Delegado

COMENTARISTA DO D. V. 27 de fevereiro de 2015, 19:17h - 19:17

Para que o Dr Antônio Furtado não fique frustado enquanto espera seu retorno à Volta Redonda, vamos encher um ônibus e mandar os bandidos para Cachoeira de Macacu e nossa cidade fica livre destes demônios. Hê hê

Justiceiro 27 de fevereiro de 2015, 17:55h - 17:55

É uma VERGONHA e uma COVARDIA isso que o Sr. PEZÃO (Governador do Estado) e a Chefia da Polícia Civil está fazendo com a População de Volta Redonda e também com os seus Policiais.
A População é quem deveria escolher se essas autoridades policiais devem permanecer no comando, assim como nas eleições(no mínimo através de um referendo local).
Parabéns ao Delegado Antônio Furtado pelo brilhante trabalho, os únicos que não gostam do senhor nesta cidade são os vagabundos, tenho certeza.
#FICAFURTADO

Edival um dos Velinhos do Neto 27 de fevereiro de 2015, 16:08h - 16:08

Se o Neto indicar o Delegado pra prefeito em 2016, tem o meu voto com certesa.

perito 27 de fevereiro de 2015, 19:56h - 19:56

O meu tambem. qualquer um que o neto indicar tem meu voto rsr

Indignado 27 de fevereiro de 2015, 15:53h - 15:53

Pois eh cidadãos de Volta Redonda,quando achamos que a cidade esta no caminho certo contra o trafico de drogas e outras coisas a mais vem o CHEFE DA POLICIA CIVIL nos atormentar novamente tirando do comando da nossa cidade o DR delegado ANTONIO FURTADO,vendo que o trabalho de nosso delegado esta incomodando não só os traficantes da nossa cidade mas tbm autoridades publicas.Mais aos olhos de todos VOLTAREDONDENSE E TODOS QUE O CONHECE sabemos q isso esta se incadiando por conta de nossos politicos corruptos “GORVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LUIS FERNANDO PESÃO NÃO PODE INTERFERI NA TRANSFERENCIA DO ENTAO DELEGADO DA 93° DP“vcs que sabem oq eu estou falando fica a dica porque sabemos que isso e jogada politica contra o delegado de volta redonda.

alexandra 27 de fevereiro de 2015, 15:16h - 15:16

é vergonhosso isso,a população não quer a saída de Furtado,pelo otimo serviço prestado na cidade,nossa cidade irá voltar ficar entregue aos vagabundos da area,duvido que esse que estar por vir vai mostrar serviço e ser MACHO o bastante para combater o crime aqui….aonde estão os deputados ,vereadores que votamos que estão calados,na hora de pedir votos mostram a cara e agora se calam??

Fica Furtado 27 de fevereiro de 2015, 15:15h - 15:15

Caso os políticos de Volta Redonda, vendo a população de Volta Redonda pedindo a permanência do delegado, não consigam reverter essa transferência, é porque todos eles juntos, não tem o menos poder de articulação junto ao Governador, Governo do Estado ao secretário de segurança, total falta de prestigio ou… preferem ver o delegado Antonio Furtado bem longe de VR mesmo.

nivea 27 de fevereiro de 2015, 13:32h - 13:32

Porque nao um plebiscito com a populaçao de volta redonda?Temos esse direito ou nao?FICA FURTADO.

IZABEL CRISTINA 27 de fevereiro de 2015, 12:48h - 12:48

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR…SERÁ QUE O NOVO DELEGADO VAI CONTINUAR O SEU BELO TRABALHO PARA A POPULAÇÃO.PORQUE O NOSSO QUERIDO ANTONIO FURTADO ELE TRABALHA PARA O POVO DO BEM….

Adalberto 27 de fevereiro de 2015, 11:42h - 11:42

Ao chefe da polícia covil do Rio deixa ofurtado a populačão quer r paga os impostos em dias.

Manoel Duarte 27 de fevereiro de 2015, 10:43h - 10:43

Ainda bem que Barra Mansa permanece como está.

Pelo menos nisso, estamos com sorte.

Estamos de olho !!!!! 27 de fevereiro de 2015, 10:33h - 10:33

O delegado que vem de São Gonçalo, Dr. Luiz Maurício Armond Campos, é da turma do Garotinho. Isso não está me cheirando bem !!!!!!

PINHEIRALENSE 27 de fevereiro de 2015, 09:12h - 09:12

O atual Delegado de Pinheiral, pior da história da cidade que deveria ser trocado continua. Manda o de Pinheiral para Cachoeiras de Macacu.

Furtado para Prefeito 27 de fevereiro de 2015, 08:02h - 08:02

Delegado Furtado para prefeito de Volta Redonda em 2016! Vamos fazer a campanha de graça pra ele.

COMENTARISTA DO D. V. 27 de fevereiro de 2015, 19:12h - 19:12

TENHO CERTEZA QUE NEM LHE PAGANDO O TRIPLO DO SALÁRIO DO ATUAL PREFEITO ELE IRIA QUERER POIS ASSIM COMO SEU ANTECESSOR Dr ALEXANDRE LEITE O SUGERI E A RESPOSTA EM SEU OLHAR FOI MUITO CLARA ELE ME DISSE QUE ERA POLICIAL, NÃO TENHO PRETENSÕES DE SER POLÍTICO. ENTENDAM COMO QUISER, POIS SE ALGUÉM COMBATE ALGO COMO PODE FAZER PARTE DELE?

cidadão 27 de fevereiro de 2015, 03:01h - 03:01

afinal coisas que eu não entendo:
quem paga o salario dos policiais não somos nós , a população…então se queremos esse policial em nossa cidade, que governo pode retirar-lo, afinal o governo não somos nós ? sem desmerecer o novo delegado, mas SR. ANTONIO FURTADO ate então é o primeiro policial que possui aprovação geral da população, não só de volta redonda (assim como eu mesmo) mas de todos a região que acompanham seu trabalho e apoia sua atuação e se o manifesto não for atendido fica a duvida:
será que os diretores de policia estão de acordo com a população?
o próxima deve ser então o SR.RONALDO APARECIDO de barra mansa….e com isso ficaremos mais uma vez sem atitude como cidadãos pagantes de impostos e que não possuem nenhuma força diate de um estado que se mostra contrario a vontade da comunidade local!!!!! gostaria de uma explicação para este acaso local!!!
por que esta atitude que faz parte da instituição (policia civil) não cola, a instituição policia civil tem de esta a favor e de acordo com da comunidade e não aos caprichos do estado e etc…….

Oliveira 27 de fevereiro de 2015, 01:09h - 01:09

Volta Redonda se identificou com o delegado Furtado por sua postura de transparência em se comprometer com a segurança pública de nossa cidade, o delegado Furtado é um exemplo a ser seguido pela sua competência e simplicidade, acredito que nunca vi em nosso estado ou até mesmo no Brasil um manifesto de uma cidade inteira pela permanencia de um delegado, portanto chefe de policia civil, compreenda que há uma cumplicidade entre a populaçao e o delegado titular de Volta Redonda, os números comprovam isso e nada mais justo que esse vinculo não se separe, a cidade de Volta Redonda merece essa confiança por parte da policia civil do Rio de Janeiro. Fica delegado Furtado!

lorosa 26 de fevereiro de 2015, 23:23h - 23:23

E uma vergonha deixa o delegado ir embora

Emocionado 26 de fevereiro de 2015, 23:05h - 23:05

Veja que a população reconhece e luta pelas autoridades honestas. Ao contrário do que se vê com os políticos de Brasília. Para estes, a manifestação do dia 15 de março ocorrerá para pedir suas cassações ou, quem sabe, transferência para Cuba. Parabéns delegado, o sr fez por merecer.

MAIZA 26 de fevereiro de 2015, 22:37h - 22:37

Por causa dessas mudanças de delegado mesmo e que a violência e a bandidagem cresce a cada vez mais ,mudam o delegado que já conhece tudo e que sabe quem é os bandidos e colocam um delegado lá da baixada , que de nada sabe sobre volta redonda ,ai volta tudo na estaca zero ,ai a bandidada solta fogos ,o pais atrasado é este ,não podia mudar o que esta dando certo não ! E tem mais ,delegado que vem da baixada acha que aqui e roça e ai deixa os bandidos fazerem o que querem ,pode esperar para ver ,se tínhamos um pouco de paz ,pode crer que acabou e que agora vcs irão ver os bandidos vai deitar e rolar ,pode esperar a teia invisível já era ,pode ligar que vcs irão ver se funciona .Volta Redonda volta a dar passos para trás ,infelizmente colocamos um governador que nada faz por nós ,e nós deixa nessa situação .Que Deus abençoe Dr. Antônio Furtado e que foi muito gratificante para nós ,ele ter sido Delegado aqui na nossa cidade .

MAIZA 26 de fevereiro de 2015, 22:53h - 22:53

Por causa dessas mudanças de delegado mesmo é que a violência aumenta ! Tiram um delegado que já sabe tudo quem é quem e traz outro lá da baixada que não conhece nada daqui e ai volta tudo na estaca zero ,e enquanto isso a bandidagem só crescendo ,o pais atrasado este nosso ! Para que mexer em time que está ganhando e colocar outro ,sinceramente o povo é que perde com isso e nosso governador que elegemos ,nada fez para nos ajudar ,espero que o povo não tenha amnesia ! Pode observar delegado que vem dessas baixadas ,acha que aqui é roça e deixa as coisas correr daquele jeito .Que Deus abençoe o Dr Antônio furtado na sua nova casa e que foi muito gratificante para nós ,termos ele como delegado .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996