Rio de Janeiro – A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (28), a extradição de uma colombiana, de 25 anos, detida em seu país de origem. A estrangeira, que estava na lista da Difusão Vermelha da Interpol desde dezembro de 2023, foi presa em fevereiro de 2024 após intercâmbio de informações entre a Polícia Federal e a Polícia Nacional Colombiana.
De acordo com a justiça brasileira, a detida é responsável por integrar uma organização criminosa especializada no golpe conhecido como “boa noite Cinderela” — modalidade em que a vítima ingere substâncias psicoativas, geralmente dissolvidas em bebidas alcoólicas, que a fazem perder a consciência. Em seguida, a golpista desviava valores de contas correntes e criptomoedas, além de subtrair outros bens e objetos das residências das vítimas.
A Polícia Federal participou da operação por meio do Núcleo de Cooperação Internacional da PF (INTERPOL/RJ) no Rio de Janeiro, com o apoio da Diretoria de Cooperação Internacional – INTERPOL/Brasília.
Os mandados de prisão preventiva para extradição foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa e pela 42ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.
Após as formalidades de praxe, a estrangeira foi encaminhada ao sistema prisional do estado do Rio de Janeiro, onde permanecerá à disposição da justiça brasileira. Caso seja condenada, a estrangeira pode pegar pena de até 20 anos de prisão.

Foto: Divulgação