Comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda fala sobre o papel da corregedoria

by Diário do Vale

Volta Redonda – Funcionando como um órgão permanente, de apoio e execução junto à Guarda Municipal, e tendo como finalidade a apuração de infrações disciplinares, apoio social e funcional, fiscalização e o controle dos servidores da Guarda Municipal, nos termos da lei e regulamentos, a corregedoria, segundo o comandante da GM de Volta Redonda, Paulo Henrique Dalboni, surgiu com o advento da lei 10.826/2003 e o decreto Federal 5.123/2004, que vieram em razão do estatuto do desarmamento, que permite o porte de arma junto ao guarda municipal, além da criação da própria corregedoria.

De acordo com o comandante Dalboni, a corregedoria é responsável por fazer as sindicâncias e correções dos agentes municipais que cometerem algum desvio de conduta. Apesar de também poder atuar em outras funções quando necessária, a sua principal função é a de verificar a conduta da GM e o excesso com relação à pessoa humana como, por exemplo, desrespeito ao companheiro de trabalho e superiores, desrespeito ao cidadão comum, considerado penalidade leve, agressões físicas e injúria, consideradas agravante com penalidades mais graves, que vai desde uma suspensão até mesmo ao afastamento da corporação.

– A corregedoria tem uma equipe própria composta pelo inspetor Luiz Carlos do Amparo, formado em Direito, e mais dois assistentes. E para fazer parte desta equipe o candidato é submetido a um treinamento específico na GM e também recebe orientação de agentes da Polícia Civil – fala Dalboni.

Dalboni: ‘O nível de treinamento que os agentes possuem, além do apoio do governo municipal, é um diferencial’ (Foto: Júlio Amaral)

Dalboni: ‘O nível de treinamento que os agentes possuem, além do apoio do governo municipal, é um diferencial’ (Foto: Júlio Amaral)

Setor de inteligência é vinculado à corregedoria

A Guarda Municipal de Volta Redonda também possui o seu setor de inteligência, vinculado à corregedoria. Segundo o comandante Dalboni, o seu papel é fazer investigações mais amplas para a GM, como por exemplo, investigar funcionários da prefeitura que estiverem cometendo algum deslize, entre outras investigações.

– O setor de inteligência também atua em conjunto com outros órgãos de segurança na apuração de diversos crimes. Toda investigação dentro da prefeitura ou nas secretarias municipais é realizada quando solicitado, pelo setor de inteligência da GM. Um bom exemplo da atuação do setor de inteligência foi um furto ocorrido na cantina do zoológico municipal durante o Carnaval, onde o setor de inteligência conseguiu identificar e prender nove suspeitos e conduzi-los a 93º delegacia de polícia da cidade – ressalta.

O comandante Dalboni afirma que o setor de inteligência participa de todas as operações da GM, atuando de forma velada com o intuito de investigar se há algo suspeito no entorno da ação.

– O setor de inteligência também planeja ações em conjunto com o comando da GM, quando solicitado pelo comandante. Qualquer coisa que por ventura seja ilícito, o setor de inteligência vai apurar este fato, como por exemplo, um caminhão parado em determinada rua e sem que os moradores saibam quem é o dono. Neste caso o setor de inteligência faz o levantamento deste veículo tomando todas as medidas cabíveis. Até denúncias de consumo e tráfico de drogas o setor investiga e passa as informações para a Polícia Militar e Civil – orienta.

Dalboni esclarece que o setor de inteligência não cria projetos, ele cria ações e repassa para o comando para serem aprovados.

– Qualquer denúncia ou suspeita de crime é investigado pelo setor de inteligência. Hoje a GM juntamente com o seu setor de inteligência trabalha atuando em crimes de menor potencial ofensivo, conforme prevê a lei 13.022/2014 – explica.

Segundo o comandante da GM, a corporação hoje está bem atuante e diferenciada das demais GM da região pelo fato de ser a única armada de todo o estado do Rio e dentro da lei.

– O nível de treinamento que os agentes possuem, além do apoio do governo municipal, também é um diferencial. Hoje a GM é composta por 180 agentes, sendo que 105 atuam armados. A GM de Volta Redonda é a única corporação policial onde a avaliação psicológica é feita de dois em dois anos, conforme previsto no artigo 43 do decreto 5.123/2004. E hoje dentro das limitações da lei, a GM pode atuar mais na segurança ostensiva – conclui.

Em relação a sua capacitação, os agentes se utilizam da matriz curricular nacional da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) onde são desenvolvidos em vários temas e com duração de 548 horas de curso, com reciclagens feitas anualmente.

 

Por Júlio Amaral

You may also like

16 comments

Chega disso 7 de março de 2017, 15:51h - 15:51

Impressionante como a guarda de VR parou de funcionar. Na verdade a única coisa q realmente funcionava na guarda de VR esse cara acabou. Nossa ouvidoria nao funciona mais. Esses dias fui reclamar de una guarda ai q todos sabem quem e e fui informado que a ouvidora Vera tinha sido mandada embora… Oi???? Como assim????? Era a única pessoa q dava atenção pra reclamações naquela guarda. Era atenciosa calma e retornava as reclamações. Agora nem isso mais… Lamentável isso.

Trovão Azul 6 de março de 2017, 23:02h - 23:02

É lamentável, não tem condições de comandar nada, muitas coisas ainda vão surgir,aguardem…..

Deixa quieto 5 de março de 2017, 10:19h - 10:19

Ninguém aguenta mais esses flanelinhas

MORADOR 5 de março de 2017, 10:09h - 10:09

A um equívoco. …A GM de BM também anda armada há muitos anos…Então eles estão fora da lei ? Já que o comandante disse que a única que pode e a de Volta Redonda? ?

ESTAMOS AGUARDANDO... 5 de março de 2017, 08:27h - 08:27

O atual comandante da guarda é um cara muito sério. O efetivo da guarda é bem treinado e equipado. É preciso realmente dar um jeito nos flanelinhas da cidade. Está um Horror…. Acredito em Você DALBONI….

SOS FORA FLANELINHAS 5 de março de 2017, 08:20h - 08:20

SOS. FORA OS FLANELINHAS…ESTÁ INSUPORTÁVEL AVILA E ARREDORES….

abu a budai 5 de março de 2017, 03:44h - 03:44

vcs de v redonda ainda tem o que reclamar, a de barra mansa é tao inutil que parece nao existir

PASSAGEIRO 4 de março de 2017, 23:00h - 23:00

Gostaria de saber porque GM, não fiscaliza e multa motorista de ônibus, falando no celular?

VAI VENDO 5 de março de 2017, 11:02h - 11:02

O que está esperando para fotografar ou filmar com o seu celular e levar à empresa?? Se não te responderem em 15 dias, então, SOMENTE DEPOIS DESSE PRAZO, divulgue nas redes sociais.

Atenção: certifique que a empresa recebeu sua reclamação e esteja com ela em mãos.

Precisamos aprender a agir como cidadãos.

Paulo 4 de março de 2017, 22:15h - 22:15

Quando as vagas de estacionamento para idoso e deficiente serão respeitados em Volta Redonda? Total abandono e descaso…

Conceição 4 de março de 2017, 20:43h - 20:43

Comandante, por que tantos flanelinhas e camelôs na Vila Sta. Cecília. Não era assim no governo anterior.

Lelita 4 de março de 2017, 22:51h - 22:51

Sempre teve flanelinha na vila e o camelô tb .Por que cobrando logo agora? k

VAI VENDO 4 de março de 2017, 20:02h - 20:02

Muito bom!

Parabéns à GM de VR!

Vamos aguardar o resultado daquele servidor da PMVR que foi flagrado retirando gasolina de um carro oficial no Polo Empresarial de VR.

Maniac 4 de março de 2017, 18:51h - 18:51

Então… eu não tenho visto a GM em ação há algum tempo? Foi reduzido o efetivo? Estão de férias coletivas? O trânsito está abandonado e nada ou quase nada foi feito na cidade.

Quem? 4 de março de 2017, 18:45h - 18:45

Os guardas trabalharam no interior do zoológico em ambiente hostil, na penumbra pra prender esses vagabundos e agora o diretor vem dizer que foi a inteligência? Triste….

Tá Demais 4 de março de 2017, 17:10h - 17:10

Pergunta: Aquela agente da GMVR, famosa pelas várias ocorrências, foi afastada então? O que dirige o santana preto da GMVR que ficava dizendo na rua ser o comandante da GMVR, foi afastado também?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996