Comandante manda apurar áudio com ameaça de morte a guardas de Volta Redonda

by Diário do Vale
Luiz Henrique disse que não se intimidará diante de ameaças e as fiscalizações em motos continuam (foto: Arquivo)

Luiz Henrique disse que não se intimidará diante de ameaças e as fiscalizações em motos continuam
(Foto: Arquivo)

Volta Redonda – O comandante da Guarda Municipal, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa, solicitou à Polícia Civil (93ª DP) a apuração de um áudio que recebeu, via WhatsApp, com ameaça de morte a guardas municipais. Luiz Henrique explicou que recebeu o material no mesmo dia em que aconteceu uma confusão na sede da Guarda Municipal, na Ilha São João, envolvendo um casal e alguns guardas.

No áudio, um homem diz que se envolveu em uma briga com guardas municipais, descrevendo uma situação parecida com a que foi registrada na 93 DP. Após relatar a briga, o homem, no áudio, afirma que ele e a namorada pensam em “matar os guardas” e pede uma “peça” para executar o serviço.

– Qual é (..) se liga só, fui parar na delegacia hoje eu e minha mulher. Agredi um guarda municipal, o cara teve que juntar oito guardas para me levar pra delegacia. Deram arma de choque …. Tá ligado? O bagulho é doido! Minha mulher tá revoltada e eu também, a gente tá querendo matar os guardas. Me empresta a peça aí para a gente quebrar os guardas, valeu? Vou pegar com você amanhã”.

O caso

Segundo Henrique, na semana passada um casal de namorados foi retirar uma moto que havia sido apreendida em maio deste ano, por falta de lacre. Segundo Luiz Henrique, o guarda municipal João Batista dos Reis,  conhecido como Batista, atendeu a jovem, de 28 anos, que apresentou uma ordem judicial, pois o veículo consta em inventário e a orientou a não circular mais com a moto.

Ainda de acordo com o comandante, o namorado da jovem questionou a orientação do guarda com palavras de baixo calão e iniciou as agressões físicas. Foi necessária a intervenção e reforço da equipe da autarquia que imobilizou o homem e o levou para a delegacia.

– O namorado da jovem se exaltou quando o guarda a orientou para não circular com a moto e iniciou os xingamentos partindo para cima do Batista. Tivemos que imobilizar o rapaz com choque e levá-lo para a delegacia. Eu estava dentro da sede e sai imediatamente quando começou a confusão – disse, acrescentando que, na ocasião em que a moto foi apreendida, a jovem entrou com uma reclamação contra a Guarda Municipal no Ministério Público (MP), alegando que, durante a abordagem, o guarda havia quebrado o lacre da sua moto.

Luiz Henrique destacou que após a confusão recebeu um áudio com a ameaça de morte aos guardas. O comandante afirmou não ter dúvidas que o homem que faz as ameaças é o namorado da jovem que agrediu o guarda Batista, pois descreve as cenas da confusão.

– A voz do rapaz é igual ao namorado da jovem que nos procurou para retirar a moto. Seria muita coincidência no mesmo dia eu receber um áudio descrevendo exatamente o que aconteceu na sede da Guarda e mais no áudio o homem confirma que agrediu um guarda e foi parar na delegacia – falou Luiz Henrique.

O comandante comentou ainda que o delegado titular da 93ª DP, Eliezer Lourenço, está tomando as medidas cabíveis para investigar a procedência do áudio e o envolvimento do casal nas ameaças. Luiz Henrique salientou que tais comportamentos visam “frear” as ações da Guarda Municipal, mas que não se deixará intimidar pelas atitudes e continuará as fiscalizações em motos, principalmente sem placa e sem lacre.

– Não nos intimidaremos e continuaremos na busca de uma Volta Redonda mais segura. As fiscalizações em motos, principalmente sem placa e sem lacre serão mantidas, pois entendemos que este tipo de veículo é utilizado para auxiliar os crimes, quando ocorrem. Nada contra os motociclistas, mas todas as pessoas de bem, se sentem segura quando são “tocados” pelas forças de segurança pública de forma profissional – comentou.

guarda

Um dos guardas  que foi agredido na confusão
(Foto: Enviada pelo WhatsApp)

You may also like

41 comments

APREENSIVO ... 19 de julho de 2016, 07:48h - 07:48

Sinceramente, com as atribuições de polícia da Guarda Municipal fico apreensivo com o que pode vir por aí…. Tomar conta e organizar o Trânsito? Tudo bem ….Agora, ficar atrás de bandidos, fazendo apreensões de Cd’s e devd’s, preocupa muito….. Eles estão preparados para essas missões???? Estão devidamente armados… Isto pode terminar mal.

Cidadania VR 18 de julho de 2016, 21:46h - 21:46

A guarda municipal de V.R é uma vergonha, totalmente despreparada e descreditada. Ficam o dia inteiro nas esquinas utilizando o celular e não estão preocupados com o trânsito da cidade. Muitos se acham “Deus”. São uns péssimos exemplos, acham que podem tudo. Quando decidem trabalhar conseguem complicar ainda mais o trânsito. Acho que a G.M deveria se preocupar primeiro com a imagem da corporação, investir em treinamento e contratar pessoas que realmente querem trabalhar.

Blade_bm 18 de julho de 2016, 20:17h - 20:17

Casal de criminosos vagabundos!!!!

Anonima 18 de julho de 2016, 22:31h - 22:31

Você deve ser um deles ou ter parentes na GM.Eles são trabalhadores! Esta GM se acha os donos da verdade, nas mãos deles todos somos bandidos.Eles podem tudooo e quando falamos alguma coisa nos prendem por desacato.

marcelo 18 de julho de 2016, 20:02h - 20:02

os guardas municipais primeiro tem que dar exemplo, andam sem cinto de segurança, falam ao celular enquanto dirige, carro da guarda mal conservado, em alguns lugares onde tem padarias e bares que lhes dão cafezinho grátis os proprietários dos estabelecimento param na esquina e fila dupla e eles fazem vista grossa um ex secretario de cultura estaciona diariamente um carro na vaga de deficiente para beber em um bar na rua São João, eles passam ao lado e não fazem nada será porque, vamos punir todos igualmente ai sim voces poderam exigir respeito.

VAI VENDO 18 de julho de 2016, 21:18h - 21:18

use o seu celular e filme eles, e pare de reclamar

D.Abgail 19 de julho de 2016, 21:33h - 21:33

Vai vendo, pare de reclamar porque? Vc é interessado no caso por algum motivo? Tem que reclamar sim. Aprenda a ser cidadão.

Guilherme 18 de julho de 2016, 19:58h - 19:58

Tem muita coisa que não concordo, penso que a guarda poderia ser muito mais eficiente dentro dos seus propósitos, agora criticar, protestar tudo é válido desde que se resguarde o respeito, eu definitivamente não gosto da forma que os guardas abordam as pessoas, de fato são arrogantes, há exceções, isso tem de ser revisto, violência de forma alguma.

MAURICIO SILVA 18 de julho de 2016, 17:02h - 17:02

HENRIQUE MEU RECADO E PARA VC MESMO, ENTÃO CUIDADO COM ESTA LEI, PARA NÃO SE ENQUADRA NELA

DEMOROU ESTA LEI AGORA ACABA COM ABUSO DE AUTORIDADE COMETIDA POR POLICIAIS.

VOTAÇÃO DA LEI DO ABUSO DE AUTORIDADE FICA PARA AGOSTO

APÓS PEDIDO DE PARLAMENTARES, O RELATOR DO PROJETO, SENADOR ROMERO JUCÁ (PMDB-RR), ADIOU ANÁLISE PARA DIA 16 DO PRÓXIMO MÊS.

Recolher ilegalmente alguém a carceragem policial, deixar de conceder liberdade provisória quando a lei admitir e prorrogar a execução de prisões temporárias.

O texto incluí DELEGADOS, PROMOTORES, MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO, JUÍZES, DESEMBARGADORES E MINISTROS DE TRIBUNAIS SUPERIORES.

E PREVÊ COMO PENA ATÉ QUATRO ANOS DE PRISÃO, multa e perda de função da autoridade em caso de reincidência.

http://veja.abril.com.br/politica/votacao-da-lei-do-abuso-de-autoridade-fica-para-agosto/

ANDRÉ LUIS 18 de julho de 2016, 15:46h - 15:46

Se a guarda Municipal fosse comandada por um secretário civil, como ocorre em Barra do Pirai, isso não estaria acontecendo.

Leitor 18 de julho de 2016, 15:19h - 15:19

Quem tenta denegrir a GM são os fora da lei. Os fora da lei que acham que tem o direito de soltar pipa com cerol e degolar um inocente, são os vendedores de produtos piratas e ilegais que querem transformar a cidade na feira de Acari, é uma parcela de motoristas que acham que podem andar com os carros caindo aos pedaços sem documento. Imagina o guarda ter que passar o dia em pé, no sol, comendo fumaça em um semáforo e ainda ter que ouvir desculpas e choramingos mais variados de motoristas que desrespeitam as leis de trânsito e que ainda usam como argumento o fato de algumas vezes s viaturas da GM ficarem estacionadas em local proibido como se uma viatura que esta destacada para a ordem pública não tivesse esse direito

MAURICIO SILVA 18 de julho de 2016, 16:57h - 16:57

OU OS FORA DA LEI SÃO ESTA GM-VR. PORQUE NÃO VEMOS ISTO ACONTECER COM A GM-BM

maria 18 de julho de 2016, 14:00h - 14:00

Ai mais um caso dos guardinhas pelo comentário do roberto, ainda colocaram arma na mão desses projetos de polícia, várias denuncias contra eles, será que nenhuma autoridade vai punir esses guardinhas?

Leila 18 de julho de 2016, 13:24h - 13:24

Só pela maneira de falar do namorado da proprietaria da moto da para perceber que não presta. Se tivesse boa indole não usaria tais palavras. A GM esta de parabéns pelas operações que vem realizando pela cidade. O final de semana na Vila Santa Cecilia foi tenso, e nenhum jornal publicou materia falando sobre os motoqueiros armados que estavam por lá. Quem não deve, não teme!

MAURICIO SILVA 18 de julho de 2016, 16:59h - 16:59

VC DEVE COM CERTEZA SER PARENTE DE UM GM, SE LEMBRAM, DESTA MESMA GM NA ÉPOCA DO WANILDO QUE ATE A POLICIA FEDERAL PRENDEU UM MONTE LA DENTRO.

cintia 18 de julho de 2016, 10:51h - 10:51

O policial esta querendo inverter a situação, uma vez que o juiz libera a ordem judicia é pra ser cumprida. Não amaçada. isso ele não colocou no depoimento. quem estar com a faca e o queijo na mão,não teria uma reação dessa como ele relata. pura covardia, agredir uma mulher e juntar 8 guardas militares para agredir um homem com socos e arma de choque é covardia de mais.

Rodolfo Marcelo 18 de julho de 2016, 11:54h - 11:54

Por favor policial não guarda municipal aprende a ler e estude há diferenças

Roberto loureiro 18 de julho de 2016, 10:00h - 10:00

Esse caso tem que ser apurado se e que aconteceu mesmo. Agora esses guardas sao totalmente despreparados , semana passada fui multado ate ai tudo bem, fui conversar com a guarda e ela com total ignorância veio pra cima de mim como se eu não pudesse me dirigir a palavra, em todo momento de cabeça baixa e me ameaçando , falou em me levar pra delegacia sem eu ter faltado o respeito e nem me alterado, entao foi aí que falei : tenta . Uma mulher negra , baixinha e gordinha, acho que todos sabem quem é, vcs mesmos estão caçando problemas , ninguém gosta de vcs por culpa de vcs próprios!

Anônimo 18 de julho de 2016, 09:24h - 09:24

Tem que apurar direito, os guardinhas são abusados, já tivemos casos de guardinhas agredindo trabalhador a pouco tempo, ou se esqueceram do tapa na cara do rapaz no posto ou do mata leão da guarda no rapaz no laranjal? não duvido nada que os guardas tenham começado mais essa confusão,ai como acham que são autoridade jogam sempre a culpa no cidadão e esse comandante ai protege.

Thiago 18 de julho de 2016, 08:52h - 08:52

Tem muitas coisas errada em vr….não é só motoqueiro q anda errado..passar v os carros estacionado em lugares errado.mais isso eles não v….

Rodolfo Marcelo 18 de julho de 2016, 11:56h - 11:56

E os carros da pmvr estão todos certos

junior 18 de julho de 2016, 08:28h - 08:28

tirando o caso acima !!!!
A GM tem que se colocar em seu lugar, esses guardinhas estão achando que são da POLÍCIA, falam com as pessoas com total ignorância, tratando o cidadão como se fosse bandido !!! ( Não estou generalizando )
mais tem muito profissional deles que passam do limite da falta de educação ao abordar as pessoas.
MAJOR, trate de treinar e preparar melhor muitos de seus Guardas. Educação e Respeito acima de tudo, o cidadão de bem merece ser respeitado. Quem pede respeito, primeiro tem que respeitar, ok? #ficaadica.

Skywalker 18 de julho de 2016, 08:13h - 08:13

Motoqueiro quer andar todo errado e ter razão. A história tem que ser apurada, mas é estranha.
Em pleno ano de 2016 seria muito barato filmar toda a operação de blitz. Facilmente saberiam a história do lacre.

AL CAGOETE 18 de julho de 2016, 07:40h - 07:40

Eu apoio as operações da guarda e de qualquer outro órgão pra inibir atividades ilícitas. Quem não tem dinheiro pra pagar os impostos q ande a pé ou de ônibus. Se algum dia eu estiver na rua e ver alguém tentando sacanear os GMS vou pra cima pra apoiar os GMS.
E motoqueiro é tudo safado, eu disse motoqueiro e não motociclista.
Tem diferença.

cintia 18 de julho de 2016, 10:59h - 10:59

com certeza. se eles tiverem certos. Esse ocorrido foi com a minha cunhada, uma cidadã de bem. sempre andou corretamente e eles simplesmente arrancaram o lacre e outra ela tinha acabado de passar pele vistoria todo documento da mota estava em dia.

Rodolfo Marcelo 18 de julho de 2016, 11:57h - 11:57

E vc e bolo puxa saco

Estudante 18 de julho de 2016, 00:46h - 00:46

Essa guarda não tem o apreço do povo de Volta Redonda. A GM representa apenas um ferramental da prefeitura utilizado para reprimir o povo aplicando multas e tornando a vida do trabalhador mais complicada. TIRANOS

Jorge 18 de julho de 2016, 00:41h - 00:41

vai fazer essa barba ai major! ta parecendo um mendigo! ta louco! fala sério! um militar que não se cuida e quer cuidar da GM de uma cidade! seu mocorongo! um barbeador custa R$2,00 no máximo!!!

coerente 18 de julho de 2016, 09:47h - 09:47

A barba não tem nada a ver, tivemos um presidente que só andava barbudo.

Rodolfo Marcelo 18 de julho de 2016, 11:59h - 11:59

O major bode andar barbudo mais o presidente olha a casquinha que ele fez no brasil

virado na madrugada 17 de julho de 2016, 22:47h - 22:47

pra quem não sabe todas as blitz, sejam elas feitas porafa qualquer autoridades, tem que estar e acordo com a constituição Federal, que diz bem claro (artigo 5 todo brasileiro só deve fazer algo mediante lei) então antes de falar se estão certos devemos saber se eles estão de acordo com as leis federais e não municipal , pois qualquer ato de qualquer indivíduo será punido mediante lei
.

Moradora de VR 18 de julho de 2016, 17:46h - 17:46

Mas aqui quem faz a lei é Neto Saruê

tche tche 17 de julho de 2016, 21:47h - 21:47

Ta muito mal contada essa história. Outra coisa, como esse major pode ter certeza que o suposto áudio foi enviado por esse rapaz? Major não é juiz pra já ir acusando o cara. Masss se esse rapaz realmente for o autor do áudio e se essa história sem pé e sem cabeça for verdadeira, que responda por seus atos criminalmente. Caso contrario o major pode responder por calúnia.

Observador 17 de julho de 2016, 20:18h - 20:18

Como pode um sujeito cobrar do seus comandados que estejam sempre com barba feita se ele mesmo se apresenta com essa cara de pedreiro em final de obra ?

Efraim 17 de julho de 2016, 22:09h - 22:09

Mas que é competente, é! uiiii…não gostei do sapato tambééémm kkkkk…tá bom , mona!!!

x9 dois 17 de julho de 2016, 20:03h - 20:03

quem com ferro fere com ferro sera ferido

VAI VENDO 17 de julho de 2016, 19:22h - 19:22

“…a jovem entrou com uma reclamação contra a Guarda Municipal no Ministério Público (MP), alegando que, durante a abordagem, o guarda havia quebrado o lacre da sua moto.” E o MP aceitou a reclamação? Se pedir o número do processo eu garanto que o casal não tem.

Esse casal motoqueiro pilantra acham mesmo que o MP está lá brincando?

Motoqueiros não respeitam os carros (transitam na contra mão) e nem sinal luminoso (é raro a exceção), e ainda querem peitar a GM? Já podemos esperar em qual candidato tbm pilantra esse casal irá votar em outubro.

Pra cima deles GMs, vocês sabem que podem pedir a minha ajuda a qualquer momento. Isso tenho dito para vocês nas ruas.

Vamos pressioná-los para irem para BM ou outra cidade bem longe de Volta Redonda.

MORADOR VR 17 de julho de 2016, 22:16h - 22:16

Cara, outro dia estava passando no Aterrado um maluco com uma motoca toda errada tava querendo partir pra cima do GM, já cheguei de punho cerrado e me posicionei ao lado do GM e ofereci ajuda imediata, o cara sentiu e já passou a falar olhando para o alto, já não mirava o GM mais, quando olhei para trás já havia mais dois atras pra segurar o peão, kkkkk, murchou e atendeu o GM direitinho, não precisou nem pedir reforço.

virado na madrugada 17 de julho de 2016, 22:39h - 22:39

é brincadeira ouvir um imbecil falar uma asneira dessa, leva pra sua casa o troxa. quem sabe lá vc educa essas pessoas.

Jorge 18 de julho de 2016, 05:11h - 05:11

GM deixando comentários pra poder outros leitores achar que a ação de TORTURA e ABUSO pelo assim então auto intitulado “comandante” que na verdade é DIRETOR da Guarda Municipal, seja vista como correta! Fala sério! A Guarda Municipal era a Guarda Municipal quando seu diretor era o GMVR Bento, esse sim merece respeito. Esses cargos políticos já era pra ter acabado a muito tempo, colocam um Major PM que é acostumado a TORTURAR a população, era nisso que ia dar! Como dizia o Cap Nascimento: ” Vai dar merda!”

Roberto loureiro 18 de julho de 2016, 10:06h - 10:06

Vc deve ser parente ou guarda , policial eu sei que não é pq por mais problemas que eles passem , não tratam o povo assim, se aconteceu isdo tem que ser apurado, agora que 95% dos GM sao despreparados e ignorantes são e tem mais motoqueiros não sao bandidos não generalize!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996