Delegado da 93ª DP lança canal com informações sobre segurança pública

by Diário do Vale

Volta Redonda – O delegado adjunto da 93ª DP (Volta Redonda), Marcelo Russo, lançou um canal de vídeos no YouTube com dicas, sugestões, informações e conceitos sobre segurança pública. O canal foi lançado oficialmente no fim de junho e vem arrebanhando seguidores na maior plataforma de distribuição de vídeos da Internet.

Segundo o delegado, a ideia de montar o canal “Dr. Marcelo Russo” surgiu em casa, após ele ter mandado um vídeo para a mulher através do WhatsApp, justamente com uma dica sobre segurança especialmente voltada para o público feminino.

– Eu enviei um vídeo pedindo que ela evitasse andar com o celular guardado no bolso de trás da calça na rua, pois tinha feito uma ocorrência justamente deste tipo, que é como ela usava guardar o telefone – disse Russo, que prosseguiu:

– Da mesma maneira, aproveitei para alertar que ela não mais andasse com a bolsa no banco do carona do carro. Neste caso, tinha acabado de acontecer um caso de um vidro que foi arrombado em um sinal e os bandidos levaram a bolsa, que estava no banco – contou.

Depois de mandar para a esposa, Russo fez o mesmo com o restante das mulheres da família: mãe, tias e irmã. A turma foi unânime: todas pediram que ele fizesse o mesmo pelo público em geral. “A partir daí a coisa foi crescendo”, simplificou o delegado.

Com isso, o objetivo do canal é mesmo compartilhar conhecimento e estimular o debate em torno da segurança pública. Após ter feito um curso de inteligência em segurança pública, o delegado disse que passou a imaginar maneiras de passar da melhor maneira dicas que podem ser úteis à população. “Isso e mais a vivência na carreira, nos mostra que se a potencial vítima adotar algumas posturas os crimes podem ser evitados”, destacou, afirmando que em muitos casos os vídeos dão ênfase à prevenção.

Marcelo Russo: ‘Quero atingir a sociedade em geral, as pessoas que andam pelas ruas, as pessoas comuns’ (Foto: Paulo Dimas)

Marcelo Russo: ‘Quero atingir a sociedade em geral, as pessoas que andam pelas ruas, as pessoas comuns’ (Foto: Paulo Dimas)

Golpistas na mira

Neste sentido, o delegado teve como um de seus alvos iniciais os golpistas. Dois dos primeiros vídeos foram dedicados a ajudar populares a identificar e, claro, evitar o “Golpe do Boleto Falso” e o “Golpe do Bilhete Premiado”.

– Em breve vou abordar dicas de como as pessoas devem se portar nos bancos e vias públicas, bem como ver questões residenciais, patrimoniais – disse o policial.

Além disso, o delegado também já lançou vídeos em linhas mais gerais. Em um deles, mostra que o cidadão tem a segurança pública como um dos direitos fundamentais. Noutro mostra uma palestra sobre o tema e ainda um terceiro em que dá dicas diversas sobre segurança.

Outro vídeo que chamou atenção foi sobre a questão dos animais. Mais uma vez o delegado fez questão de destacar a importância dos laços familiares na construção do seu material de mídia.

– Os animais para mim são importantíssimos, pois minha esposa é integrante da Comissão Protetora dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além disso, tenho dois filhos de quatro patas. Um é a Bruna e o Paulo Rossi. É uma questão muito sentimental mesmo. Só as pessoas que têm um animal ou tem amor, que às vezes não têm filho próximo, sabem que a companhia que os animais fazem traz uma paz indescritível. Trata-se de um amor verdadeiro e sincero – disse o delegado.

Público Alvo

Marcelo Russo afirmou esperar que seu canal de vídeos atinja a população de uma maneira geral, de acordo com a necessidade ou curiosidade de cada um dos seguidores. “Quero atingir a sociedade em geral, as pessoas que andam pelas ruas, as pessoas comuns, simples, que não têm acesso à informação, desconhecem as leis. Muitas vezes as pessoas são leigas na área jurídica, desconhecem os próprios direitos”, disse ele, dando outra dica de vídeos que serão postados com noções do Direito.

O delegado destacou que comunicou os superiores imediatos sobre os vídeos, mas ressaltou que faz as postagens como um cidadão comum, mas que tem conhecimento para repassar sobre um tema específico. Como quando Rodrigo Hilbert ou Olivier passam receitas culinárias pela internet. “Antes de ser policial sou um cidadão. Não faço os vídeos em nome da instituição (Polícia Civil), não uso meu distintivo à frente do canal”, afirmou.

O delegado disse que sempre foi um usuário das redes sociais, mas antes com fins de comunicação. “Não para divulgação”. E avisou: “Vou usar esse instrumento a favor dos meus amigos e daqueles que acreditam que podemos ajudar e fazer o melhor. Hoje, no mundo moderno, não há como fugir desse canal de divulgação”, afirmou.

 

Por Rafael Paiva

([email protected])

You may also like

8 comments

VAI VENDO 9 de julho de 2017, 22:15h - 22:15

Parabéns Delegado Marcello Russo pela iniciativa! Estamos muito carentes de informações, principalmente sobre segurança, e passar a sua experiência é muito bem vinda. Vou compartilhar todas entre os meus familiares e amigos.

Agora usar “Dr” quando não é , penso eu ser uma forma de desinformar e confundir os eleitores. É a mesma coisa que um supermercado informar uma “oferta” como sendo “promoção”. Eu costumo dizer a eles que vou pedir a mesma “promoção” nos salários deles para o seu patrão.

Acho mais elegante usar Del. ou Delegado no lugar de “Dr.”. Aliás fica mais caracterizado.

Oleitorvr 9 de julho de 2017, 16:35h - 16:35

Sr Delegado toda informação é muito bem vinda, mas acredito que seu trabalho seria muito bacana se fizesse palestras nas escolas mostrando dados, levando informações para os jovens sobre as consequências do crime, levar slides com fotos e seria bem agregador levar alguém que já esteve e agora está fora dos crimes para palestrar para falar com jovens e profissionais da saúde para falar sobre consequências do consumo de das drogas, sem falar que isso aproxima as pessoas das polícias e isso é humanizar que é o mais importante.

Leomar Rocha 9 de julho de 2017, 11:11h - 11:11

Segurança é uma questão essencial nos dias de hoje, principalmente pelo momento que estamos passando. Então dicas a esse respeito são muito bem vinda, principalmente por alguém que vivencia essa situação a todo momento no seu dia a dia. Parabéns dr Marcelo pela iniciativa. Se uma dica evitar apenas 1 golpe, 1 roubo ou 1 crime qualquer, já valeu a pena, mas com certeza serão evitados muito mais que um.

Leomar Rocha 9 de julho de 2017, 12:50h - 12:50

*são muito bem vindas.

Oleitorvr 8 de julho de 2017, 22:15h - 22:15

Os vídeos são monetizados? Gente sinceramente, faz favor…

Clã 8 de julho de 2017, 17:25h - 17:25

Parabéns pelo trabalho doutor sempre admiro o trabalho da policia e c esse assunto q relatou vou ter mais admiração pela sua pessoa meus parabéns para o senhor é sua esposa abraço e que Deus abençoe sempre sua família .

Oleitorvr 8 de julho de 2017, 22:16h - 22:16

Doutor é um título para quem tem doutorado e serve para qualquer área, desde que tenha se submetido ao curso de doutorado e sido aprovado

Marcello Russo 9 de julho de 2017, 00:18h - 00:18

Com grande satisfação e respeito recebi seu Comentário. Espero que DEUS me ajude a corresponder as expectativas Coletiva.
Juntos somos mais fortes. Obrigado.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996