Disque-Denúncia recebe e repassa 255 chamadas nas maiores cidades da região

by Diário do Vale

Angra dos Reis e Volta Redonda concentram as maioria das denúncias feitas pelo Disque-denúncia-Foto: Divulgação

Sul Fluminense- O Instituto MOVRIO, ONG que opera o programa “Disque Denúncia”, divulgou um balanço das atividades nas maiores cidades do Sul Fluminense e da Costa Verde. Levando em conta o mês de janeiro de 2020 em Angra dos Reis, Volta Redonda, Resende e Barra Mansa, a central do instituto recebeu 255 chamadas ou mensagens para denunciar práticas criminosas. A cidade litorânea, com 172 ligações, e Volta Redonda, com 52, concentram a maioria das denúncias feitas pelo telefone 0300 253 1177.

Em Angra dos Reis, no entanto, há um diferencial, pois há um convênio firmado entre a prefeitura local e o instituto. Com isso, há uma divulgação maior do projeto. Além disso, Angra também vive uma crise maior no setor de segurança pública com uma guerra aberta entre facções criminosas. Isso, por si só, também faz crescer o aumento no número de denúncias. Para se ter ideia, as ligações ou mensagens via APP para denunciar a ocorrência de tráfico de drogas chegam a 114 das 172 registradas.

O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar (Angra dos Reis), o tenente Sídney Bernardes, afirmou que as seguidas ações para retomada do controle de território das mãos de traficantes fortemente armados é um estímulo para as denúncias.

– As pessoas quando denunciam dão um voto de confiança à Polícia Militar. Em Angra, posso dizer que vivemos um momento histórico nesta parceria. Foi graças a este trabalho de todos que conseguimos reduzir os índices de violência e criminalidade. Comunidades que antes eram ocupadas por traficantes fortemente armados com fuzis estão livres ou perto disso – disse.

O comandante ressaltou ainda que em geral o cidadão não se alia aos bandidos, mesmo em áreas dominadas por facções criminosas.

– O cidadão infelizmente acaba criando algum vínculo, pelo tempo de exposição aa esses bandidos. Mas ninguém quer um traficante mandando e desmandando na sua rua, desvalorizando os imóveis. Com as grandes operações que fizemos, a população percebeu que havia um forte combate aos traficantes e isso ajudou a estabelecer esta confiança – disse.

Uma curiosidade sobre o serviço em Angra dos Reis: em segundo lugar aparecem os crimes contra o meio ambiente. Foram 32 denúncias sobre invasões, construções irregulares, desmatamento, entre outras situações do gênero. Obviamente isso ocorre por conta da grande faixa de mata, de rios e do mar que cortam ou banham a cidade. Os chamados “crimes contra a pessoa”, que envolvem homicídios, tentativas de homicídio e agressão, por exemplo, tiveram apenas seis denúncias no primeiro mês do ano.

Volta Redonda

Mesmo sem convênio local com a ONG, Volta Redonda tem um número alto de denúncias feitas ao programa do MOVRIO. São 52 chamadas ou mensagens, com quase duas por dia no primeiro mês do ano. Assim como ocorre em Angra, a maioria dos registros em Volta Redonda é feita para alertar as autoridades sobre a ocorrência de tráfico de drogas: foram 24.

Sem os mesmos atrativos naturais que a cidade litorânea, no entanto, só houve uma denúncia de “crime ambiental”, relativa a poluição do ar. Na cidade mais populosa da região, em segundo lugar vem os “crimes contra a pessoa”, que reuniram 10 denúncias.

Esmiuçando essas 10 chamadas ou mensagens, há um dado curioso. Volta Redonda teve em janeiro duas denúncias de aborto, quatro para homicídios, uma tentativa de homicídio e três para violência contra idosos.

Barra Mansa e Resende

Nos primeiros 31 dias do ano, o instituto registrou 22 ligações ou mensagens denunciando práticas criminosas em Barra Mansa. As denúncias estão “bem espalhadas” em relação aos tipos de crimes. Apesar de uma predominância do tráfico de drogas, os crimes ambientais chegaram a cinco denúncias. Outras quatro ligações ou mensagens deram informações sobre o paradeiro de foragidos da Justiça. Já Resende tem uma baixa relação com o “Disque Denúncia” do MOVRIO, pois foram apenas 9 ligações no mês de janeiro de 2020, com três ocorrências sobre o tráfico de drogas.

Polícia Militar destaca apoio da população
para eficiência no combate à criminalidade

Comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar (Angra dos Reis), o tenente Sídney Bernardes disse que o apoio da população é fundamental para o sucesso no combate à criminalidade. O tenente ressaltou ainda a parceria estabelecida na cidade com o Disque Denúncia. “É um serviço consagrado, há vários anos em ação no estado do Rio e de alta credibilidade”, disse.

Bernardes afirmou que diante do conjunto de denúncias é possível montar um planejamento mais efetivo em determinada área, o que torna maior a chance de sucesso na operação. “A polícia em geral, mas principalmente a PM, tem seus maiores sucessos quando as pessoas contribuem, seja presencialmente ou fazendo contato por telefone.

Esse contato nos traz informações muito valiosas, capazes de permitir um planejamento mais efetivo. Sabemos, por exemplo, por entrar e sair de uma comunidade ou saber por onde os bandidos fogem quando chegamos”, disse o tenente.

O comandante ressaltou que a atuação do MOVRIO em Angra dos reis faz o link direto entre o cidadão e a Polícia Militar. “A pessoa denunciante não precisa se identificar e o Disque Denúncia faz um bom link entre a população e os policiais. Os denunciantes acabam por ser os olhos da sociedade guiando o policial, nos avisando onde devemos ir e quando”, afirmou.

O comandante afirmou ainda que a população tem a opção de ligar para o 190 e falar diretamente com o batalhão da localidade. “Nossos atendentes estão preparados para fazer o que for mais indicado de acordo com a denúncia: se vai enviar uma viatura de imediato ou se vai passar para nosso setor de planejamento ou inteligência”, apontou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996