Estado vai criar a Patrulha Maria da Penha

by Diário do Vale
ahorn (3)

Mapa da Violência 2015: Rio foi o segundo estado a reduzir os casos de homicídios de mulheres (Foto: Marcelo Horn/Divulgação)

Rio – A Secretaria de Segurança vai criar a Patrulha Maria da Penha e capacitar policiais militares para cumprirem medidas protetivas às mulheres vítimas de violência. O objetivo é ampliar a rede já existente do Protocolo Violeta, que agiliza o atendimento entre as Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (DEAMs), da Polícia Civil, e o Tribunal de Justiça, nos casos de alto risco na capital.

A Patrulha foi criada pelo Grupo de Trabalho Mulheres, do qual participam a Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção da Secretaria de Segurança, o Instituto de Segurança Pública (ISP), a Subsecretaria de Políticas para Mulheres da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e as polícias Civil e Militar. As instituições vão desenvolver o conteúdo da capacitação dos policiais.

– O grupo de trabalho é um marco na discussão sobre políticas públicas e na coerção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Aquelas que estão com medida protetiva deferida ganham mais uma ferramenta para assegurar seus direitos e viverem sem violência – afirmou o subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção, Pehkx Jones da Silveira.

O Rio foi o segundo estado a reduzir os casos de homicídios de mulheres, de acordo com o Mapa da Violência 2015. Para a diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, Márcia Noeli Barreto, o grupo vai fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher.

– O grupo promoverá a integração de instituições e a especialização de agentes para o atendimento às vítimas – disse a diretora.

Na esfera da segurança, a Polícia Civil criou cerca de 30 DEAMs e Núcleos de Atendimento à Mulher e capacitou agentes das delegacias no atendimento às vítimas. No âmbito judicial, também foram criados 11 Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

You may also like

3 comments

silva 13 de março de 2016, 17:14h - 17:14

A deam caindo aos pedaços, policiais com salários atrasados, sem papel, sem tinta para impressora e ainda criam “patrulha”…..rs

Vilão 13 de março de 2016, 08:54h - 08:54

Tudo muito lindo!! Mas onde é que esta lei Maria da Penha ta funcionando?

Wantuil fortes Silvério 13 de março de 2016, 00:43h - 00:43

Sabe por que está patrulha da Maria da Penha ,para tira dinheiro da população e dá para o Pezão .que deixou o estado quebrado. Já que estão preocupado com às mulheres vão nos hospitais tem muitas mulheres precisando de médico e sofrendo de dó e falta de remédios. patrulha Maria da Penha vá para um hospital procurar uma amiga doente.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996