quarta-feira, 16 de junho de 2021 - 13:20 h

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Corpo de metalúrgico morto em acidente na CSN é enterrado no Portal da Saudade

Corpo de metalúrgico morto em acidente na CSN é enterrado no Portal da Saudade

Matéria publicada em 1 de agosto de 2015, 10:27 horas

 


Enterro foi neste domingo (02), às 9 horas

Acidente aconteceu no interior da Usina Presidente Vargas (Foto: Paulo Dimas)

Acidente aconteceu no interior da Usina Presidente Vargas (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda –  O corpo de Francisco Xavier de Castro, de 47 anos, vítima de um acidente fatal na noite de sexta-feira (31), no interior da Usina Presidente Vargas, da CSN, foi enterrado na manhã deste domingo (02), às 9 horas, no Cemitério Portal da Saudade. O metalúrgico foi atingido por uma peça da ponte rolante que movimenta as bobinas de aço, no Setor de Embalagens da Usina, no início da noite de sexta-feira (31).

Francisco trabalhava na Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura S.A. (CBSI), que presta serviços à CSN. Segundo a perícia, uma peça chamada tenaz, que é uma garra que se prende as bobinas e fica presa a ponte rolante, se soltou e atingiu o trabalhador. Ela pesa aproximadamente duas toneladas. De acordo com o IML (Instituto Médico Legal), com o impacto, o corpo dobrou ao meio e o homem morreu na hora com politraumatismo.

O presidente do Sindicato da Construção Civil, Sebastião Paulo, confirmou que o empregado sofreu politraumatismo e morreu na hora em que foi atingido pela peça, chamada de tenaz da ponte, que é a garra que sustenta as bobinas de aço.

O sindicalista disse ainda que o acidente pode ter sido tanto falha humana como mecânica. Ele ressaltou ainda que irá acompanhar a apuração do caso e disse ter recebido informações de que os empregados desta área estariam sofrendo pressionados para aumentarem a produção de trabalho. “Mas iremos apurar tudo”, disse Sebastião.

 CSN e Sindicato divulgam nota

A CSN divulgou uma nota e informou que as causas do acidente estão sendo apuradas. Na mesma nota, a empresa lamentou a morte do empregado e disse que está dando assistência para a família.

O Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense também divulgou uma nota lamentando a morte do empregado. O presidente do entidade Silvio Campos afirmou que acompanhará as investigações sobre a causa do acidente.

 Mesmo local

Este é o segundo acidente com vítima fatal que ocorre no Setor de Embalagens da CSN. Em março, Paula Valéria da Silva, de 35 anos, morreu após ser atropelada por uma empilhadeira. Ela teria sido arrastada por seis metros.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

60 comentários

  1. Antigamente a ETPC era a grande formadora de profissionais para a csn, atualmente isso não ocorre mais. O despreparo dos profissionais hoje é muito grande.

  2. Maria Aparecida da Silva

    Esse acidente está sendo investigado, concluirá falha mecânica ou falha humana? Se for falha humana, qual a psicóloga que aprovou esse operador de máquina? Mas, como conhecemos a CSN, ela irá impor ao sindicado que conclua como falha humana do falecido. Assim a CSN não terá grandes gastos com mais esse caso.

  3. Recado para justiceira..você deve ser aquelas parente de algum zé ruela ae da csn,porque na boa ou você e cega ou burra…porque esta acontecendo tudo debaixo do seu nariz,e nao estás enxergando…ah! Ja sei vc deve ser uma dessas coças, que ficam ae mamando chefe durante a semana..
    Os verdadeiros guerreiros sao aqueles que ralam no turno de domingo a domingo..
    E tem mais ja ralei dae tem muito tempo …to muito bem agora …
    Meus sentimentos a familia desse amigo..infelizmente,nesse momento la na área dele ..ninguem nem lembra mais dele peao tem memoria curta,mas cuidado vcs sao somente um cs..uma matricula morreu no outro turno ja tem outro no seu lugar..

  4. Cadê a trava da tenaz? Estava em manutenção…
    Cadê o comprovante de treinamento da Operadora? Não existe…
    Porquê a Operadora desceu o cabo mais do que deveria? Ninguém sabe…
    De novo a CSN vai acabar colocando a culpa na conta do falecido. Não está mais aqui para se defender…

  5. Meus sentimentos aos familiares, que Deus conforte vossos corações.
    Muito triste uma notícia assim, mas infelizmente é a realidade dessa empresa covarde. Pior que poucos percebem, dona de quase VR inteira comprada a preço de “banana” trata os funcionários como lixos, salários péssimos, empresa extremamente poluidora que está virando um verdadeiro açougue. Quando não tem acidente em VR acontece em Porto Real. Quantas pessoas ainda irão morrer dentro desse lixo de empresa???

  6. trabalho lá a algum tempo
    a verdade e q está tudo sucateado e quando algo passa por manutenção e feito gambiarra!
    somos tratados iquais lixo ..não temos valor nenhum…comida péssima…vestiário péssimo ..salário péssimo….sem falar nos líderes e supervisores q não sabem lhe dar com as pessoas ….maioria Cachaceiros

    • Sinceramente, se eu fosse você procurava outro emprego. Jamais trabalharia num local onde tudo é péssimo.

  7. Ate eu q sou da manutenção estou sendo cobrado de produção CSN só esta se preocupando com isso agora , em lucrar , mao de obra barata e pouco qualificada n foi o primeiro e n sera o ultimo acidente , supervisores e gerentes estao presionando muito para aumentar a produçao , ta faltando preocupação com a segurança dos empregados por parte da empresa ,esse sindicato comprado q nao faz nada por nos acordo coletivo ja ta uma vergonha !

  8. a csn virou bagunça, o cara faz um curso tecnico, não sabe nem apertar um parafuso e ja vai para area, enfrentar aquelas condições inadequadas, a situação esta tão ruim que estão fichando açougueiro, padeiro e gente de outras profissões que não tem a minima experiencia com o processo siderurgico, nada contra essas profissões.

    • Quanto a pessoa se acougueira ou padeira. Nn quer dizer. Nada. Pois. Mtas. Pessoas que tem proissao e sao qualificadas agem e fazem errado…… o erro nn esta no que sao mais. Como ageem ….

    • Há pessoas com um português pior que grego, duro de entender.

  9. transformacao social

    FAMILIA MEUS REAIS SENTIMENTOS.
    ONAMASTE

  10. transformacao social

    ONAMASTE SEM REFERENCIA ALGUMA RELIGIOSA
    SOMENTE TE DIZENDO QUE O DEUS QUE EXISTE EM MIM AINDA RECONHECE O DEUS QUE EXISTE EM VC E CLAMA PARA QUE VC SE ATENTE.

  11. transformacao social

    UM VAI DEIXAR DE SER UM MERO UM…E PERCEBER QUE SOMOS TODOS UM E QUE SUA FELICIDADE SO SERA REAL QD REAL E HUMANITARIA FOR SUA POSTURA. GRINGO.
    ONAMSTE.

  12. transformacao social

    SOU FILHA DE FILHO DA CSN NO TEMPO QUE ELA ERA UMA MAE… QUE ZELAVA, CUIDAVA E COBRAVA… MAS HJ O DONO NÃO TEM REFERENCIA ALGUMA DO QUE E SER FAMILIA NEM SENTIDO DE PERTENÇA…VIROU TERRA DE NIGUEM…A SENSAÇÃO QUE DA PRA QUEM SO COME O PO PELA VENTA E QUE PRA ELE SO IMPORTA O DINHEIRO NO BOLSO MAS ISSO TB PASSA E O FUTURO A DEUS PERTENCE…JA VI MUITO RICO CAIR NAS ARMADILHAS DO SEU PROPRIO EGO…
    QD VC GRIGO
    ABRIR A FAZENDA QUE SO E SUA PQ COMPROU MAS HISTORIA NAO SE APAGA. ELA, SENTIMENTALMENTE FALANDO E DOS CAMINHANTES QUE TENTAVAM MELHORAR OS DANOS QUE A EMPRESA CAUSA DIOTURNAMENTE.
    QD VC GRINGO
    PERCEBER QUE A EMPRESA E VIVA E HUMANA UM ORGANISMO VIVO E NÃO NUMEROS A MAIS DAI VAI DEIXAR DE SER U

  13. PRA SE TER UMA BOA REMUNERAÇÃO TEM QUE TER CORAGEM E LUTAR.INFELIZMENTE A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DA CSN HOJE É DESQUALIFICADA ENTÃO SE SUBMETEM A QUALQUER COISA PORQUE NÃO TERÃO OUTRA OPORTUNIDADE NO MERCADO DE TRABALHO.VENDEM TODOS OS ANOS AUMENTO SALARIAL POR CARTÃO ALIMENTAÇÃO E O SINDICATO NÃO LUTA PELA SUA CLASSE.A QUE PONTO CHEGARAM PRA SE TER UM PRATO DE COMIDA.

    • Acho que esse é o pensamento da “justiceira”. O Benjamin Steinbruch se aproveitando de pessoas que pensam assim ajudou a criar a CBSI. Ele terceiriza seus funcionários em sua própria empresa. É a história do fazendeiro que é dono do frigorífico…

  14. Concordo com o justiceiro. A culpa sempre cai em quem já morreu. Mais uma vez será assim.

  15. Tem muita gente aqui que nao sabe o que fala. Fácil é criticar, se tá ruim, procura outro lugar pra trabalhar, é assim que funciona, ao.invés de.ficar.lamentando. duvido que se for demitido vai ficar feliz. Pode sim o salário não ser dos.melhores,.mas é através dela que vcs se sustentam. Fica sem o emprego e diz algum.coisa aí ? Não estou aqui puxando o saco nem.nada pq.não.preciso. mas digam, alguma vez a csn deixou de pagar seu salário ? Se liguem antes de falar demais. No mais, meus sentimentos à família. E vamos aguardar o caso ser apurado.

  16. Oque a DENISE disse éa mais pura verdade,mas sabe porque a CSN nao penera Denise?
    Ninguém quer trabalhar naquela merda por causa do salareco que pagam,o pior é que tem uns bobos uns desqualificados,que acham aquilo a cereja do bolo..o acidente acontece,porque o cara nao tem intimidade com o processo siderurgico,tem gente ali que nem sabe que ta fazendo ali… o cara qualificado vai entra pega o no hall e vaza…
    E tem razao mesmo daqui uns dias aqueles cracudos que vivem ali debaixo da passarela da vila vao estar la dentro trabalhando de operadores…

  17. Não trabalho na CSN; mas já trabalhei, conheço bem o ambiente. Nos cinco anos que trabalhei lá o que vi foi o seguinte: Terceirizados em condições degradantes, jogados no chão na hora de descanso, uma refeição de baixíssima qualidade, um ambiente onde se percebia o desprezo ao trabalhado. Já para os funcionários próprios muita desmotivação no geral, mas o que me chamava atenção era que muitos quando alcançavam o status de “lider” se tornavam arrogantes e mais opressores ainda que seus superiores, uma arrogância institucionalizada. Infelizmente como diz Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” Então o ambiente fica cada vez pior e mais opressor.
    Na CSN a cultura é: Terceiro não tem Valor

    • Sou do tempo que funcionário da CSN tinha tanto orgulho de trabalhar na empresa que fazia questão de andar com crachá na rua. A CSN hoje faz de tudo para descontruir a bela reputação do passado tratando mal os funcionários, poluindo a cidade e extinguindo as ações sociais que ela promovia. Colocaram o lucro acima das pessoas e não investiram no bem-estar que motiva e leva ao lucro

    • Claudia Cristina Gomes

      Parabéns pelo seu comentário!

  18. TAMBEM A CSN CONTRATA HOJE FRENTISTA LAVADOR DE CARROS POE ANUNCIO EM VIDRO DE ONIBUS ACABOU A MUITO TEMPO A QUALIDADE DA MAO DE OBRA

    • NAO DESMERECENDO OS FRENTISTAS MAS ANTIGAMENTE SO QUEM TINHA UMA ESCOLA TECNICA ETC ERA CONTRATADODO HOJE BASTA TER UM PARENTE OU AMIGO E 2 GRAU KKKKK

  19. Na csn e fato, fazem padrões , ise de segurança , diretrizes mas OK manda e essa frase.
    Se algo não pode ser feito com total segurança quebra o galho ai.

  20. Essa empresa so sabe precionar e ter lucro e o trabalhador sofrendo pressão o tempo todo, pois será que essa pressão toda adianta? Fincionario não trabalha tranquilo e isso gera esses acidentes…

  21. Muita calma, tem curioso que escreve sobre o que não tem conhecimento, a CSN coloca a segurança em primeiro lugar, ninguém é mal visto por não realizar uma atividade insegura, quem fala diferente disso é sem noção, fala por falar sem conhecimento de causa
    É preciso aguardar a apuração das causas e entender o que aconteceu
    Falar mais do que isso é especular sobre uma tragédia, desrespeito

  22. Na GAL éo pior salario da csn,sendo que o do resto ja é uma bosta,imagina combustivel do satã…
    Salario mizeravél
    Funcionario desmotivado
    Baixa mantenabilidade de equipamentos
    Cobrança e mais cobrança em cima do peao..
    Escolaridade baixa…
    CSN INFERNO.COM

  23. CSN está vivendo o maior inferno astral de sua história. Sempre na berlinda por fatos ruins…

  24. Lixo de empresa.

  25. Esse dono da casa e o staff do caneta na terra tenho dito isto sempre, tai o resultado. Pessames a família.

  26. Eu concordo que a CSN não possui os melhores salários, mas dizer que ela não investe em segurança eu já não concordo. A segurança não depende só da empresa se cada um não fizer sua parte. vejo varias implantações em relação a segurança, até cancela automática já esta sendo implantada. trabalhei neste galpão por dois anos quando possuía duas gerencias instaladas, a GEE e a GAL. enquanto uma focava em segurança sempre a outra parecia não se importar muito, nós víamos pelas atitudes dos colaboradores. dois acidentes com a mesma gerencia em menos de seis meses!! algo tem que ser revisto ai

    • “Nós víamos pelas atitude dos colaboradores”, sinal que você não era peão. Quando uma tenaz cai em sua cabeça a culpa vai acabar sendo sua… Toda àquela motivação na CSN não existe mais; baixos salários, pespectiva de melhora e com isso a troca de pessoal é constante. Defender um Empresário que ameaça a fechar a empresa em época de acordo coletivo não pega bem. A não ser que seja da equipe de Chefia onde estão preocupados em não perder a sua vaguinha e tocar o barquinho!

    • Com certeza você deve ser mais um peão que alcançou o status de “lider” para você vale o que escrevi:

      “Não trabalho na CSN; mas já trabalhei, conheço bem o ambiente. Nos cinco anos que trabalhei lá o que vi foi o seguinte: Terceirizados em condições degradantes, jogados no chão na hora de descanso, uma refeição de baixíssima qualidade, um ambiente onde se percebia o desprezo ao trabalhado. Já para os funcionários próprios muita desmotivação no geral, mas o que me chamava atenção era que muitos quando alcançavam o status de “lider” se tornavam arrogantes e mais opressores ainda que seus superiores, uma arrogância institucionalizada. Infelizmente como diz Paulo Freire: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” Então o ambiente fica cada vez pior e mais opressor.

      Na CSN a cultura é: Terceiro não tem Valor”

  27. Triste.
    Meus sentimentos a família.
    Mas um ser humano que dá a vida por essa corrida do aço.
    Gestores:
    Estamos carentes disso.

  28. Todos sabem que o maior numero de acidentes estão na área civil, onde temos pessoas com grau de instrução menor e pela existencia de rotatividade nas equipes de trabalho. Estamos falando da CSN uma empresa de grande porte que aparentemente pessoas com grau de instrução maior e capacitadas. Uma investigação responsavel deve ser feita sobre este acidente inaceitavel o numero de ocorrencias fatais nos ultimos anos nesta siderurgica. Onde esta a liderança desta equipe, campanhas de segurança estão sendo realizadas, os procedimentos estao sendo atendidos, tolerancia zero para liderança que naõ atende as normas e nem faz com que sua equipe atenda. Outro pai de familia morto no interior da usina. Deus conforte todos, Amem.

  29. Infelizmente nem a justiça nem o sindicado fazem nada pelo metalúrgico, trabalho e LANSA FORTE FERRO E AÇO em Paracambi e la não ha nenhum tipo de manutenção preventiva nas pontes rolante, os equipamento tenaz da ponte são todos soldado pois ja quebraram e nada de gerencia ou donos tomarem providencia.
    Esta tipo o inferno na terra.
    Lamentamos a perda de mas um companheiro morto.

  30. Empresa movida pelo capital, pela ganancia, depois que foi privatizada, o DONO, só pensa no lucro, demissoes e descaso, marca dos patroes, que dominam as empresas e achatam os trabalhadores, cada vez mais tirando direitos e buscando a terceirização, é este tipo de gente que Apoia o golpe politico, pois só pensam no lucro, no Capital e bradam todos os dias, que quem pensam no Social e nas pessoas é comunista e Petista e deve ir pra Cuba. Abram o olho enquanto assitem Globo os patroes abrem uma champagne rindo da manipulação e e contam seus milhoes.

  31. O clima na CSN favorece este tipo de ocorrência.
    Reuniões de convencimento em função do acordo coletivo, obsolescência dos equipamentos, corte gradativo do custo de manutenção e omissão dos gestores tem comprometido o desempenho de segurança, meio ambiente e de produção da CSN.
    A CSN é uma grande empresa como o nosso país, porém certas pessoas tem comprometido o resultado como um todo.
    Meu pêsames a familia e vá com Deus companheiro.

  32. Infelizmente não foi o último acidente fatal na empresa, a segurança é precária, existem áreas que tem movimentação o tempo todo, mas que a anos num tem uma iluminação e além do mais, ministério do trabalho pra que ? Só para falar que tem, pois nem insalubridade os colaboradores recebem. Cade as leis, cade o ministério do trabalho ? Esse Steimbruch só quer saber de encher o bolso e foda-se se tem gente morrendo ou não.

  33. Ai eu te pergunto:
    Essa ponte passa por manutenção frequentemente?
    Acho que não.
    E se passa, é sempre feito gambiarra.

  34. Nossa de novo, meu Deus, meus sinceros sentimentos a família.

  35. é uma vergonha esse sinticato não fas nada

  36. JOAO BATISTA RIBEIRO

    CSN DEVE SER CONSIDERADA MAQUINA MORTÍFERAS DE TRABALHADORES, NÃO TEM SEGURANÇA NA ÁREA SO DENTRO DOS ESCRITÓRIOS, UM SALÁRIO DE MERDA QUE NÃO DA NEM PARA A COMIDA E ISTO TAMBÉM CONTRIBUA COM O AUMENTO DOS ACIDENTES

    • Dê graças a Deus que VC tá trabalhando, este comunismo infinltrado no Brasil há anos, só colaca empregado contra patrão, preto contra branco homo x hetero etc acorda. Cadê os diretores supervisores que são responsável porcada setor. Olhe para Venezuela. Os empresários estão indo embora do Brasil seu bosta.

    • Maria de Lourdes, você vive em que Pais? O comentário é correto, os salários da CSN estão totalmente defasados do mercado, e não é fruto do comunismo, pois se fosse comunismo seria muito pior. O que temos é uma politica neoliberal que iguala os salários da pior forma possível. Temos um País onde a produtividade é baixíssima e acarreta salários de fome devido a incompetência que temos de produção. Deus é maior e sabe que não falo por mal. O funcionário não tem de dar graças a Deus pelo emprego. Ele tem de ser bem remunerado de forma justa. Afinal o nosso próprio Deus é justo, o que não ocorre com o patronato brasileiro (em minuscula mesmo) pois não temos um Brasil de letras maiúsculas.

  37. Lamentavelmente os acidentes fatais na CSN estão a cada dis se tornando rotineiro…Aos familiares e amigos nossos pesar e vamos esperar pelo próximo…

  38. Mais uma vida se foi ., isso é fruto das condicões precaria que anda a operação da Csn Principalmente a área de manutenção ., que com a grande rotatividade de profissional o nivel esta muito baixo , poís a empresa esta pegando profissionais com pouca experiencia .porque não acha pessoal qualificado pra trabalhar com esse salário vergonhoso ….

  39. o sindicato tem que ser mais atuante, a csn vai apurar e já sei até o que vai ser apurado. ” ” ”DESCUMPRIMENTO DE PADRÃO ” e só o que eles sabem dizer. cade o sindicato ?

  40. Pode contar comigo sempre Marilene…Força sei e dificil .Nós estamos aqui para de ajudar ….

  41. Tem fazer uma apuração sobre acidente, 2 acidentes menos de um ano nessa area. Até quando isso vai continuar temos fazer alguma coisa para evitar mais um acidente… Meus sentimento a familia . So oraçao pra minimizar pouco essa dor…. Conte comigo Marile e familia toda….

  42. novamente mais um acidente fatal dentro da csn EE 65 perdemos nosso amigo chiquinho que deus conforte a sua familia e muito obrigado aos bombeiros civis da csn pelo pronto atendimento apezar de tudo !!!!

  43. Essa empresa e um lixo mesmo o povo de vr deixa o coro nessa empresa ganha e ainda morree la mentavel e q deus conforta o coraçao da familia

  44. A CSN vai apurar o caso e como sempre, ele vai alegar que a culpa foi do trabalhador.
    Na CSN está sempre morrendo pessoas tanto do quadro de funcionarios da CSN quanto das Tercerizadas, e o resultado das apurações é sempre o mesmo; pois depois que morre já era não tem como a pessoa se defender e fica por isso mesmo. ATÉ QUANDO ISSO CONTINUARÁ ACONTECENDO?? CADÊ O MINISTÉRIO DO TRABALHO??

  45. Mais um acidente fatal na GAL em menos de 1 ano.
    Tem que se fazer uma minuciosa verificação das condições de trabalho nas áreas de atuação dessa gerência.
    Meus sentimentos à família desse metalúrgico.

Untitled Document