Barra Mansa – A equipe do GFT / GETRAN da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com sede em Resende-RJ realizou, na manhã desta sexta-feira (10), uma palestra de prevenção de acidentes para novos motoristas que estão ingressando na empresa de Transporte Excelsior, em Barra Mansa.
O alvo da ação educativa foram os motoristas de veículos pesados, tendo a palestra focado em quatro pilares: condutas indesejadas na direção veicular, cuidados com o veículo, cuidados com a carga e direção defensiva.
A Transporte Excelsior é uma empresa especializada em transporte de produtos siderúrgicos na região do Vale do Paraíba e tem como um dos principais produtos transportados as bobinas de aço. Nesse ponto, foi dado enfoque à Resolução do Contran n° 942 de 2022 que regula o transporte de produtos siderúrgicos versando sobre equipamentos obrigatórios e as amarrações específicas desse tipo de carga.
Quanto às condutas indesejadas e direção defensiva falou-se sobre os riscos do uso de celular na direção, excesso de velocidade, ultrapassagem em pista simples, tempo de descansando, bebida alcoólica e direção e outras imprudências cometidas.
As atividades de educação para o trânsito da PRF têm por objetivo a redução do número de mortes nas estradas brasileiras através da mudança de comportamento dos motoristas, convidando-os a refletir sobre uma condução mais responsável e profissional.
Fotos: NUCOM/RJ