terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 21:17 h

TEMPO REAL

 

Capa / Plantão da redação / Onda de furtos e assaltos preocupa moradores de Barra Mansa

Onda de furtos e assaltos preocupa moradores de Barra Mansa

Matéria publicada em 7 de janeiro de 2017, 16:15 horas

 


Comandante da PM diz que ações dos bandidos não estão concentradas em apenas uma área da cidade

Barra Mansa – Nos últimos dias, uma sequência de furtos e assaltos à mão armada vem preocupando e assustando os moradores de Barra Mansa. Os casos vêm ocorrendo em várias partes da cidade e o foco principal dos bandidos tem sido o furto de veículos, ou seus equipamentos, e o roubo de celular. No final de dezembro, um comerciário de 22 anos, que preferiu não se identificar, teve o carro, modelo Gol, furtado na porta de casa, no bairro Nova Esperança.

Ele conta que a ação dos bandidos foi muito rápida. Ele e a esposa chegaram em casa meia noite e deixaram o carro estacionado. Por volta de 1h30 o veículo teria sido visto por um vizinho em um terreno próximo à casa da vítima. Os bandidos arrombaram a porta do carro, não conseguiram fazer a ligação direta do veículo, no entanto, o arrastaram até o terreno abandonado, onde retiraram vários equipamentos, provocando um prejuízo de quase R$ 4 mil à vítima.

– Por sorte não conseguiram levar o carro, só os equipamentos. Mas é muito revoltante você sair cedo para trabalhar, conquistar suas coisas e um bandido vir e roubar – comentou o comerciário, que registrou o caso na 90ª DP.

Na mesma madrugada, também no bairro Nova Esperança, outro veículo foi furtado. A vítima, o vendedor Luiz Fernando de Oliveira Vieira, de 30 anos, que mora na Rua Tiradentes, teve o Corsa Wind, placa IBM 0272/BM levado pelos bandidos. Segundo sua esposa, Thainara Menezes, ele teria estacionado o carro na porta de casa, à noite, como de costume. Ao sair para trabalhar, por volta das 7h40 o veículo já não estava no local.

– Infelizmente o carro ainda não foi encontrado e meu marido está arrasado, pois batalhou muito para comprá-lo. Ele fez ocorrência na delegacia e temos esperança de que seja localizado em algum lugar – comenta Thainara, ao ressaltar que o vizinho deles, que chegava do trabalho, teria visto o veículo ainda estacionado por volta de 1h15.

Garagem arrombada

O comprador Robério Meire, de 28 anos, morador do bairro Vila Independência, também foi vítima de furto na madrugada do dia 11 de dezembro. Na ação, os bandidos foram ousados e arrombaram o cadeado de sua garagem e levaram, além do carro, um Gol placa OXB 6453/BM, sua moto, placa LPL 4924/BM. Robério conta que estava em casa e que não teria ouvido nenhuma movimentação dos assaltantes que, em sua opinião, são especializados nesse tipo de crime. No último dia 15 de dezembro, o carro do comprador foi encontrado por policiais de Angra dos Reis, quando era conduzido por um rapaz no bairro Japuíba. A moto, no entanto, ainda não foi localizada.

– Eu havia me preparado para viajar, no domingo pela manhã, e quando acordei e fui olhar na garagem não tinha carro nem moto. Fiquei desesperado e impressionado com a ação dos bandidos, pois não escutamos nada. Infelizmente, são pessoas que têm facilidade para esse tipo de crime e que estão fazendo várias vítimas na cidade. Aqui mesmo no bairro, só em dezembro, soube de outros dois ou três casos de carros que foram roubados. Ainda tenho esperanças de encontrar a moto, mas já dou graças a Deus de ter achado o carro – conta o comprador, ao ressaltar que os bandidos apenas retiraram o aparelho de DVD do veículo.

Na madruga do dia 23 de dezembro, a assistente administrativa Maria Rita Guimarães Silva, de 34 anos, que também mora no bairro Vila Independência, foi vítima de furto de veículo. Ela, que mora na Rua Manoel Pereira de Jesus, estacionou o Celta preto placa KWA 4414/BM na porta de casa e, na manhã seguinte, não encontrou o veículo. O caso foi registrado na 90ª DP.

– Quando fui sair para trabalhar o carro já tinha sido levado. Estou muito revoltada. Comprei o carro em março e ainda estou pagando – lamentou a assistente.

Moto

Além dos vários furtos de veículos, outro problema que vem sendo enfrentado pela população são os assaltos à mão armada. No dia 19 de dezembro, por volta das 20h30, uma adolescente de 14 anos, moradora do bairro Roselândia, teve o celular roubado por um homem que pilotava uma motocicleta. Ela conta que estava sentada no portão de casa quando o assaltante passou por ela, retornou com a moto e fez a abordagem. O homem teria apontado uma arma e exigido que ela entregasse o aparelho.

– Foi muito rápido e minha mãe havia acabado de entrar. Ele passou, deve ter visto que eu estava sozinha, virou a moto, mostrou a arma e pediu para eu entregar o celular. Foi um grande susto – conta a menor.

Nesse mesmo dia, por volta das 20h, dois jovens, de 16 e 18 anos, também foram assaltados por um homem armado, que pilotava uma moto. As vítimas foram abordadas na Rua Leonisio Socrátes Batista, no bairro Boa Sorte e também tiveram que entregar seus aparelhos celulares. O caso foi registrado na 90ª DP.

Na semana passada, moradores do bairro Roberto Silveira, no Centro, também denunciaram nas redes sociais que uma mulher teria sido assaltada por um homem em uma moto, enquanto estava na porta de casa.

Insegurança: Foco principal dos bandidos tem sido o furto de veículos e seus equipamentos (Foto: Divulgação)

Insegurança: Foco principal dos bandidos tem sido o furto de veículos e seus equipamentos (Foto: Divulgação)

Ações vêm ocorrendo em várias áreas da cidade

De acordo com o tenente coronel Damião Luiz Portella, comandante do 28ª batalhão da PM, o fato de Barra Mansa ser uma cidade ampla, com um grande número de bairros, tem feito com que os criminosos distribuam suas ações que, segundo ele, vem ocorrendo em várias áreas.

Ele garante que a PM vem agindo, dentro das suas limitações, e atuando nas localidades que eles denominam como “Mancha Criminal”, ou seja, onde com base em estudos a polícia identifica maior número de ocorrência de roubos e furtos.

– Não temos dados de que se trata de uma quadrilha, mas é certo que os mesmos criminosos que atuam em Volta Redonda também agem em Barra Mansa. Quando aumentamos o policiamento em lugar, eles migram para outro. Hoje, notamos que 90% dos roubos realmente são de aparelhos celulares e que o meliante, dizendo estar armado, porque nem sempre ele realmente está, induz a vítima a entregar o aparelho – explica o comandante, ao acrescentar que é muito comum nessas abordagens os ladrões estarem de posse de um simulacro, que seria a réplica de uma arma.

Com relação aos roubos e furtos de veículos, Portella disse que essa tem sido a situação registrada em todo o estado, que enfrenta uma grande crise econômica. A situação, segundo ele, acaba refletindo na área de segurança pública que, por exemplo, sofre com viaturas sem condições de executar o policiamento ostensivo por problemas de manutenção.

– Em todo o estado a situação está complicada. Em Volta Redonda temos o Conselho Comunitário de Segurança que nos dá um suporte muito grande, indicando situações de criminalidade e os casos que acabam não sendo registrados na delegacia. Em Barra Mansa já não contamos com esse suporte e temos essa dificuldade – disse o comandante, ao orientar que, como prevenção, as pessoas devem evitar falar ou expor seu aparelho celular enquanto estiveram na rua.

Investigações sobre roubos e furtos estão em andamento

Conforme afirmou o delegado da 90ª DP de Barra Mansa, Ronaldo Aparecido, todos os casos de roubos e furtos que vêm sendo registrados no município estão com investigações em andamento. Ele ressalta que as investigações em torno dos furtos e roubos de carros e motos já vêm sendo realizadas há algum tempo, no entanto, ainda não há nenhuma indicação de que seria uma quadrilha agindo no município.

– Na verdade os índices de furtos de veículos são quase sempre os mesmos, em determinadas épocas do ano. No geral, houve um aumento em todo o estado, mas em Barra Mansa os números estão muito parecidos com os dos últimos anos. Até o momento não podemos afirmar que se trata de uma quadrilha executando esses crimes – salienta o delegado.

Segundo ele, o que se percebe é que a grande maioria de veículos furtados acaba sendo em locais abandonados, indicando que a intenção dos bandidos é conseguir os equipamentos desses carros ou outro material de seu interesse. Com relação aos roubos de rua, Ronaldo garantiu que a polícia está investigando os autores, porém, sem ter nada de concreto.

– É muito complicado porque as vítimas, em grande maioria, não querem se comprometer. Já fazem questão de falar que não olharam para o rosto do autor, que não têm condições de reconhecer e, aí, fica muito difícil, em certos casos, apurar. Às vezes até conseguimos chegar ao autor, mas por falta de reconhecimento não temos como comprovar – explicou o delegado.

De acordo com ele, além desse problema, a polícia ainda esbarra em situações em que, mesmo com o pedido de prisão do autor, o judiciário entende que não há necessidade.

– Temos um exemplo disso que aconteceu no ano passado. Prendemos um rapaz que estava efetuando assaltos, ele foi reconhecido por três vítimas, pedimos a prisão, o juiz negou e aí o cara continua na rua.  Tudo isso é a realidade – finalizou o delegado.

PM alerta para cuidados com imóveis durante viagens

Embora grande parte das famílias brasileiras esteja enfrentando dificuldades financeiras, muitos ainda devem aproveitar as férias para viajar. Segundo o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar o alerta é para que essas pessoas tomem algumas medidas para evitar o furto de suas residências enquanto estiverem fora. Nesse período é muito comum marginais rondarem imóveis, principalmente os que estão sempre fechados, visando a oportunidade de cometer o furto na ausência de seus proprietários.

Uma das medidas, segundo o comandante, é instalar lâmpadas termais, que acendem à noite e permanecem apagadas durante o dia. Também é aconselhável deixar a chave do imóvel com algum vizinho de confiança para que a mesmo possa acender as luzes durante a noite e apagá-las no período do dia e para que também observem alguma movimentação estranha próximo ao imóvel. “Nesses casos, os vizinhos podem acionar o 190 para que uma viatura vá até o local”, disse o comandante.

Outra ação que também pode evitar que um imóvel que esteja com seus proprietários ausentes por vários dias seja assaltado, é o recolhimento de correspondências, que pode ficar sob a responsabilidade de alguma pessoa de confiança. Investir em equipamentos como cerca elétrica e câmeras de monitoramento também são ótimas opções de prevenção.

 

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

35 comentários

  1. Comunica a policia da serra dagua esses carro deve para tudo em angra aquele lugar tem tudo de ruin que possa imaginar oque tem de carro e moto la que roda sem placa sem documentos.
    E aqui temos que precionar esses bandidos estourar bocas e apertar os bandidos.
    Mais nao fica tudo de qualquer forma jogado tem bairro em barra mansa que eu nao preciso falar que moleques andam de motos fazendo o movimento pra cima e pra baixo sem ser incomodado por policiais sem capacete como se foce favela do rio e a viatura da policia nao passa nem uma vez no dia.
    Será que nois que somos moradores não vemos isso ai temos que aguentar ouvir falar liga no disque denuncia.
    Que disque denuncia uque.
    Cheio de viatura ai andando sem distino nenhum sendo que sabem onde o trafico e tenso mais não dão em cima dele a vira isso ai essa bagunça por que se quiser prender prende.
    Manda roubar o carro deles pra ver se não aparece rapido.
    Se roubar ai entra nessas boca ai tudo e manda parar o trafico em quanto o carro não aparecer.
    Ai rapidinho aparece.
    É muito facil resolver e só colocar a profisão em pratica e do modo que é mandado e certo.
    Sei que não é facil mais tem que ser a sim

  2. Foi preso no centro da cidade outro candidato a vereador de Barra Mansa conhecido como KEKÉ do Roselandia roubando carro no centro da cidade e foi pego pela população que já ñ aguenta mais isso

  3. Esses PMs de Barra Mansa e Volta Redonda só servem pra fazer blitz e fiscalizar documento. Correr atrás de bandido que é bom, nada, devem ter medo.

    • Vocês leram a reportagem? Olhem a quantidade de carros e motos roubados. Olha o modos operandis do miliante: armado de moto. Na blitz a gente pode recuperar esses autos roubados, pegar esses caras de moto armados, mas vocês só sabem reclamar. Quer perder o medo da blitz? Anda certo. Não tem condições de andar certo? De pagar o documento do carro ou tirar a carteira? Anda de ônibus. Anda de bicicleta. Anda a pé.

  4. Tem que acabar com aquele trafico 24hrs da Vila Delgado que diminui um poucos desses assaltos noia o dia e noite inteira nos ajuda ai PM

    • Também acho que os furtos e roubos que vem ocorrendo na cidade estejam ligados aquela feira livre de drogas na vila delgado.

  5. Antigamente PM não fazia Blits é os policiais fazia o que era certo com essas de blits da muito lucros para PM porque sempre tem um trabalhador sem condições de legalizar seu veiculo de trabalho ou te transporte para o trabalho na verdade eles sempre arruma um jeitinho de arrancar um dim dim do trabalhador ou de um coitado que muitas das vez precisa de carrinho velho para ganhar honestamente ums trocado e ferras !!

  6. Calma estamos na cola desses meliante a policia já esta preparando o melhor para eles porem que atrapalhas realmente é a dona justa que faz dos nosso pm prestar declarações de todas ação ai fica ruim de combater o crime ! porem se um PM prender um Meliante então com todas as provas ainda fica Ruim para os policiais que muita das vez no seu dia de Folgar perde tempo com a dona Justa ! hj não é fácil ser Policia porque os pilantra tem seu direito e Argumento que ferra a policia .Até na abordagem o policial fica restrito os direito humano só defende os bandido vc entende ! se o Marrom tivesse ai tava preso msm !

  7. Na vila nova fica cheio de viaturas na frente da DPO um monte de ladrão no bairro é pior que tem polícia que fica conversando com os ladrões e brincando ainda

  8. O grande problema é que a policia de nossa cidade se preocupa apenas em dar dura, pegar arrego, fazer blitz etc e esquece do povo que rala igual um filho da puta pra ter alguma coisa e vem os bandidos te tirar… A solução pra isso é o povo matar esses bandidos pq se esperar pela policia estamos ferrados…. A segurança acabou, a economia acabou, a saude acabou, o estado acabou…. o pais acabou.

    • Marcelo, eles fazem isso pq a maioria não mora em barra mansa. Se morassem não iam fazer coco no quintal da própria casa.

  9. De moto e arma de fogo? Não seria a cavalo e com foice? Como alguém poderia fugir numa cidade tão esburacada?

  10. As notícias são de Barra Mansa. Curioso minha gente é ninguém dar queixa de roubo ou furto de carroça, charrete, cavalo, porco, galinha ou carro de boi.

  11. A polícia tem que parar de ficar fazendo BLITZ, tirando do trabalhador o direito de ir e vir. E IR PARA A RUA CORRER ATRÁS DE BANDIDOS!

  12. O problema é que o efetivo policial, quando esta na rua, está fazendo blitz, coibindo o trabalhador do direito de ir e vir. Enquanto os vagabundos se sentem a vontade para praticar qualquer tipo de crime, devido a falta de policiamento ostensivo!

  13. Coloquei insufilme g3 o mais escuro , e tomara que quando eu estiver dentro do carro parado aparece um ladrão desse pra levar o carro vai levar 18 caroço na orelha , nem vai ver de onde veio , pois não da pra ver dentro do carro …bota a cara pra ver …

  14. Enquanto nao pararem com essa arrogancia com a pm suas vidas continuaram estagnadas sao santos por acaso. Vivam suas vidas estejam realmente informadas sobre o trabalho da pm em sua cidade para só depois querer criticar.Ouçam os noticiarios policiais e por favor cuidem de suas vidas, menos fofoca e aprendam a apoiar quem aceitou uma luta desigual por voce sem ap menos te conhecer.

    • Papo furado… Para os que realmente trabalham nos reverenciamos ( ex equipe dá civil de BM, patamo I e II) agora para quem liga a viatura e fica na internet temos de cobrar sim!

  15. Brasil só tem um jeito, o povo fazer revolução e começar do zero.

  16. Vejo viaturas de dia para tudo quanto é lado..
    Porém a noite…o cidadão está no mato…
    Literalmente…
    No são judas, boa sorte ,piteiras e boa vista sem terra..ali meu amigo parece aquelas favelas do Rio..só a PM conferir as sextas sábados e domingos..
    Esses dias vi um pm que ao tentar sair da viatura, que nem aguentava sair da mesma de tão gordo que o milico estava…ae é osso…culpar os caras não estão fingindo que recebem…
    E quem se dana com isso..advinha??

  17. Só falar para os policias que ficam na DPO dá vila nova sair para realmente trabalhar fica uma concentração de viatura parada isso não tem limitação

  18. AMIGO, DEPOIS DAS 22h VOCÊ FICA MERCÊ DESSES MARGINAIS. VOCÊ PODE LIGAR QUANTAS VEZES QUIZER PARA A POLICIA QUE ELES NÃO VEM!!! PRINCIPALMENTE O POSTO DE SANTA CLARA, ELES NÃO ATENDEM O TELEFONE, PODE TENTAR LIGAR DEPOIS DESTE HORÁRIO PARA VOCÊ VER. OS PMs SE TRANCAM LÁ DENTRO DO POSTO POLICIAL, E NEM ADIANTA VOCÊ LIGAR!!! JÁ FALANDO DO CENTRO DA CIDADE, OS BANDIDOS TAMBÉM ESTÃO FAZENDO A FESTA. ENQUANTO QUE OS POLICIAIS FICAM O DIA INTEIRO NO WATSAPP, E AINDA CURTINDO UM AR CONDICIONADO, PAGO PELA GENTE.OS BANDIDOS ESTÃO ADORANDO ESSA NOVA ONDA DOS POLICIAIS, ENQUANTO ELES CURTEM O ZAP. OS BANDIDOS DEITAM E ROLA!!!!!!!!

  19. A culpa maior e dos noias q ficam no ponto do ilha de madrugada usando droga, brigando com mulher e prostituta fazendo ponto perto da praça o ano bom esta uma bagunça e a policia n faz merda nenhuma moro aqui a 5 anos e vejo todo dia a pm passar ver esses noia e nem descer do carro p dar uns tapa e mandar meter o pe eles fazem, mas cocçar o saco na ampm a madrugada toda isso eles fazem mt bem ou entao encostar o carro ali na praça do ano bom e tirar um cochilo coçando o saco eles adora vamos soldados honestos que ainda pensam na familia brasileira, pra cima desses vagabundo!!! Salve a pm dos ratos q estao dentro dela

    • É isso ai… Os vagabundos do entorno do ilha clube e praça nações unidas, usam drogas, roubam, brigam, gritam a madrugada toda e a PM quando está no bairro fica no ampm e nada faz! Comandante: chama essa galera pra uma reuniao!

  20. trocadora da viaçao sul fluminense

    Concordo, trabalho na sul fluminense e pego onibus todo dia no ilha as 4 horas e tenho que levar meu marido junto para pegar onibus comigo porque no ponto ficam varios usuarios de droga sentado ali(num ponto cego caso a pm passe na rua) usando droga olhando mal encarado ja contei as vzs que vi o carro de policia passar e eles nem olhar pro lado

  21. Esse foi o plano da quadrilha chamada PT com o Estatuto do Desarmamento: Desarmar o cidadão de bem e deixar o vagabundo armado, mas se Deus quiser será revogada esse lixo e teremos o direito de se defender. Joga uns dois no colo do capeta que rapidamente eles param. Bolsonaro Presidente 2018.

  22. Isso aí, enquanto o direitos humanos for para os desumanos, será deste jeito! Para mim existem quatro fases na vida: desempregado, trabalhando, licenciado, aposentado… A quinta sub espécie é pra por na cadeia!

  23. Tá na hora da PM começar a pegar esses bandidos que andam de moto normalmente em dupla e alguns andam sem capacete. Moradores tem que fazer sua parte viu algo estranho denuncie. Não podemos deixar entrar mais criminosos em nossa região.

Untitled Document