‘Operação Sparrow’ apreende meia tonelada de itens com indícios de falsificação na Dutra

Ação aconteceu entre a noite de terça-feira (28) e a madrugada desta quarta-feira (29), em Itatiaia

Por Lívia Nascimento
281 Visualizações

Foto: Divulgação – Operação Foco Divisas

Itatiaia – O Programa Operação Foco Divisas, da Secretaria da Casa Civil, integrado com a Secretaria de Estado de Fazenda, realizou entre a noite desta terça-feira (28) e a madrugada de quarta-feira (29) a ‘Operação Sparrow’, com o objetivo de impedir a entrada de produtos pirateados no estado do Rio. A ação resultou na apreensão de meia tonelada de material com indícios de falsificação.

O material apreendido estava em um ônibus fretado, abordado na ViaDutra, que vinha de São Paulo e tinha como destino final a cidade de Macaé. A ocorrência foi apresentada na delegacia de Itatiaia.

A ação aconteceu de forma simultânea e contou com todo efetivo dos postos de Controle de Fiscalização de Nhangapi-Itatiaia, Comendador Levy Gasparian e Angra dos Reis.

Foto: divulgação – Operação Foco Divisas

“A comercialização de produtos falsificados acarreta em diversos prejuízos dentro do estado. Além de atingir diretamente a arrecadação de impostos, impede a geração de empregos e aumenta a concorrência desleal. Vale ressaltar, também, que em sua maioria esses materiais são produzidos com produtos de baixa qualidade, trazendo graves riscos à saúde das pessoas. Ações como essa que realizamos é um recado direto de que a pirataria é um crime e precisa ser combatido constantemente”,  afirma o subsecretário Especial de Controle de Divisas, coronel PM Eduardo Vaz Castelano.

De acordo com o subsecretário, a operação aconteceu nos postos responsáveis pelas principais apreensões de produtos com indícios de falsificação nos dois últimos anos. De janeiro do ano passado até o início de novembro deste ano, o Programa Operação Foco Divisas apreendeu mais de cem toneladas de produtos pirateados.

O nome da ‘Operação Sparrow’ é uma referência ao Capitão Jack Sparrow, um dos principais personagens do filme Piratas do Caribe, que trava luta contra vários piratas.

Advertisement

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

 

(24) 99926-5051 – Jornalismo

 

(24) 99234-8846 – Comercial

 

(24) 99234-8846 – Assinaturas

Canal diário do vale

colunas

© 2023 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996