
Em pauta: Policiais abordam temas atuais como violência urbana, prevenção às drogas e cyberbullyng (Foto: Divulgação)
Volta Redonda – O projeto “Papo de Responsa”, realizado pela Polícia Civil e que tem como objetivo abordar temas atuais em escolas e instituições de ensino como violência urbana, prevenção às drogas, cyberbullying, esteve nesta quarta-feira (16) no Senai de Volta Redonda. Além dos alunos, educadores também participaram da palestra. A iniciativa é vinculada à Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) e tem uma sede na Cidade da Polícia, no Rio.
O coordenador do programa, o policial Beto Chaves, contou que a ideia de interação com os jovens surgiu a partir da vontade de fazer algo que pudesse contribuir com a juventude.
– Discutimos assuntos de segurança pública, combate às drogas e juventude. Apenas este ano já estivemos em 329 municípios, falamos com 40 mil pessoas, e realizamos mais de 800 encontros – disse Chaves, acrescentando que o ideal é trabalhar a reflexão dos atingidos, focando também temas como crime na internet, direitos humanos e cultura de paz.
Ainda de acordo com Chaves, a intenção é descaracterizar aqueles encontros entre os jovens com o aparelho repressivo da polícia, mas sim atuar em sintonia com a comunidade, para que as escolhas desses jovens possam ser as melhores para o futuro deles.
Para o chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso, o trabalho desenvolvido pelos agentes é muito importante.
– O trabalho retrata o lado humano do policial civil, trazendo reflexos até para o público interno. Os policiais dialogam com os jovens, o que reforça a humanização do agente, que é constantemente submetido a situações extremas – disse Veloso.
No Sul Fluminense, o programa já esteve em Barra Mansa, Quatis, Resende, Porto Real, Miguel Pereira e Paty do Alferes.
– A Polícia Civil está atenta à importância do Sul Fluminense para o nosso estado. Daí nossa atenção para esse programa na região – enfatizou o Chaves
As solicitações de visitas devem ser feitas pelo email: [email protected] ou telefone (21) 2202- 0602.