quinta-feira, 6 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Partidos podem escolher candidatos para eleição municipal a partir de hoje

Partidos podem escolher candidatos para eleição municipal a partir de hoje

Matéria publicada em 20 de julho de 2016, 09:14 horas

 


Brasil- A partir desta quarta-feira (20), os partidos políticos poderão realizar as convenções partidárias para escolher os candidatos que vão concorrer às eleições, em outubro, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As convenções poderão ser feitas até o dia 5 de agosto. As informações são da Agência Brasil.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data para a realização das convenções mudou com a Lei 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral de 2015. Antes da legislação, as convenções eram feitas entre os dias 10 a 30 de junho do ano em que ocorre a eleição.

Também a partir desta quarta-feira, juízes que forem cônjuges ou parentes de candidatos não poderão exercer algumas funções. Segundo o Código Eleitoral, desde a homologação da convenção partidária até a diplomação do candidato, “e nos feitos decorrentes do processo eleitoral, não poderão servir como juízes nos tribunais eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição”.

De acordo com o TSE, pai, mãe e filhos são considerados parentes consanguíneos em primeiro grau. Já irmãos, avós e netos são de segundo grau. São considerados parentes por afinidade em primeiro grau sogro, sogra, genros e noras e de segundo grau, padrasto, madrasta, enteados e cunhados.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Praticamente sem novidades, serão escolhidos os profissionais políticos de sempre, cabe à nós recusarmos votar no continuísmo, ainda que para isso tenhamos de anular nossos votos.

  2. Avatar

    Eu quero ver qual partido irá escolher candidato que conheça a Administrador Pública e entenda de Gestão Pública.

    Médico, advogado, professor, economista, contador (especialista em finanças públicas), dentistas, cabeleireiro, zé da farmácia, pipoqueiro, leiteiro podem ser excelentes profissionais em suas áreas de atuação , mas nunca na Administração Pública.

Untitled Document