Policiais Militares participam de capacitação na sede da 5ª Risp

by Diário do Vale

Policiais dos quatro batalhões da região recebem instruções durante treinamento (Foto: Pollyanna Moura)

Volta Redonda – Policiais Militares dos quatro batalhões da região seguem participando de uma capacitação em Volta Redonda. Na tarde desta terça-feira (10), representantes do 10º BPM (Barra do Piraí); 28º BPM (Volta Redonda); 33º BPM (Angra dos Reis) e 37º BPM (Resende) receberam instruções específicas sobre a Lei Maria da Penha, feminicídio, entre outros crimes relacionados à violência contra as mulheres. A comandante do 28º BPM, Tenente Coronel Luciana Oliveira, esteve presente durante o treinamento desta terça-feira.

O programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, foi lançado pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, e está sendo implantado nas unidades operacionais do 5º CPA para padronizar as ações de prevenção à violência doméstica no Sul Fluminense.

Segundo Claudia Moraes, major da PM e subchefe do escritório de programa de prevenção da PMERJ, no primeiro dia de treinamento os PMs receberam a apresentação do programa e depois tiveram uma aula inaugural com representantes do sistema judiciário da região. No decorrer da semana, eles participarão ainda de uma palestra com uma defensora pública para abordar a atuação do órgão na defesa da vítima de violência doméstica, além de uma palestra que abordará a atuação da rede de atendimento durante o apoio à Patrulha, como os Centros de Referência à Assistência Social.

Nesta terça-feira (10), os participantes também receberam uma aula com profissionais do setor de psicologia e assistência social da Polícia Militar. Segundo a major, esse tipo de treinamento é importante para um trabalho mais efetivo dos policiais militares.

– Dentro da grade, temos 4 horas/aula dedicadas à essa parte. Uma interação entre o setor da psicologia da PM e a assistência social da PM, a fim de dedicar aos policiais, atividades voltadas para a sensibilização e compreensão dos problemas relacionados à violência doméstica e também para  que esse policial saiba que ele conta com o apoio dessa rede e que também precisa desse suporte, porque ele vai lidar com situações muito difíceis e que por vezes a solução não está só nas mãos dele. Ele precisa entender e saber lidar com isso. Um suporte psicológico nessas horas é de suma importância, até para esse profissional não ser afetado por isso – comentou.

De acordo com Claudia Moraes, na quinta-feira (12) os policiais receberão instruções sobre como se comportar em situações que envolvam ‘o uso racional da força e equipamentos menos letais’. Da mesma maneira, serão instruídos sobre a legislação vigente. Segundo ela, os policiais precisam aprimorar as técnicas de abordagem de acordo com as situações, com ou sem arma de fogo, por exemplo.

Delegada Laísa Lara palestrou nesta segunda-feira, 09, na sede da 5ª Risp (Foto: Divulgação)

Delegada

Laísa Batista Lara, delegada da Deam em Volta Redonda, esteve presente na sede da 5ª Risp (Comando de Policiamento de Área da Secretaria de Polícia Militar), no bairro Vila Mury, nesta segunda-feira (09), para ministrar uma palestra para policiais militares de alguns batalhões da região. A palestra abordou todos os temas relacionados ao trabalho das Deams, assim como os aspectos da Lei Maria da Penha. A ação auxilia na integração dos futuros patrulheiros ao trabalho desenvolvido pela Deam.

Segundo Laísa Lara, o saldo foi positivo. Ela salientou que os policiais militares demonstraram interesse e curiosidade durante o encontro.  “Achei excelente a oportunidade. Eles foram atenciosos e demonstraram interesse. Fizeram perguntas, também. Foi uma troca muito boa. Foi ótimo estar com os policiais que atuarão na ponta.”, disse.

 

A comandante do 28º BPM, Tenente Coronel Luciana Oliveira, esteve presente durante o treinamento desta terça-feira (Foto: Pollyanna Moura)

 

You may also like

1 comment

Geraldim 11 de setembro de 2019, 13:21h - 13:21

Sgt Valério, nosso Carretão, saudades meu amigo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996