>
sábado, 28 de maio de 2022 - 13:48 h

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Prefeito de Rio Claro é assassinado em sítio na RJ-155

Prefeito de Rio Claro é assassinado em sítio na RJ-155

Matéria publicada em 21 de dezembro de 2015, 17:25 horas

 


Um dos suspeitos de ter assassinado o prefeito Raul Fonseca Machado (PSD), de 59 anos, está internado no Hospital São João Batista, em Volta Redonda

IMG-20151221-WA0017

Corpo de Raul Machado foi velado na Câmara Municipal de Rio Claro

Rio Claro – Um dos suspeitos de ter assassinado o prefeito Raul Fonseca Machado (PSD), de 59 anos, está internado no Hospital São João Batista, em Volta Redonda. Ele deu entrada no hospital na noite de domingo com um tiro nas costas. O suspeito foi operado e passa bem, e está sob escolta policial.

O jovem, de 20 anos, seria morador de Três Poços, em Volta Redonda. Outros três suspeitos estão sendo procurados e também seriam de Volta Redonda.

Raul foi morto na noite de domingo (20) e enterrado nesta tarde de segunda-feira (21) em seu sítio “Santo Antônio”, localizado no bairro Graminha, às margens da Rodovia Saturnino Braga (RJ-155), que liga Barra Mansa a Angra dos Reis.  O velório foi realizado na Câmara Municipal.

O prefeito e sua esposa foram rendidos por quatro homens armados e encapuzados. De acordo com a polícia, ele teria reagido quando ocorreu a invasão e foi atingido por disparos no peito. Estela Reis Machado, mulher do prefeito, foi amarrada e trancada no banheiro. Ela conseguiu se soltar e quebrou uma janela para sair do local, ela acabou se ferindo em um dos pés e foi atendida no hospital local.

A esposa do prefeito ainda não prestou depoimento à polícia devido ao seu estado emocional.

Os bandidos fugiram em dois carros do prefeito: uma picape Strada e um Pajero. A picape foi localizada queimada no km 241, da via Dutra, em Piraí. Os investigadores encontraram logo depois o outro veículo em uma estrada de terra nas proximidades.

O prefeito deixa, além da mulher, dois filhos. Ele era médico e foi prefeito da cidade pela primeira vez em 1988, retornando ao cargo ao vencer as eleições de 2008, sendo reeleito em 2012, no qual cumpria seu terceiro mandato.

Prefeitura decreta luto oficial

Através da assessoria de imprensa, a prefeitura de Rio Claro decretou luto oficial de três dias devido à morte do prefeito. Quem assumirá o comando da prefeitura é o vice, Sebastião Inácio Rodrigues (PSD), mais conhecido como Tico Tico, de 61 anos, que será empossado às 9h de terça-feira (22), na sede da prefeitura.

Governador lamenta o falecimento

Em nota, o governador lamentou a morte do prefeito:
– Lamento profundamente a morte trágica e brutal do prefeito Raul Fonseca Machado. As nossas polícias já estão investigando o caso. Não podemos deixar de acreditar na Justiça. Rogo a Deus que sua família seja consolada – diz a nota.

As investigações

O assassinato de Raul Machado passou a ser investigado também pela Delegacia de Homicídios do Rio, que está com as imagens do circuito interno da câmera de segurança do sítio. Também participam das investigações policiais 168º DP (Rio Claro), e delegacias de Angra dos Reis e Volta Redonda. O crime também está sendo apurado por agentes do Serviço de Inteligência (P-2), do 33º Batalhão da PM (Angra dos Reis) e 28º Batalhão da PM, e do 5ª Comandando de Policiamento de Área (CPA).
A polícia foi informada de que o prefeito teria trocado tiros com os bandidos e baleado um deles. Por isso, a bala que foi retirada das costas do jovem será objeto de confronto balístico para saber se saiu da arma do prefeito.
Outros três estariam foragidos. Eles seriam moradores de Volta Redonda e são suspeitos de fazerem parte de um grupo especializado em assaltar sítios e fazendas na região.
Está sendo aguardado na 168º DP (Rio Claro), o depoimento da viúva, Estela Reis Machado. Ela era a única pessoa que estavam junto com Raul quando o sítio foi invadido pelos quatro assaltantes, mas está em estado de choque.

 O assassinato

Segundo testemunhas, Raul saiu da residência porque o cachorro não parava de latir.  Ele pensou que algum boi tivesse entrado na área onde fica a residência principal do sítio. Ao perceber a presença de estranhos, mandou que mulher dele se escondesse atrás de um armário.
A viúva foi trancada no banheiro localizado do lado de fora do imóvel do casal. Ela quebrou o vidro da janela para fugir após a fuga dos criminosos. Estela dirigiu o carro dela até a casa da filha no Centro de Rio Claro, onde o genro telefonou para a polícia.
O delegado titular da 165ª DP (Mangaratiba), Renato Mariano, que também acumula a Delegacia de Rio Claro, cobrindo férias do titular Aglausio Batista Júnior, disse que nesta fase das investigações preliminares, ele não descarta qualquer hipótese para justificar a motivação do crime, inclusive a de que a morte do prefeito possa ter cunho político.
— O fato dos assassinos terem roubado dois carros do prefeito – uma Pajero, e outra Fiat Strada, que foram queimados às margens da Via Dutra, em Piraí, pode representar que os bandidos cometeram um latrocínio (roubo seguido de morte) ou levaram os veículos apenas para dar essa conotação de que entraram no sítio apenas para praticar um assalto. Tudo tem que ser apurado — disse Mariano.
Além da viúva, Raul Machado deixou um casal de filhos.

 Políticos da região participam de velório

O velório e o enterro do corpo do prefeito de Rio Claro, Raul Machado (PSD) reuniram uma grande quantidade de políticos da região. O vice-prefeito Sebastião Inácio Rodrigues, o Tico (PSD), que assume o cargo nesta terça (22), estava muito emocionado e pediu para não fazer declarações: “Amanhã (terça) falo com vocês da Imprensa”, disse.
O deputado federal Luiz Sérgio (PT) afirmou que veio trazer sua solidariedade à família do prefeito:
— Lamento a forma estúpida como perdi um amigo, um político respeitado. Vim trazer minha solidariedade à família, e estou confiante que o caso seja apurado e os criminosos sejam levados à Justiça e punidos. Com tudo isso, nossa região (Sul Fluminense) vem sofrendo uma elevação de índices de violência. E isso, só mostra que estamos frágeis nessa onda de crimes bárbaros. E, quando a vítima é um prefeito, nos sentimos ainda mais temerosos – disse o deputado.
A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha (PT), disse que o Estado do Rio de Janeiro não perde apenas um prefeito, mas um excelente médico. Ela lembrou que Raul Machado foi diretor da Santa Casa de Angra dos Reis, de 2000 a 2008.
– Ele vai fazer falta não apenas como prefeito, mas como profissional da saúde – disse Rabha.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, lamentou a morte do prefeito de Rio Claro. Ele afirma que a polícia investiga o caso.
“Lamento profundamente a morte trágica e brutal do prefeito Raul Fonseca Machado. As nossas polícias já estão investigando o caso. Não podemos deixar de acreditar na Justiça. Rogo a Deus que sua família seja consolada”, diz a nota.
O deputado estadual licenciado e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, que foi um dos que carregaram o caixão da Câmara Municipal até o cemitério, afirmou que Raul Machado foi um grande amigo:
— Meu pai sempre disse que uma das coisas boas da política é que ela lhe traz grandes amigos. Apesar de nossa diferença de idade, Raul Machado era um deles: ele me adotou na política e me ensinou muito. Era um exemplo de seriedade e fidelidade na política — declarou.

Corpo de Raul Machado é enterrado em clima de forte emoção (foto: Paulo Dimas)

Corpo de Raul Machado é enterrado em clima de forte emoção (foto: Paulo Dimas)

O prefeito de Piraí, Luiz Antônio (PSB), também lamentou a morte de Raul: “É uma perda lamentável. Um grande médico, grande amigo, excelente prefeito e uma pessoa de bom coração”.
O prefeito de Quatis, Bruno de Souza (PMDB), lamentou a violência que vem assolando o país: “Lamento muito a violência que está atingindo o país. É uma perda lastimável. O município vai perder bastante. Raul Machado vinha fazendo um bom trabalho e pode-se notar que ele era muito querido”, disse, mostrando a multidão que acompanhou o enterro e acrescentando: “peço a Deus que conforte a família e traga paz para o país”.
José Arimathéa (PT), o prefeito de Pinheiral, se disse perplexo com o assassinato: “Além da perplexidade de acompanhar uma situação dessas, fica a preocupação com o risco de a violência migrar da região metropolitana para o interior do estado. Tem havido muitos registros de assalto na zona rural. Mais do que ser um prefeito, temos que lamentar mais uma vida que se perde”, disse.
Os ex-prefeitos de Barra Mansa Roosevelt Brasil e Zé Renato também foram ao velório e ao enterro: “Senti muito. O Raul era um cara legal e extrovertido. O povo de Rio Claro gostava muito dele. Estou chocado, e lamento que ele tenha partido de uma forma tão trágica”, afirmou Roosevelt.
— Tive a satisfação de ser prefeito junto com ele em seu primeiro mandato. Entre muitas ações conjuntas de que participamos, estava a criação do Conselho Intermunicipal de Segurança. Ele era um grande companheiro e participava de tudo que fosse bom para a região. Além disso, tínhamos uma grande relação de amizade. Fiquei chocado quando recebi a notícia — disse.

‘Parceiro’

Jorge Serfiotis, ex-prefeito de Porto Real, estava no velório e no enterro com o filho, o deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD), e disse que perdeu um grande parceiro político: “Era um grande amigo, sério, digno, um político de respeito. Essa situação me deixa entristecido”, declarou.
O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins (PCdoB, disse que o prefeito Raul Machado era daqueles prefeitos amigos e que fazia parte do Consórcio Intermunicipal de Segurança, que Jonas preside atualmente. Segundo Marins, Machado estava feliz com o nascimento do neto e atualmente estava cuidando da forma física. Marins disse não acreditar que o crime tenha alguma conotação política.
O médico Mário Sérgio Fróes Andrade, que foi secretário de Saúde de Barra Mansa, nos governos de Roosevelt Brasil e Zé Renato, se lembrou de quando ele e Raul Machado estudaram medicina, na cidade de Vassouras, e moraram na mesma república. Ele disse que o colega era uma ótima pessoa, muito inteligente e brincalhão.

IMG-20151221-WA0001

Após fugir nos dois carros do prefeito, suspeitos incendiaram os veículos que foram deixados na Rodovia Presidente Dutra, próximo a Piraí

IMG-20151221-WA0000

Carro foi completamente incendiado e encontrado pela polícia nesta manhã de segunda-feira (21)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

48 comentários

  1. Muito triste,uma brutalidade, também sou da opinião que foi crime encomendado, esse fato trouxe pavor a nós moradores da área rural, moramos em um local afastado, onde celular não pega, um pedido de socorro demora para ter retorno e não existe rota policial, enfim… só nos resta o medo!!
    Rodovia saturnino Braga é uma rota muito visada por pilantras, vive aparecendo corpos, carros queimados, abandonados…
    Governantes nos ajudem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • É melhor e mais eficiente, embora demorado, pedir ajuda aos eleitores corruptos para trocarem de voto.

      Pedir a governantes nos ajudar? Com o crime sempre crescente , eles vão ajudar quando?

  2. Aquele coronel da ditadura que fez declaração ao programa que investigava a tortura tb morreu assassinado e não vislumbraram indícios de crime político tb

  3. EU FALEI DESDE O INICIO QUE NÃO EXISTE CRIME PERFEITO ! A CASA CAIU PARA ESTES VAGABUNDOS E JA TEM MAIS UM PRESO E VAI SER TODOS PEGOS PORQUE A JUSTIÇA DE DEUS NÃO FALHA E TAI A PROVA O 2 VAGABUNDO ASSASSINO TA PEGO E TODOS VÃO SER PEGOS ! VERMES IGUAL ESTES TEM QUE SER ILIMINADOS DA TERRA E NÃO FICAR AQUI DESTRUINDO FAMILIAS ! TIRANDO VIDAS ! QUE DEUS POSSA CONFORTA TODA FAMILIA DO PREFEITO .

  4. Políticos da região compareceram ao velório e o de Volta Redonda? Nem uma notinha. Egoísmo puro.

  5. Escolte bem o suspeito que está no hospital pq pode ser que qeimem o arquivo

  6. Vejam o que disse o deputado Luiz Sérgio – PT RJ:
    “Com tudo isso, nossa região (Sul Fluminense) vem sofrendo uma elevação de índices de violência. E isso, só mostra que estamos frágeis nessa onda de crimes bárbaros. E, quando a vítima é um prefeito, nos sentimos ainda mais temerosos.”
    Então só ficam temerosos quando a vítima é um prefeito?
    Se for um cidadão comum, que o processo seja arquivado logo, porque é só mais um?
    Meus sentimentos e respeito à família do prefeito Raul Machado, mas temos que concordar que o dito popular “Perdeu uma grande oportunidade de ficar calado” serve direitinho para Vossa Excelência, o deputado Luiz Sérgio.

    • Meu filho vc é um analfabeto funcional pois não conseguiu entender o que o deputado disse.

    • João Ribeiro, vc é que perdeu grande oportunidade de disfarçar sua incapacidade de interpretar o que disse o deputado. Pior: parece ter usado a tragédia da família para destilar seu proselitismo de quitanda, aproveitando como um fascistóide a ocasião.

  7. Escolte bem o suspeito que está no hospital pq pode ser que qyeimem o arquivo

  8. a policia esta certa . não pode descarta um crime politico. porque esta muito estranho este caso .
    e se tratando de politico rola muita grana . queimaram carros para não haver impressões digitais
    mas como a policia esta com a p2 no caso logo logo este crime sera desvendado questão de
    tempo .

  9. É OS CONCURSADOS DA PMVR 2014

    Poderia ser o daqui

  10. Se fosse eu ou outro qualquer, arquivaram o caso e nunca achariam os “suspeitos”, pois seriam uns ” quaisquer” ! Nojento isto !!

    • Se fosse eu ou outro qualquer, arquivariam o caso e nunca achariam os “suspeitos”, pois seriam uns ” quaisquer” ! Nojento isto !!

  11. Esse verme recebeu os primeiros socorros aqui em Pinheiral onde a Polícia Civil junto com a Polícia Militar iniciaram as investigações. Parabéns a todos os policiais da nossa região que não estão medindo esforços para desvendar esse crime.

  12. Da onde é da onde é estes vermes, estes lixos malditos? ahahahaha a cidade dos sonhos! Gente esquisita e origem do baixo astral pra dar e vender! (sonho ou pesadelo?) E eu que achei que haviam limpado de vez a cidade na famosa década de 90 onde VR era um grande faroeste!!!! ahahahahaha

    • ENTENDI O QUE VOCÊ DISSE, MAS DEU PENA DO SEU PORTUGUÊS. PROVAVELMENTE OS VERMES SÃO DA BOSTA DO BURRO QUE ESCREVEU ESTE COMENTÁRIO…..KKKKKKK

  13. Solidariedade aos familiares da vítima, Ninguém tem o direito de fazer isso com a vida de um ser Humano, tem que investigar o caso para pagar pela condenação.

  14. Pelo jeito os mandantes estavam com muito ódio. Além de tentarem forjar a execução como “latrocinio” danificaram os veiculos para destruir provas. Quem mata só para roubar apenas abandonam os veículos.

    • Lamento pelo ocorrido e presto minha solidariedade aos familiares da vítima. Execução clara. A Polícia Civil vai desvendar este caso antes do final do ano, talvez antes mesmo do Natal, podem acreditar.

  15. Que a polícia possa se empenhar neste caso e encontrar os verdadeiros culpados.

    • È o pais esta se acabando, nossa cultura não da para dizer no que esta virando , o único jeito é ter pena de Morte, bandido não se prende, ainda preso termos que manter o cara la tem é que penaliza-los.

    • Caro Rafael, é o eleitor que precisa aprender a penalizar esses politiqueiros e seus partidos. Nos países desenvolvidos só da ventilação de corrupção, o corrupto já abandona a política, pois sabe que nunca mais receberá votos.

      Enquanto no Brasil os eleitores gostam de votar justamente naquele que mais aparece envolvido em corrupção, mesmo tendo as denúncias aceitas pelo MP, o qual o POVINHO despreza.

      Eu já não voto em nenhum político que estejam nos partidos corruptos, nem se fosse Jesus um candidato petista, pmdbistas, pepista, psdbista e por ai vai.

  16. A violência está democraticamente distribuída no estado do Rio… Afeta a todos, dos governantes aos munícipes!

  17. Penso que a exemplo do acontecido nos EUA, um ser iluminado, deveria alugar um jatinho, e cometer ato terrorista no Congresso Nacional, em dia de votação, com o Congresso com capacidade total de lotação. Seria um dia maravilhoso, pra nós, humilhados todos os dias por eeses vermes, que nada mais fazem que roubar os cofres públicos, do dinheiro suado que lutamos pra receber!!!!!

    • Destroem o Patrimônio Público e os politiqueiros, e nada resolverá. Esta estratégia e rasgar o Titulo de Eleitor só ocorre na cabeça de esportista de sofá.

      Em 02/10/16 os eleitores corruptos reelegem outros para o lugar deles em Brasiília. Com os votos de VR podem contar com os 95 mil eleitores corruptos que aqui reelegem prefeito corrupto.

    • Eta povinho é um orfelia só fala besteira cala a boca magda

    • Meu filho vc pensa que os políticos que estão lá em Brasília veem de outro planeta? Acorda rapaz , eles veem do seio da sociedade a qual vc pertence, os seus substitutos serão iguais ou pior ainda do que os que lá estão.

  18. Em outro noticiário disse que ele trocou tiros com os bandidos, e nos comentários vi pessoas questionando a posse de armas, se realmente ouve troca de tiros, é mais um motivo para continuar a campanha do desarmamento… Esse mito de que a população armada diminuiria os assaltos, um conhecido teve a residência invadida e os bandidos espancaram ele e os familiares para que ele entregasse a arma (que ele havia comentado que tinha)…
    Se os bandidos temessem armas, não haveria assalto à agências bancárias ou a carro forte… Fica a dica.

    • Concordo totalmente. Autorizar a posse de armas só iria beneficiar os próprios bandidos e a industria de armas, né? Além disso, pra que que a gente precisa alimentar mais ainda a violência tendo arma? Precisamos é de fomentar a paz e tendo arma não contribui pra isso. Compra um violão.

    • Quanto mais armas, menos crimes, já existem estudos que mostram isso, inclusive o de Harvard feito por Kates Mauser. Você se esquece que o que vira notícia é quando há morto ou ferido, somente eu conheço inúmeros casos de sitiantes e fazendeiros que reagiram apenas com um tiro ao alto e inibiu a ação criminosa e isso nunca vira notícia ou estatística pois não registram.
      Você sabe quantas agências bancárias existem no país? E quantas delas são assaltadas? número ínfimo. Mesmo com uns seguranças apenas portando um revólver com 6 tiros inibe e muito qualquer empreitada, exigindo um maior aparato de criminosos e poder de fogo para ter vantagem e maior sucesso, e ainda assim não querem correr risco de serem baleados, desse modo sempre escolhem uma vítima mais vulnerável. Bandidos temem SIM armas.
      E a escolha deve partir do cidadão se vai querer ter uma arma e se irá se dispor a reagir um assalto ou não, e não o Estado, que moral tem o Estado de me impor estar indefeso? Estado esse incapaz de tirar fuzil das mãos de traficantes. Vale lembrar o número de pessoas que tem morrido em assaltos sem sequer reagir…

    • Em quem eu devo acreditar? Em um analfabeto como você ou na universidade de Harvard?https://www.epochtimes.com.br/direito-posse-de-arma-reduz-criminalidade-afirma-harvard/#.VngQnfkrK1s

    • Zeca, aproveita e bate com o violão na cabeça do bandido quando estiver arrombando sua porta ou toque uma canção para amolecer seu coração criminoso. A única forma capaz de parar ou impedir um homem mau armado, é um homem bom igualmente armado.
      Todos os atentados nos EUA com atiradores são feitos (e já planejados com antecedência) em locais onde armas são proibidas (as chamadas “Gun Free Zones”), pois sabem que lá não haverá resistência e não serão impedidos e ainda assim o ataque só é cessado após alguém armado o impedir.
      O mau sempre irá existir, armas sempre entrarão no país ilegalmente com ou sem Estatuto do Desarmamento, o que não pode é um cidadão de bem sequer ter o direito de defender sua vida em pé de igualdade. O mau sempre irá existir, cabe a nós não o deixar prevalecer, e é o que tem acontecido ultimamente, infelizmente!
      Vamos conversar sobre cultura de paz, sim, concordo, mas cultura da submissão e hipocrisia, NÃO!

    • Em vários países do mundo onde o cidadão tem posse de arma a violência não diminuiu.

      Já imaginou colocar arma na mão dos brasileiros? Qualquer churrasqueiro, analfabeto textual, político, que não conhece as leis e não sabe os seus direitos e deveres, comprará uma arma com o lucro de suas vendas.

      Imagine o que acontecerá com um churrasqueiro armado quando levar uma fachada no trânsito caótico de VR?

      Imagine o que acontecerá comigo (ÊTA POVINHO) quando apontar para esse churrasqueiro armado e dizer que ele, por ser analfabeto político, é um eleitor corrupto? Pá, Pá, Pá, Pá sem dó e sem direito a defesa. kkk kkk

    • Obrigado, Paulo!

      Comentarios como os seus, ajudam a desiludir a sociedade. As pessoas têm que entender que “derrubar” o Estatuto do Desarmamento não significa obriga-los a comprar armas, mas sim garantir o direito do cidadão de bem exercer sua defesa!
      Com o Estatuto do Desarmamento, o unico direito que temos é o de nos rendermos a um mau elemento armado!

      Esse conceito de que arma não garante defesa, entra em conflito com a obrigatoriedade dos extintores de incendio. Assim como quero ter um extintor para aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros, quero uma arma para aguardar a chegada da Policia!

  19. Meus pesamos a familia, que Deus conforte tidos. Tmb sou de opinião, esse crime pode ter sido encomendado.

  20. CERTAMENTE ALGUÉM TEM INTERESSE NESSE CRIME… LEMBRANDO QUE, NÃO EXISTE CRIEME PERFEITO, O QUE EXISTE, É CRIME MAL INVESTIGADO… QUERENDO PEGA SIM…

  21. Isso deveria estar na manchete (em destaque), DV! Um fato extremamente lamentável, não só por ser um prefeito como também por ilustrar o recrudescimento de algumas modalidades de crime no país, como assassinatos de políticos, sequestros e violência na zona rural, coisa que era comum até uns 20 anos atrás mas tinha diminuído muito…

  22. Quando defendem o Estatuto do Desarmamento, lembrem-se dos sitiantes e fazendeiros (além de moradores de locais ermos) que as vezes nem sequer tem sinal de celular para chamar a polícia, e mesmo que ligue, até ela vir (e se ela vir)…
    E essas pessoas foram tolhidas do direito a ter sua arma de fogo para se defender e estão a total mercê dos criminosos, precisando sempre contar com a misericórdia do bandido em te deixar ao menos vivo. Vale lembrar que crimes contra sitiantes costumam ser muito violentos e com requintes de crueldade ainda.

  23. TUDO MUITO ESTRANHO ENCAPUZADOS ! QUEIMARAM O CARRO PARA NÃO FICAR AS IMPRESAO DIGITAL ! ISSO NÃO CHEIRA A ASSALTO NÃO ! PARECE MAIS CRIME ENCOMENDADO E FEITO POR GENTE QUE QUIS APAGAR TODO RASTRO ! POLICIA FEDERAL E QUE DEVERIA INVESTIGAR ISSO ! AGORA NÃO EXISTE CRIME PERFEITO ! DEUS VÉ TUDO E ELE VAI PESAR AS MÃOS SOBRE TUDO

  24. Deus conforte a família. Isso retrata o Brasil, ninguém está seguro.

Untitled Document
close