Presos provisórios somam 42,7% dos 50 mil detentos do Rio

by Diário do Vale

Os chamados presos provisórios, aqueles que aguardam o julgamento privados de liberdade, somam quase a metade, 42,7%, do total de 50 mil detentos no estado do Rio de Janeiro.

Os dados constam na pesquisa “Imparcialidade ou Cegueira: Um ensaio sobre prisões provisórias e alternativas penais”, divulgada nesta quarta-feira (14), pelo Instituto de Estudos da Religião.

O estudo analisou a prática do aprisionamento provisório apontado como “desumano e custoso” para o Estado. O total de presos provisórios no Rio de Janeiro consome R$ 38 milhões, por mês, dos cofres públicos.

As penas alternativas à prisão e as audiências de custódia também foram discutidas na pesquisa como mecanismos pensados para “desinchar e humanizar” o sistema carcerário.

A psicóloga e coordenadora da pesquisa, Paula Jardim Duarte, ressalta a ideologia punitivista do Judiciário que, segundo ela, é um “espelho da sociedade brasileira”.

Ela destaca que o aumento do aprisionamento não significa diminuição da criminalidade e, consequentemente, uma realidade mais pacífica, já que não é dentro do sistema prisional que a pessoa constrói uma reflexão para uma mudança de comportamento.

De acordo com a coordenadora, a maioria dos presos provisórios acaba absolvida ao final do processo, recebendo penas restritivas de direitos – e não de liberdade – o que acentua o caráter punitivo desses encarceramentos.

Para romper o ciclo de violência e evitar a reincidência, Paula Jardim defende penas alternativas para crimes cometidos sem uso da violência.

Segundo a coordenadora, o superencarceramento no Rio tem se apresentado como uma política de segurança que, além de “dispendiosa e ineficaz”, é seletiva.

Negros e pardos chegam a 72,57% dos encarcerados, mesmo sendo 52,29% da população do estado.

As informações são da Agência Brasil.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996