PRF prende casal transportando arma de grosso calibre na Dutra

by Diário do Vale

Carabina estava sendo levada para Macaé (Foto: Cedida pela PRF)

Piraí – Uma equipe da 7ª DEL da Polícia Rodoviária Federal realizou na tarde desta quinta-feira (4), no km 227 da Dutra, no posto PRF de Caiçara, a prisão de um casal e a apreensão de uma carabina calibre 5.56, de uso restrito, além de 2 carregadores.  A ação da PRF faz parte de um trabalho voltado para fiscalização de combate ao crime.

Segundo os agentes, durante a fiscalização, um veículo Renault Sandero, com placas de Foz do Iguaçu/PR, foi abordado, tendo como ocupantes o casal. De acordo com os agentes, a arma estava desmontada. O homem, de 28 anos disse aos policiais que levaria a arma para Macaé, no Rio de Janeiro. Além do rapaz, e da mulher, de 25 anos, os filhos do casal, uma criança de 01 ano e outra de 03, também estavam dentro do veículo.

De acordo com os agentes, o casal alegou que estaria vindo de Foz do Iguaçu para visitar parentes no Rio de Janeiro, mas devido ao nervosismo apresentado durante a abordagem, os policiais realizaram uma revista no interior do veículo e encontraram as peças do armamento, escondidas distribuídas em várias partes do veículo, como debaixo da espuma do banco traseiro, no painel, sob forros, etc. Os agentes deram voz de prisão ao casal e a ocorrência foi encaminhada para a DPF da Praça Mauá no Rio de Janeiro.

Comparação 

Segundo os agentes da PRF, apesar de haver diferenciação entre as armas, popularmente, toda arma longa com calibres 5.56, 7.62 ou superior é chamada de fuzil. A diferença entre carabina e fuzil, neste caso, é apenas o comprimento do cano. O cano do fuzil é mais longo, o que melhora a precisão em tiros de longas distâncias. Mas, o calibre 5.56 é um calibre de alta letalidade, que atinge velocidades muito mais altas do que calibres de revólveres e pistolas, atingindo alvos a cerca de mil metros ou mais.

De acordo com os agentes, a carabina pode desferir rajadas, igualmente ao fuzil. Os calibres 5.56 e 7.62 são utilizados tanto em carabinas quanto em fuzis. São calibres de uso restrito, utilizados por forças policiais e militares de todo o mundo em conflitos e guerras. São calibres que ultrapassam facilmente vários anteparos e obstáculos. A maioria dos coletes balísticos (à prova de balas) não tem proteção para estes tipos de munição, sendo necessário utilizar placas específicas para ter a proteção adequada; e mesmo assim, o impacto é tão forte que tira o indivíduo de combate por um tempo até se recuperar. Concluindo, é uma arma de alto poder de destruição.

You may also like

1 comment

Paulo Elias 5 de julho de 2019, 09:39h - 09:39

Finalmente! Que deleite é ver um agente expor essa diferenciação, entre carabina e fuzil. Meus parabéns.

Porque ultimamente tem sido desanimador. Esses dias vi uma matéria falando que a PM de SP usaria uma “arma do Rambo” (que é a M60, para conter tentativas de resgates a presídios) e que ela é capaz de “derrubar até helicóptero”, por aí já se nota o amadorismo…

O mesmo ocorreu quando apreenderam as pistolas FN Five Seven e saíram falando que ela transfixa coletes balísticos e até blindagens… ai, ai… Conhecimento em balística passou bem longe.

Fora casos mais absurdos, como de uma apreensão em MG de cartuchos 36 (Gauge), e que o policial dizia ser de uso restrito e de “forte poder de fogo”.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996