sábado, 15 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Problema de saúde pode ter influenciado vídeo polêmico do comandante da Guarda

Problema de saúde pode ter influenciado vídeo polêmico do comandante da Guarda

Matéria publicada em 6 de junho de 2018, 12:11 horas

 


Paulo Dalboni há meses faz sessões de diálise para se recuperar de Doença Renal Crônica, que pode afetar comportamento

O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Paulo Dalboni, pediu ontem afastamento do comando, após a publicação de um polêmico vídeo no Youtube em que, tendo ao fundo musical a música da série “Walking Dead”, desafiava bandidos que tivessem o “azar” de “bater de frente’ com a Guarda. No vídeo ele usa óculos escuros e busca dar um tom ameaçador.

Mas o vídeo – que acabou cômico – por ter por trás algo trágico. O pedido de afastamento do comandante foi “por problemas de saúde”, mas não especifica o problema. O DIÁRIO DO VALE apurou que Dalboni sofre de Doença Renal Crônica (DRC) e há meses meses vem se submetendo a sessões de diálise em três dias da semana, sendo quatro horas por dia.

Um nefrologista consultado pelo DIÁRIO DO VALE – que inclusive tem proximidade com Dalboni – alertou que a doença pode afetar o comportamento em função de alterações metabólicas. Ou seja, um problema de saúde pode ter motivado ou influenciado o vídeo.

O site dialise.com corrobora o que disse o nefrologista. Destaca que, no caso da DRC, pode haver declínio cognitivo do paciente, que inclui sintomas como perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio.

– O declínio cognitivo leva ao prejuízo cognitivo que se caracteriza por ser um déficit das áreas do funcionamento cognitivo. Estas áreas incluem perturbações da memória, funcionamento executivo, atenção, velocidade de processamento de informações, capacidade visual e motora e dificuldades na comunicação. Estas perturbações podem ser graves o suficiente para interferir nas atividades habituais da pessoa – diz o site, que é mantido por profissionais de Saúde em Portugal.

Ainda segundo os especialistas do site “as manifestações neurológicas mais precoces são as alterações do estado de alerta e consciência do meio que rodeia a pessoa. Sintomas como baixa capacidade de concentração, problemas relacionados com a memória, mudanças no comportamento e no humor, sinais de irritabilidade e distúrbios do sono, são reflexo da instalação de déficit cognitivo”.

Alerta ainda a importância do diagnóstico precoce:

– O diagnóstico do declínio cognitivo nas pessoas com DRC tem um forte impacto no tratamento e/estabilização dos sintomas e na progressão da doença, podendo reverter este declínio ou reduzir e prevenir algumas manifestações, aumentando a qualidade de vida da pessoa doente.

Há casos em que os sintomas são ainda mais graves, quando o cérebro é mais afetado pelas alterações metabólicas.

Os profissionais de saúde do site chegam a dar orientações a pessoas com DRC afetadas por declínio cognitivo: “Evite comportamentos e decisões incoerentes e irrefletidas que afetam negativamente a sua vida”.

Paulo Dalboni há meses faz sessões de diálise para se recuperar de Doença Renal Crônica

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

51 comentários

  1. Só Deus para nos guarda

    já vem o famoso corporativismo!

  2. toshiro Sokomo Ku

    Lamentavel !

  3. Por que será que todas as pessoas públicas, quando fazem alguma coisa errada, arranjam logo uma doença como desculpa ? Eu só queria entender.

  4. 22.. e assim q fazem com gente influente.. faz merda os comparsas inventam uma historinha e da um fim no assunto.. entendeu..
    Idiota foi muito infeliz em sua declaração.. Mas uma coisa eh certa se eh doido nem era pra ser da corporação…. a perda poderia ter sido outra..

  5. Olha bem todos estes comentários negativos , parece urubu na carniça é lógico que não representa a maioria mas pode ter certeza que são eles os gostam de levar vantagem em tudo burlar as leis e depois são os da frente a criticar e ai você que pensa em seguir este tipo de função seja um PRF ou um simples GM , pense bem se vale???????

    • Todo agente público sempre está ao julgamento do povo. Que pense muito bem no que falar. A orientação é ter em mãos um roteiro do que se pretende transmitir. Sem isso é melhor ficar quieto. A nossa memória é falha, e diante da emoção certamente haverá falhas.

      Ficou claro que eles NÃO CONHECEM a Administração Pública. Nāo foi novidade a TRAGÉDIA dos despreparados para a função pública.

  6. A ideia desse video foi do prefeito. So que a repercussão deu ruim e tiveram que detonar o cara. Saiu com fama de maluco.
    Se fosse eu falaria a verdade…

  7. Nem o comandante sabia que os remédios causam variações de personalidade e nem o Samuca e nem a assessoria aloprada dele. Se eles não conhecem o que pode acontecer com o pessoal do setor público vai saber o que pode acontecer na sociedade? Se soubessem mesmo teria evitado tudo isso. Falta de alerta para afastá-lo não foi.

    VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

    Aos GMs, governos, PMs e demais interessados em negociação (com bandidos, não bandidos , e que tbm pode ser usado para enfrentamento ou como evitar) eu sugiro a leitura de “A Arte da Guerra” de Sun Tzu. Para quem gosta de assuntos de Administração Pública, política e politicagem, a leitura é ótima, pois em poucos minutos dá para ler umas 10 páginas e em poucas horas, o livro inteiro.

  8. Que vexame para a Guarda Municipal, pois esse sujeito a representa. Mesmo a GM estando sem a mínima aceitação por maior parte da sociedade, ja que, não consegue inibir um flanelinha na rua, esse representante conseguiu desmoralizar ainda mais. meus Deus, que vexame. E o prefeito, oque diz? Pois foi o prefeito a quem o cargo o destinou. Jamais vi tal vexame, apesar de ja ter visto várias da GM, mas igual e esse !!!! Acho que é por isso que ele é amigão do outro vexatório chamado Batista. Se esse sujeito esta doente, porque ja não estava afastado a tempos???? Que doente, ta com mania de esperto, aprendeu com os politicos, quer tambem prisão domiciliar, kkkkkk

  9. Que vexame para a Guarda Municipal, pois esse sujeito a representa. Mesmo a GM estando sem a mínima aceitação por maior parte da sociedade, ja que, não consegue inibir um flanelinha na rua, esse representante conseguiu desmoralizar ainda mais. meus Deus, que vexame. E o prefeito, oque diz? Pois foi o prefeito a quem o cargo o destinou. Jamais vi tal vexame, apesar de ja ter visto várias da GM, mas igual e esse !!!! Acho que é por isso que ele é amigão do outro vexatório chamado Batista.

  10. Foi falta de gardenal

  11. A música ao fundo não era do tema de The Walking Dead e sim do Batman o Cavaleiro das Trevas (de Hans Zimmer).

  12. Falando a Verdade

    Ué! Lembro que no inicio do Governo o “gestor” falou tanto em equipe técnica e competente. Tanto é “competente” q ganha 13 mil reais. Será que ele rasga dinheiro? Ou só tem problema de saúde na hora de falar m…?

  13. É muito otário esse sujeito. Alem de odiado na GM por ser preguiçoso e ruim de trabalho ainda faz essa chacota pro mundo todo ver. Que vergonha…. se é eu ja tinha pedido demissão e sumido da cidade. Chegou a envergonhar a toda classe de bons policiais. Um bom policial jamais faria tal declaração. Vergonhoso. Isso mostra tambem como é o critério de escolha que o prefeito faz para seus subordinados.

  14. Imaginava que era problema com drogas. Drogas lícitas, claro, mas ainda sim – drogas.

  15. So pesquisar que tipos de personalidade procuram profissoes com porte de arma….

  16. Gente, guarda municipal é “guardinha”!!!
    A maioria, é de baixa qualificação e sem preparo adequado.
    Em BM, tem guarda se achando!!
    Lá eles ganham mais que médico e professor da prefeitura, é mole. Tiram a maior onda, dizendo: estudar pra quê???

  17. SE A MATÉRIA AQUI DIZ QUE – “O declínio cognitivo leva ao prejuízo cognitivo que se caracteriza por ser um déficit das áreas do funcionamento cognitivo. Estas áreas incluem perturbações da memória, funcionamento executivo, atenção, velocidade de processamento de informações, capacidade visual e motora e dificuldades na comunicação. [b]Estas perturbações podem ser graves o suficiente para interferir nas atividades habituais da pessoa [/b] – diz o site, que é mantido por profissionais de Saúde em Portugal.”
    ENTÃO QUER DIZER QUE ELE NÃO PODE PORTAR NENHUM TIPO DE ARMAMENTO, POIS ESTÁ INSTÁVEL PSICOLOGICAMENTE…

  18. Parece que estamos num grande tribunal, cheio de julgadores e nenhuma misericórdia.
    o que um vídeo é capaz de fazer, em um minuto o cara se tornou um monstro,mas aqui é apenas o bobo da corte.
    Santa hipocrisia!!
    Eu prefiro acreditar que foi apenas um fato lamentável,impensado e um pouco irresponsável,mas não é pra tanto né gente. Um pouco te tolerância não faz mal a ninguém. Respeitem o homem.

  19. Olha meu pai quando toma uma branquinha fica assim, se misturar com remédios então aí que fica doidão…
    Já tenho uma tia diabética que toma insulina, quando a diabete discontrola, fala enrolado, raciocínio lento, o que não era o caso acima.

  20. Que grande fanfarrão hein, agora vir e falar q a culpa é do tratamento que ele está fazendo ???? E ele é comandante da guarda com esses problemas mentais ai???
    Na boa, tentaram arrumar e acabaram piorando ainda mais a situação, antes era só ele o problema, agora já estão cobrando do prefeito como mantem um cara assim.
    M quanto mais se mexe mais fedida fica.
    #abafaocaso

  21. DÁ CHUPETA PRO NENEM

    SERIA BEM MAIS ACEITÁVEL ELE ASSUMIR QUE FALOU BESTEIRA OU QUE O VÍDEO ERA UMA BRINCADEIRA E FOI PARAR ACIDENTALMENTE NAS REDES SOCIAIS. AGORA ESSA DE PROBLEMA DE SAÚDE SÓ SE FOR DOENÇA MENTAL.E A PMVR CHAMANDO A POPULAÇÃO DE IDIOTAS AO ACEITAR ESSA TESE.

  22. Pode até ser, mas desconfio de bipolaridade.

  23. Cuidado aí, ao tentar liberar a barra dele podem colocar a prefeitura em debate.
    Sabendo do problema dele é o que a doença pode provocar, pergunto:
    Como esse cidadão ainda era comandante da guarda municipal? Quanta irresponsabilidade heim prefeitura.
    Conselho ?
    Deixa isso quieto e todos esquecemos, veja a Mariele, já foi já, não importa mais.

  24. Quem nunca errou que atira a primeira pedra , quanta besteirol estes comentarios negativos nao representa nada em relaçao a gratidão que a comunidade tem em relação a Gm , com certeza os Gms nao precisa ser considerado policia para mostrar seus valores e auxiliar a população já o vem fazendo isto a decadas.

  25. Um amigo meu do Rio diria que o senhor da guarda teria fumado maconha mofada.

  26. Ele é de verdade o retrato da GM de Volta Redonda.
    Cômica, ridículo e hilária.
    Ontem eu achei um que na cartucheira tinha, arma? não. Spray de pimenta? não. Arma de choque? não. Cantil.
    Quando tem coisa errada têm uma tática infalível: olha para outro lado.
    Cadê o preparo físico deste pessoal? cade as técnicas de combate para apreender?
    Ta na hora do Samuca transformar o que deve ser a GM: uma FORÇA de segurança de auxílio à PM.
    Põe para comandar um ex BOP, uma cara de ação, que não seja de irmandade, que não seja de sal, que não seja babaca !

  27. Antonio Carlos Peludo

    O certo é se afastar em caso de doença,pois as instituições ficam e a gente passa . Pena do cana dura

  28. Nunca pensei que fosse sentir saudade do Major Henrique !!!

    • Vc está sentindo falta do antigo comando porque vc é muito valente…seu babaca …o problema da nossa sociedade é tirar o foco da mudança boa pra ela. o senhor Dalboni falou mentira??? Não! Quem manda na sociedade é o bandido.,????..quando alguém fala a verdade aí…o povo crucifica…

  29. Comandante brabão

    Não afastou-se lógica e exclusivamente por causa dos surreais R$13.000,00 mensais de salário, isso mesmo, treze mil reais pra falar esse monte de merda. Agora querem fazê-lo de vítima? Informem-se sobre seus desmandos e covardias

  30. Arrogância
    Pura arrogância e despreparo!!!
    Devia ser preso por abuso de autoridade!!!

  31. Lamentável que uma pessoa com 28 anos de trabalho se afaste assim. Doença todos nós podemos ter.
    O prefeito não fiscaliza a vida de cada um dos seus funcionários. Cabe quem está em tratamento buscar o afastamento para se tratar. Mas não acho que ele deva ser massacrado pelo vídeo. Quem tem família sabe que isso pode acontecer com qualquer um. Mas a humanidade está mais preocupada em fazer piadinha nas redes sociais para serem os engraçadinhos, que analisar friamente a situação, antes de dar sua opinião. Assim caminha a humanidade. Ninguém se preocupa em apoiar e sim em meter a malha. Lamentável.
    Pronto, falei também.

    • Somente Deus pode julgar a alma e quem julga um homem público é o povo. O Samuca bem que poderia ter evitado isso, né? Falta de alerta não foi.

  32. INFELIZMENTE A PEIXADA DÁ NISSO.

    • Concordo. E INFELIZMENTE na prefeitura hoje é somente isto que encontramos. Um bando de INÚTEIS e INCOMPETENTES que além de não saberem como se trabalha, quando fazem um pouco de qualquer coisa, fazem tudo errado. E agora, a culpa é da DOENÇA. Se está doente, porque então está como COMANDANTE DA GUARDA?????

  33. Ele já deveria estar afastado desde quando começou o tratamento.
    Essa é a gestão que a população escolheu

  34. Saiu por incompetência mesmo. A GMVR nesse governo é um estorvo, não fiscaliza, não reprime ou seja não trabalha em prol dos munícipes. Além disso o prefeito descarecterizou as cores das viaturas com o claro objetivo de dar marca ao seu governo ignorando as cores da bandeira de Volta Redonda. VERGONHA.

  35. Que perigo esse cara tomando decisões no comando e uma corporação inteira.

  36. Agora foi por problema de saúde? Kkkkkkk quem mandou achar que é policial guardinha.

  37. Gestão de pessoas no setor público mostra isso. Quando da entrega de 10 carros de 1 milhão de Reais alertei para o afastamento dele ao saber de tratamento de saúde.

    Poderia ter evitado isso agora e preservado o comandante.

    VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

    Como sempre MAIS uma tragédia na Administração Pública , mais precisamente na GM.

    • Será que até o dia 12 você vai arrumar um namorado(a) ? esta precisando de um pouco de amor para acabar com esse ódio diário que você destila. Vamos fazer uma campanha para você pegar alguém.

    • FLOR

      Eu elogio tbm quando a Administração Pública ganha! São raros , mas tem sim. O último elogio para o prefeito foi quando ele esteve na justiça entregando os processos de trambiques de servidores públicos. Já elogiei os prefeitos da região tbm. Leia mais o DV para saber.

  38. Força ao comandante. São 28 anos na GMVR uma vida dedicada a corporação com muita honra e dignidade.
    Que Deus te abençoe.

  39. COMANDANTE RICK GRIMES?

  40. Acácio José Figueira

    Bem, em qualquer empresa, entidade ou serviço que sejam sérios e profissionais, um colaborador com tal patologia estaria afastado para tratamento médico. Isso é um procedimento estabelecido por lei. O Poder Público de Volta Redonda, sendo fiel a incompetência, descompromisso e desdém ao patrimônio do povo, comum em todas as esferas do país; comete essa dissidia.
    Uma pessoa afetada cognitivamente, descontrolada e não responsável por seus atos, jamais poderia está comandando uma corporação de segurança, independente do seu grau de atuação e competência.
    Com todo respeito ao sr. Prefeito, és o responsável mor por esse absurdo.
    Pronto, falei !

  41. Se tinha problemas deveria estar afastado e nao comandando GM.. Isso e desculpa para as bobagens que ele disse..

  42. Conversa fiada !!! É isso que ele pensa na verdade !!!
    Está se achando um taser na cintura !!!
    Gostaria de vê lo fazer uma declaração dessas p/ um miliciano no RIO ou um traficante de lá …
    Nosso região é tranquila

    • Tranquila? Onde vc mora? Estão matando gente “boa” na centro da cidade em plena luz do dia. Dai- me luz.

Untitled Document