Resende – Dois animais silvestres foram resgatados pela equipe DELTA da 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta sexta-feira (28), no km 310 da Dutra, em Resende. Durante fiscalização próxima ao bairro Paraíso, os policiais abordaram um veículo e encontraram duas maritacas engaioladas.
O condutor, um homem de 40 anos, foi questionado sobre a origem das aves e informou que as havia ganhado de um amigo, funcionário de um hotel na cidade. A equipe se deslocou até o estabelecimento e localizou o segundo envolvido, um homem de 42 anos, que explicou que os filhotes estavam incomodando os hóspedes e, por esse motivo, os entregou ao amigo.
Nenhum dos envolvidos apresentou a documentação necessária para a criação ou transporte de animais silvestres, nem a autorização de criador legalizado.
O caso foi caracterizado como crime ambiental. Os dois homens foram detidos e assinaram o compromisso de comparecer ao Juizado Especial Criminal (JECRIM) quando intimados, sendo liberados para responder ao crime em liberdade.
As aves foram apreendidas e encaminhadas à Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR).