segunda-feira, 18 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Pezão inicia tratamento para combater linfoma

Pezão inicia tratamento para combater linfoma

Matéria publicada em 24 de março de 2016, 13:27 horas

 


Governador deverá ficar pelo menos 30 dias licenciado; 70% dos pacientes com esse tipo de doença são curados

Pezão começará a fazer tratamento hoje mesmo (foto: Fernando Frazão - Agência Brasil)

Pezão começará a fazer tratamento nesta sexta-feira (Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil)

Rio – O governador Luiz Fernando Pezão iniciou, nesta quinta-feira (24), um tratamento para combater um linfoma não-Hodgkin anaplásico de células T-Alk positivo. A patologia é um tipo de câncer que se manifestou em duas vértebras da coluna vertebral de Pezão. O diagnóstico foi conhecido após o resultado da biópsia. Ainda na tarde desta quinta, o governador foi submetido a um procedimento cirúrgico para a colocação de um catéter, que auxiliará no tratamento quimioterápico pelos próximos seis a oito meses. O cateter foi instalado sob a pele da clavícula.
O governador deverá ficar licenciado por, pelo menos, 30 dias, a partir da próxima segunda-feira (28/3). Nesse período, o vice-governador Francisco Dornelles assumirá o cargo.
– Foram momentos muito difíceis, mas, graças a Deus, os médicos já descobriram o que eu tenho. Eu vou encarar com determinação e muita firmeza. Deus dá pra gente o fardo que a gente pode carregar. Se Ele está me colocando essa provação, é sinal de que Ele vai me dar os instrumentos para eu sair mais forte ainda – afirmou o governador, durante coletiva de imprensa realizada, no início da tarde, no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde está internado desde o último dia 12, acompanhado pelos médicos Claudio Domenico e Daniel Tabak e a primeira-dama, Maria Lucia Horta Jardim.
Apesar de ser de um tipo agressivo, o linfoma diagnosticado no governador dispensa intervenção cirúrgica e radioterapia, e será tratado ambulatorialmente. De acordo com os médicos, pacientes diagnosticados com a patologia têm grandes chances de cura.
– A informação mais importante aqui é que estamos lidando com uma doença potencialmente curável.  Estamos diante de uma doença que tem sua complexidade, a primeira delas foi em relação ao diagnóstico, mas o tratamento existe. É um tratamento habitual, direcionado para este tipo de patologia. A expectativa é de um resultado favorável no tratamento dessa doença – explicou o oncologista Daniel Tabak.
O cardiologista Cláudio Domenico, que vem acompanhando o governador desde o primeiro momento, explicou que foram realizados diversos exames até se chegar ao linfoma.
– Várias possibilidades foram aventadas, mas o diagnóstico final só chegou para nós nesta manhã.
Segundo Tabak, o linfoma se manifestou principalmente na oitava e nona vértebras torácicas, que apresentaram um tipo de “erosão”.
– O governador tem fatores clínicos de bom prognóstico. Mais de 70% dos pacientes ficam curados com esse tipo de tratamento. A nossa expectativa é que o tratamento seja bem sucedido – ressaltou o médico.
Pezão foi internado no último dia 12 com sinusite e febre. Depois de ser diagnosticado um quadro infeccioso, o governador foi submetido a vários exames, como o de pet scan, que detectou alterações na coluna vertebral. Devido às alterações, a equipe médica fez uma biópsia para investigar a gravidade da lesão.

Como será o tratamento

O tratamento terá de seis a oito ciclos de 21 dias: sendo três dias de quimioterapia e 18 dias de descanso. A primeira sessão de quimioterapia será realizada já nesta sexta-feira (25/3). Pezão reafirmou que, apesar da licença médica, permanecerá atento às ações do governo. Durante a internação, o governador estabeleceu uma rotina diária de trabalho com seu secretariado, pessoalmente ou por meio de mensagens. Pezão afirmou que pretende manter essa dinâmica mesmo durante o período de licença, quando o vice-governador Dornelles o estará substituindo.

Dívidas

Durante a coletiva, Pezão demonstrou otimismo e comentou o avanço da negociação das dívidas do Estado com a União.
Tenho total confiança nos médicos que me tratam. Sempre procuro ver pelo lado bom. É um momento difícil para o país, mas tem diversas medidas que estávamos tomando. Eu, particularmente, fiquei muito feliz esta semana de ter visto o avanço do acordo da dívida, que foi uma batalha nossa. Eu, junto com o governador Colombo (Raimundo Colombo, Santa Catarina) e outros governadores, trabalhamos há mais de um ano para a lei que vai ser votada. Está tudo certo para começar a votar na Câmara na terça-feira. É um avanço significativo porque é uma demanda antiga e nós trabalhamos muito para isso. Vai ajudar muito os estados, principalmente, o Rio de Janeiro – destacou o governador.

Ajuda

O governador disse que terá ajuda de secretários e do vice-governador, Francisco Dornelles, para se manter a par dos assuntos do estado e da internet para despachar.
“Hoje, com Whatsapp, vai dar para fazer três, quatro despachos por dia para resolver as coisas”, acrescentou Pezão.

Origens

O governador Luiz Fernando Pezão tem ligações profundas com o Sul Fluminense. Ele iniciou a carreira política em Piraí, onde foi vereador e prefeito. Eleito em vice-governador em 2010, assumiu o governo estadual em abril de 2014, com a renúncia do então governador Sérgio Cabral (PMDB) . Venceu a eleição em outubro do mesmo ano, enfrentando o senador Marcelo Crivella (então no PRB, hoje no PSB) e não poderá se candidatar em 2018, já que o mandato conquistado no ano passado já é considerado reeleição.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

23 comentários

  1. Avatar

    Estado falido e agora acéfalo, nas mãos do vice-governador múmia… Estamos ferrados! Desejo que se recupere Pezão. Todo o sofrimento que passamos nessa vida tem que ser um aprendizado.

  2. Avatar

    Ainda bem que ele tem condições de pagar pelo tratamento, pq hj passamis dia todo na pediatria do hospital do retiro, esperemos só 6 horas para atendimento, Tomará Deus que seja curado…Enjoada de política.

  3. Avatar
    TENTO NÃO JULGAR...

    QUEM SOU EU PARA DIZER O QUE SE MERECE OU NÃO…
    NÃO DESEJO MAL APESAR DE TUDO…
    E HOJE PARECE QUE VI VERDADE NELE, NA SUA FALA, MAS EU TAMBÉM CHOREI MUITO QUANDO O LULALAU ENTROU. MAS ACREDITO SIM QUE ELE ESTÁ SENDO VERDADEIRO… ESTOU CONSTERNADA…

    E MAIS AINDA QUANDO PENSO EM COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA SAÚDE NO RIO DE JANEIRO E BAIXADA, AQUI EM VOLTA REDONDA QUE É BEM MELHOR AINDA TEM TANTA GENTE SOFRENDO SEM OS DEVIDOS TRATAMENTOS…
    CONHEÇO DE PERTO O DRAMA DE TANTOS QUE SE DESLOCAM ÀS VEZES QUATRO HORAS PARA MARCAREM QUIMIOTERAPIA, RÁDIO … IMAGINEM O DESGASTE FÍSICO E EMOCIONAL.
    MAS DEUS É GRANDE E TUDO ESTÁ NAS SUAS MÃOS.

  4. Avatar

    >>>>>>> CONHECI PIRAI E VOCE FEZ UM OTIMO GOVERNO NAQUELE MUNICIPIO…. INDEPENDENTEMENTE DO SEU GOVERNO NO ESTAO ALIAS GOVERNAR E DIFICIL FACIL E PENSAR QUE UM GOVERNAOR PODE FAZER TUDO SEM PRESTAR CONTAS DAQUILO QUE FAZ E AGRADAR A TODOS …. PRONTO RESTABELECIMENTO A VOCE…..

  5. Avatar

    Ele parece ser um bom homem, e entrou numa grande furada administrar um estado falido.

    • Avatar

      Ele que faliu o Estado! Ele e o Sérgio Cabral, que saiu da mesma forma que ele está saindo do governo e parece que ninguém está percebendo!

  6. Avatar

    Coloca ele na fila do SUS para ver o que é esperar pela promessa dele.

  7. Avatar

    pois é, não menosprezando a doença que é grave, descobriu num dia e começa o tratamento já no outro, tem gente que morre e não consegue realizar as sessões de quimio ou radio…esse é nosso Brasil…

  8. Avatar

    Apesar de decepcionar como governador, não merece isso. Torço para sair dessa.

  9. Avatar

    Vamos lá Governador…vai dar tudo certo se Deus Quiser! Dr. Daniel Tabak é um excelente médico!!!

  10. Avatar
    APOSENTADA POR INVALIDEZ...

    SEI TAMBÉM QUE O SENHOR CUMPRE ORDENS DE ECONOMIZAR EM CIMA DO POVO JÁ OPRIMIDO… ECONOMIZAR O QUE ROUBARAM DO POVO…

  11. Avatar
    APOSENTADA POR INVALIDEZ...

    SENHOR PEZÃO ESTOU FAZENDO HOPONOOPONO PARA O SENHOR TE AMANDO COMO IRMÃO MAS GOSTARIA QUE O SENHOR SOUBESSE QUE O QUE O SENHOR ACEITOU FAZER COM OS APOSENTADOS POR INVALIDEZ FOI MUITO CRUEL, NO MEU CASO A NOVE ANOS APOSENTADA ACREDITANDO SER INTEGRAL REFIXOU MINHA APOSENTADORIA PARA PROPORCIONAL REDUZINDO 68% MEUS PROVENTOS. FOI UM BAQUE MUITO GRANDE PRINCIPALMENTE PORQUE AINDA TENHO UM TUMOR NA HIPÓFISE E PRESSÃO ALTA. NESSE MEIO TEMPO JÁ FUI ALGUMAS VEZES PARAR NO HOSPITAL SENTINDO-ME SEM AR… QUANDO O SENHOR APARECIA NA TV EU FICAVA PEDINDO QUE O SENHOR VISSE COM OS OLHOS DA ALMA O QUE ESTAVA FAZENDO. E, NÃO POSSO ESTABELECER SENTENÇA PARA O SENHOR… POSSO SIMPLESMENTE ORAR PARA QUE O SENHOR PERCEBA QUE EXISTEM SITUAÇÕES MUITO DELICADAS, E QUE O POVO ESTÁ INFLAMADO, E QUE TUDO TEM ENERGIA…
    ME PERDOE, EU SINTO MUITO, EU TE AMO E ESTOU AGRADECIDA.

    DESEJO DE TODO MEU CORAÇÃO SEU PLENO RESTABELECIMENTO.

  12. Avatar

    Doença terrível ,
    Que Deus o Proteja e guarde…

  13. Avatar

    Ferrou com os servidores, sucateou os hospitais e etc, mas como todo mundo tem seu dia e sua hora, chegou sua vez pezão de passar pelas dificuldades e incertezas que os servidores passam todos os dias. O pior é que dificilmente vc terá vibrações positivas para sua recuperação.

  14. Avatar

    Segure nas mãos de Deus e vá em sendo verdade “situation is black”

  15. Avatar

    COLOCA ELE NA FILA DO SUS , PODE SER SOUZA AGUIAR OU DA POSSE , E SEM CORTAR A FILA .

  16. Avatar

    BRINCADEIRA TEM HORA.

  17. Avatar

    A coisa esta tao podre no estado que não duvido nada de que seja noticia forjada.

  18. Avatar

    Tudo lorota, tá fazendo igual ao Sérgio Cabral, tá saindo de fininho pra deixar o governo péssimo com seu vice! Tal pai tal filho!

  19. Avatar

    Deferia colocar ele no sus pra se tratar …esperar a máquina de quimioterapia ser concertada

Untitled Document