>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 15:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Ação contra 17 vereadores de Barra Mansa questiona uso de veículos oficiais

Ação contra 17 vereadores de Barra Mansa questiona uso de veículos oficiais

Matéria publicada em 5 de julho de 2016, 09:10 horas

 


Barra Mansa – O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do núcleo de Volta Redonda, propôs ação civil pública (ACP) por suspeita de improbidade administrativa contra 17 vereadores de Barra Mansa. Eles são acusados de desvio de finalidade na utilização dos veículos oficiais da Câmara Municipal.

A ação é resultado de inquérito civil instaurado em janeiro de 2015 em que se verificou a completa ausência de controle na utilização dos carros do Legislativo. Os veículos eram solicitados pelos vereadores para ir a outras cidades, sem justificar o motivo ou especificar o local de destino.

Em maio de 2015, o MPRJ expediu uma recomendação para que a Câmara Municipal de Barra Mansa passasse a exercer um controle adequado. A questão, então, foi inclusive normatizada, por meio de resolução (nº 05, de 20 de maio de 2015), que esclarecia que o uso dos veículos oficiais deveria se limitar a fins institucionais. Contudo, quando o MP requisitou a relação de viagens feitas desde a elaboração da norma, constatou a existência de mais de 31 viagens com finalidade não institucional, realizada por 17 dos 19 vereadores da cidade.

Boa parte dos destinos eram hospitais para exames e consultas médicas, visitas hospitalares, perícias, entre outros. Os motoristas afirmaram ainda que era muito comum o vereador requisitar a utilização do veículo e não acompanhar os passageiros na viagem.

“Tratava-se, pois, unicamente de fazer caridade com o dinheiro público; promover-se pessoalmente às expensas do erário”, concluiu o promotor de Justiça Gustavo Nacarath, que subscreve a ação.

Os vereadores Ademilson Pereira Câmara, Claudio José da Silva Cruz (“Baianinho”), Elias Silva de Andrade (“Lia Preto”), Ivan Marcelino de Campos, José Luiz Vaneli (“Leiteiro”), José Marques, Luís Antônio Cardoso, Luiz Antonio Furlani, Paulo Afonso Sales Moreira da Silva (“Paulo Chuchu”), Pedro Paulo Lopes, Ricardo Arbex, Rodrigo Drable Costa, Roque Martins de Melo, Ueslei Carlos de Brito, Vicente Carneiro Leão Filho, Vicente De Paula Ferreira Junior (“Pissula”) e Zélio Resende Barbosa (“Zélio Show”) agora terão que dar explicações à Justiça sobre essas viagens.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

40 comentários

  1. Se o ministerio publico investigar bem, vai ver que a farra é geral. Até no ultimo rock in rio vi carro da sec de educação! É só o começo

  2. 0 que se espera desta cidade ridícula. o pior que os otários somos nós. que pagamos os impostos para dar boa vida para esses fdp.

  3. É por essas e outras q temos q escolher melhor os nossos líderes ai chega as eleições estão lá as mesmas figurinhas. É num fica só por ai não costumo ir frequentemente a Friburgo e quando volto no domingo já vi por 2x carros da prefeitura de BM voltando da região serrana com uma cabeçada dentro. Trabalhadores neh? Até no FDS! Enquanto isso é mudar pra ser feliz ou seja se vc mudar d BM vc vai ser feliz.

  4. Eles estão certos,o povo fala,fala e só fala não faz nada,ta tudo uma bagunça generalizada mesmo aí todos abusam..Nos o povo temos é que tomar ferro mesmo do ficMos olhando e reclamando e eles aproveitam que o povo é bobo mesmo.Eles já sabem que ano que estarão todos de volta e fazendo tudo de novo.Parabens povo bobo!!!!

  5. O mais triste disso tudo é ver possíveis futuros candidatos a prefeito, envolvido nisso tudo. Pode juntar todos esses nomes em um saco que vai dar bastante esterco.

  6. Estão surgindo novos heróis nessa história triste e apocalíptica que vivemos hoje..são esses “moços e moças”, que vem ressurgindo, assim como fênix, mostrando uma ponta de esperança para que dias melhores cheguem, ainda que aos meus netos.
    Parabéns Sr. Gustavo Nacarath, parabéns aos constituintes da República de Curitiba e a todos que não se intimidam e buscam justiça.

  7. Os vereadores deveriam ter carro à disposição somente de segunda-feira à sexta-feira, os veículos deveriam ser COMPRADOS e não ALUGADOS.
    Ao fim do ano enquanto ainda em GARANTIA de FÁBRICA, poderiam ser REVISADOS e SORTEADOS para quem estiver com o IPTU em DIA…
    Evitaria o SUPERFATURAMENTO…
    DE ALUGUEL E MANUTENÇÃO.

  8. Baianinho, Lia Preto, Leiteiro, Paulo Chuchu, Pissula, Zélio Show, Arbex esse e o time do barra mansa na 2° divisão do campeonato carioca. kkkkkkkkkk

  9. A justiça precisa ficar do lado do povo.

    “Em maio de 2015, o MPRJ expediu uma recomendação…” Se o MPRJ tivesse publicado isso na época, quanto do dinheiro público teria deixado de sair para essa CARIDADE politiqueira.

    Por favor, MP ajude mais a gente que nos são tirados altíssimos impostos.

    Ajude o nosso país.

    Ajude os mais necessitados que são os que mais pagam e os mais enganados.

    • Cara o Ministério Público só age sobre denúncia, ou seja ele não pode tomar as dores do povo e sair fazendo o que bem entende, se está frustrado, vá ao Ministério Público e faça a sua denúncia, só assim ele irá fazer alguma coisa, o mal do povo é que só reclama e nada faz para mudar o país, MP não existe para fazer caridade não ele existe para verificar se as leis estão sendo cumpridas e caso não enviar os responsáveis à justiça, através de inquérito!

    • Leia pelo menos o meu comentário antes de pensar um pouco, ligue o raciocínio numa tomada eletrica (dá menos trabalho mental rsrsr) e poder escrever.

      Sei que o comentário tem mais do que 140 caracteres e sei que é difícil para o povo ler, entender e compreender, mas eu não consigo ser mais conciso.

  10. Carro para ir ao Cristo redentor, para ir ao pão de açucar, para ir as praias, para ir aos inferninhos do Rio isso sem contar a zorra que é feita em outros estados kkkkkkkk

  11. É MEU POVO AJUDE A CONSCIENTIZAR UNS AOS OUTROS. NÃO PODEMOS ACHAR Q O ERRO JUSTIFICA OS MEIOS O PAPEL DO LEGISLATIVO NÃO É TRABALHAR PRA SAUDE SE QUEREM FAZEREM Q FAÇA DO SEU BOLSO, ENQUANTO TAVA FAZENDO MEDIA COM DINHEIRO PUBLICO AO INVES DE FISCALIZAR O DINHEIRO SUMIU E NEM FUNCIONARIO PUBLICO SABE A ONDE ESTA PARTE Q LHE CABE, CADE O SALARIO. ACORDA VEREADORES E PAREM DE POLITICAGEM.

  12. O que faz a Marta Rocha a funcionária que controle TUDOO na CMBM?

  13. É PRECISO ANALISAR

    Penso que é preciso analisar bem antes de criticar. Se realmente as viaturas são utilizadas para levar pessoas carentes a hospitais, médicos, fazer exames… Acho que é válido. Afinal está ajudando a comunidade carente…. Eu penso assim….

    • Não duvido que vc esteja comendo capim neste exato momento!

    • “quando um pai rouba um litro de leite para alimentar seu filho que passa fome, ele sofre a punição da mesma forma de quem rouba para comprar cachaça, a “””””boa ação””””” dos politicos não justifica esse erro. Se eles querem ajudar a população que façam isso com seus carros particulares ou com o auxilio de sua verba de gabinete, até pq a principal intenção dos politicos é ganhar votos e não promover caridade.

  14. Ministério publico esta de olho, vão ter que se explicar.
    Chegou a vez de Barra Mansa.

  15. hahahaha sem desculpas. que *usassem suas verbas de gabinete pelo menos….

  16. hahahaha sem desculpas. que usase suas verbas de gabinete pelo menos….

  17. Melhor fazerem caridade a população do que para benefícios próprios, conforme estamos vendo por aí.
    Já que há tanta solicitação para tal serviço, fica a dica para analisarem a possibilidade junto aos assistentes sociais, tal beneficio à população.

  18. Onde está o Ministério de Volta Redonda? Ou será que aqui é diferente,. Com certeza é muito pior.

  19. Não podemos aceitar o uso de dinheiro público de forma errada, estamos passando por uma crise que acarretou demissões de várias pessoas e com isso alguns políticos utilizam seus cargos e dinheiro público para fazer “boas ações” esperando receber votos de toda a família de quem eles ajudam, porém igual nesse caso da reportagem existe verba que são destinas a transporte de pessoas que necessitam de atendimento que no município ele não tem esse atendimento, todas as prefeituras da região tem veículos para esse tipo de transporte, e outra coisa quando um político tem oferecer alguma vantagem como cortar a fila de um cirurgia recuse porque você provavelmente estará cortando fila de uma pessoa que necessite mais que você e não vote nesse que te ofereceu vantagens em cima de outras pessoas.

  20. É Rodrigo Cunha, bater é fácil. Chupa essa manga agora.

  21. Minha indignação com estes ilustres vereadores que temos em nossa Cidade, são pessoas despreparadas para estas funções.
    nenhum deles tem conhecimento de politicas publicas, são eleitos em troca de benefícios que prometem para as pessoas carentes que residem em nossa cidade.

  22. Câmara imunda, cidade lixo… não tem como escapar. Vota por churrasquinho no botequim. Vota!!!

  23. Em VR as viaturas da CMVR têm milhares de reais em multas e são usadas até para ira faculdades, Mercados aos domingos… por isso não devidamente identificados. MP só vê o que quer, infelizmente!

    • O MP só vê o que os cidadãos apontam. É nossa a responsabilidade de olhar o que os politiqueiros fazem. Se você tem prova do que diz, aí sim o MP está de portas abertas.

  24. Como o próprio promotor disse: “Boa parte dos destinos eram hospitais para exames e consultas médicas, visitas hospitalares, perícias, entre outros. Os motoristas afirmaram ainda que era muito comum o vereador requisitar a utilização do veículo e não acompanhar os passageiros na viagem. Tratava-se, pois, unicamente de fazer caridade com o dinheiro público”.

    Acontece que grande parte da população tem dificuldades financeiras para se deslocarem para hospitais, perícias, etc… pois o estado não fornece nenhum tipo de veículo / ambulancia para atender essa demanda. Creio que qualquer um que vier aqui comentar e criticar a atitude desses vereadores, possa algum dia precisar e tenho a certeza se forem lá na câmara e falarem com qualquer um dos vereadores, eles ajudarão de alguma forma.

    Então antes de criticarem, pensem um pouco. Não viagens para o exterior ou para passeio em família e sim para ajudar pessoas que realmente necessitam.

    • Assim como você ou qualquer outro, os vereadores e até pré-candidatos podem fazer caridade que quiserem com o próprio carro e com o próprio subsídio que recebem, o que tbm é uma compra de votos dos mais necessitados, portanto, corrupção ativa.

      A corrupção na região está pior do que em Brasília. “Imagino” que em VR é a mesma coisa.

      Esses beneficiados corruptos das piores espécies, com certeza, irão todos votar nos mesmos por GRATIDÃO. Esses visam o interesse particular em detrimento do coletivo.

    • quer fazer caridade então faça com o próprio dinheiro, no próprio veículo! Isso é motivo de perda de mandato! pra cima deles MP… os vereadores de barra mansa infelizmente se acham O TAL! que nada acontece com eles! nariz em pé! agora tem que arcar com as consequências! Leiteiro, quer fazer caridade? abaixa o preço do leite!!! kkkk

    • Esta corretíssimo, se eu estivesse no lugar deles faria o mesmo!
      Mais o Rodrigo Cunha É rico, ele tinha que Fazer Caridade com dinheiro Dele,
      Rodrigo Cunha, Comprou todos Seus Votos Pra Vereador ! Quero Ver comprar mais de 30 mil votos pra Prefeito!?! Rodrigo Cunha Vai Gastar Seu dinheiro Todo! !

  25. O cidadão BARRAMANSENSE com certeza não compactua com os desvios do executivo nem do legislativo do município. Com certeza, aqueles que foram eleitos, só fazem por enganar aqueles que foram às urnas. Dado o volume de atos de corrupção que assola o Brasil. cremos que a politica como um todo apodreceu e com ela, os falsos gente boa…

  26. MORALIZA BARRA MANSA

    SE O MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGAR A FUNDO VAI DESCOBRIR ATOS DE ARREPIAR OS CABELOS E COLOCAR MUITA GENTE ATRÁS DAS GRADES

  27. Barra Mansa!!! Que lixo!!!

  28. é leiteiro a casa ta caindo!

  29. Antonio Carlos Peludo

    Nossa que vergonha não precisavam disso o Erário ja tão combalido com tantas denuncias de corrupção tendo de bancar viagens de pessoas que normalmente deveriam dar o exemplo A politica no Brasil esta falida

  30. Com apelido de Lia Preto , Baianinho, Leiteiro, Chuchu, Pissula e Show….vc esperava o que ?

Untitled Document
close