Alex Joaquim avalia os primeiros 100 dias na presidência da Câmara Municipal

by Paulo Moreira

Alex Joaquim afirma que manterá relação de independência e diálogo com a prefeitura

Piraí – O vereador Alex Joaquim (PP) completou os primeiros 100 dias como presidente da Câmara Municipal de Piraí. Em seu primeiro mandato no Legislativo, o parlamentar avalia como positivo os primeiros meses de trabalho. Segundo ele, a intenção é fazer uma gestão de avanços e melhorias.
— O vereador é o legítimo representante da população, é o elo entre a comunidade e o Poder Executivo. É ele quem está na ponta, ouve os anseios das pessoas e busca intermediação para que os problemas sejam resolvidos, sem esquecer das suas atribuições principais que são legislar e fiscalizar. Este papel todos os vereadores, cada um do seu jeito, têm buscado fazer desde o primeiro dia do mandato — ressalta o presidente.
Entre as ações implementadas, Alex destaca o recém-criado ‘Fala aí Cidadão’, um novo canal para a população entrar em contato com a Câmara. Por intermédio de um link no site www.pirai.rj.leg.br, o munícipe poderá auxiliar os vereadores no trabalho de fiscalização e melhoria da cidade, enviando reclamações, sugestões, solicitações, elogios e ainda pode tirar dúvida.
— O serviço dá voz ao cidadão, que poderá auxiliar os vereadores no trabalho de fiscalização e melhorias do Município — salientou.
Sargento reformado da Polícia Militar, Alex destaca que sua gestão tem sido pautada pela responsabilidade, planejamento e cuidado com o dinheiro público, seguindo a política de economia implantada desde o início da atual Legislatura.
— Zelar pelos recursos públicos é obrigação de todo o gestor e na Câmara de Piraí não é diferente. Buscamos otimizar os serviços e aprimorar o atendimento de tal forma que não onere o nosso orçamento, a fim de que possibilitar que as sobras desses recursos sejam devolvidas ao Executivo e revertidas em obras à comunidade — afirma.
O ritmo acelerado dos vereadores nesses primeiros meses de 2019 também é destacado pelo presidente.  Segundo Alex Joaquim, de fevereiro até a terceira semana de abril, foram apreciadas e aprovadas pelos vereadores o total de 441proposituras. Deste total, 239 foram indicações, 64 requerimentos e 18 Projetos de Lei aprovados. Além disso, a análise de outras matérias está em andamento nas comissões técnicas da Casa.
Alex avaliou que a gestão compartilhada marcou seu trabalho nos primeiros cem dias: “Assim que assumi a presidência da Câmara, estabeleci como uma das metas o modelo de gestão compartilhada, permitindo o trabalho e tomada de decisões em conjunto com os vereadores. O diálogo é a base de um trabalho democrático, ouvindo todas as demandas e tomando decisões para o bem comum. Promovemos também o primeiro concurso público da história da Câmara de Piraí. A homologação do resultado será em maio, quando pretendemos convocar os aprovados”.
O presidente disse ainda que a Câmara deverá ter sessões nos bairros para permitir que o povo tenha acesso aos vereadores: “Pretendemos criar ainda este ano o projeto Câmara Itinerante, que irá percorrer os bairros de Piraí. O objetivo é aproximar o Poder Legislativo dos munícipes, dando ainda mais voz à sociedade”.
Sobre a relação com o Executivo, Alex Joaquim destacou a relação de independência e diálogo: “Exercemos o papel de fiscalizador das ações do Poder Executivo, mas o diálogo e o respeito também pautam nosso trabalho. Todas as matérias relevantes para a população encaminhadas pelo governo municipal foram aprovadas em plenário. Aprovamos mais de R$ 1,1 milhão de remanejamento do orçamento da prefeitura para a Saúde e Educação somente neste primeiro trimestre de 2019. A geração de empregos também foi tema recorrente nesses três meses. Fizemos reunião com empresários interessados em instalar no município e posteriormente com o secretário de Desenvolvimento Econômico para entender o processo de liberação da área do Condomínio Industrial. Independente do lado político, queremos o melhor para Piraí”, disse.
O presidente também afirma que pretende manter a austeridade que marca a Câmara Municipal de Piraí: “Historicamente, a Câmara de Piraí tem a austeridade como uma de suas características. Estamos seguindo esta linha administrativa, cortando gastos desnecessários”.
Sobre as eleições municipais do ano que vem, Alex afirma que o momento é de conversas iniciais: “Acredito que ainda é muito cedo, mas precisamos começar a pensar nisso. Vamos discutir e tirar um nome do grupo político que seja consenso no grupo e bem recebido pelos munícipes. Tenho a certeza que temos bons nomes e que podemos ajudar, e muito, no crescimento da nossa pequena gigante Piraí”.

You may also like

4 comments

Leonardo Oliveira Fontes 21 de abril de 2019, 21:41h - 21:41

Sou concurseiro e procuro estudar o edital do certame no que diz respeito dos cargos oferecidos com a estrutura do órgão, nesse caso era previsível algum rolo ou no mínimo alguma coisa parecido, já que existe um departamento de contabilidade, com um contador responsável e o certame traz vagas para três contadores, sem cadastro de reserva, em tempos onde só se fala em economia seria no mínimo curioso aumentar os contadores efetivos num legislativo de salvo não me engano onze vereadores, então é esse tipo de avaliação que procuro realizar antes de fazer o meu investimento na inscrição, até porque pra nós estudantes não é só o investimento financeiro, tem o nosso tempo aplicado que depois não podemos recuperar. E esperar dos políticos a inciativa em ajudar nesse sentido é utopia, são muitos os interesses próprios e infelizmente somos prejudicados, percebo isso em varios certames. O jeito é na hora de votar escolher com consciência, esses envolvidos em processos assim, a população deveria gravar bem o nome e não eleger novamente. Simples assim, separar o joio do trigo.

Janaína do Rosário da Silvana 21 de abril de 2019, 10:34h - 10:34

“concordo em gênero, número e grau, é lamentável. “

Janaína do Rosário da Silvana 20 de abril de 2019, 22:53h - 22:53

nos comentários escrever “concordo em gênero, número e grau, é lamentável. “

BRUNO FABRICIO DA SILVA SOUZA 20 de abril de 2019, 13:16h - 13:16

Parabéns ao vereador pelo tb e iniciativa, mas austeridade forçou ñ acha ñ? Esse concurso aí mesmo, merecia uma investigação mais a fundo, (alô MP e órgãos fiscalizadores foca nesse concurso) isso aí é pra inglês ver, a começar pela contadora que sempre é aprovada nos concursos desse IBAM, seja na prefeitura e pasme agora na câmara, aí sede a prefeitura a contadora para a Câmara e lá ela nem trabalha como contadora e a prefeitura precisando de contadora e não chama ela de volta, melhor distribuir um nariz de palhaço pra cada um!!!!! Mas a população deve gostar pq ñ faz nd, aceita td e ainda elege o mesmo vereador, e o pior a contadora aprovou em quarto lugar era três vagas e já diz pra td mundo que vai entrar, ou ela é tipo mãe Dinah ou ela já sabe do que ninguém sabe! Acorda meu povo!!!! E se olhar mais, e a vaga pra Procurador portador de necessidade especial? E agora o aprovado fica como? Isso foi demais, isso porque nem sou da área mas dá pra entender que nesse angú tem caroço, só boa vontade dos poderes públicos e vão achar.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996