terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 02:20 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / América Tereza participa de capacitação de conselhos tutelares em Volta Redonda

América Tereza participa de capacitação de conselhos tutelares em Volta Redonda

Matéria publicada em 26 de fevereiro de 2018, 22:18 horas

 


Antecipa: América Tereza promove capacitação para usuários do Sipia na região antes da Capital (Foto: Paulo Dimas)

Antecipa: América Tereza promove capacitação para usuários do Sipia na região antes da Capital
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – A presidente da Fundação para Infância e Adolescência (FIA) do governo estadual, América Tereza, participa nesta quarta-feira (28), na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Aterrado, o primeiro seminário para capacitação de profissionais no uso do Sipia (Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência). Essa primeira capacitação será destinada a integrantes dos conselhos tutelares de Volta Redonda, Barra Mansa e Quatis. Nos dias 06 e 07 de março, haverá outra turma, nas instalações do Cederj no Estádio Municipal Raulino de Oliveira.

América Tereza afirmou que a capacitação para todos os municípios do Estado do Rio vai acontecer a partir do mês de março, mas foi antecipada para Volta Redonda e outras cidades da região após conversas com a prefeitura:

— O laboratório na sede da FIA para fazer as capacitações para todo o estado já está pronto, mas antecipamos as capacitações aqui da região depois de conversarmos com a Prefeitura de Volta Redonda, porque, além de permitir a esses conselhos saírem na frente, haverá economia para os cofres públicos, já que não será preciso fazer despesas com o deslocamento e a permanência dos conselheiros tutelares para a Capital – disse a presidente da FIA.

América Tereza informou ainda que os conselhos tutelares de Volta Redonda já dispõem da infraestrutura necessária para a implantação do sistema, que precisa de computadores ligados à internet para funcionar.

— A capacitação visa principalmente passar aos conselheiros as informações necessárias para que eles possam inserir informações e consultar o sistema. Alguns dos conselheiros são pessoas com pouco contato com os sistemas de compartilhamento de informações via rede de computadores, então em alguns casos será preciso passar também noções básicas de informática — acrescentou.

 

Sobre o Sipia

 

O Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia) é um instrumento de apoio à gestão em direitos humanos de crianças e adolescentes, a partir de módulos que coletam, processam e disseminam informações locais sobre a situação da infância e adolescência. O software oferece ainda um conjunto de dados em relatórios locais, regionais, estaduais e nacionais para apoiar a construção e o desenvolvimento de projetos.

O sistema foi criado pelo governo federal e já existe em diversos estados. As dificuldades financeiras que o Estado do Rio atravessou atrasaram sua implantação nos conselhos tutelares fluminenses; agora, a pedido do Ministério Público, a FIA está efetivando a implantação do Sipia em todo o Estado do Rio.

De acordo com América Tereza, quando o sistema estiver em operação em todo o estado, será possível acompanhar a trajetória de uma determinada criança ou adolescente ou de sua família, mesmo que eles se mudem: “sem as informações armazenadas em uma plataforma online, quando o adolescente e/ou sua família se mudavam da jurisdição de um conselho tutelar para outro, muitas vezes as informações se perdiam. Após a implantação do sistema, cada ocorrência permanecerá arquivada e os conselhos tutelares terão ac3esso ao histórico completo”, finalizou a presidente da FIA.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Epoca de eleicao da nisso

  2. O governador Pezao não pode entregar obra iniciada com grande gasto de dinheiro público a um bando de invasores uma área de 10,000 m quadrado destinada a Idosos seria caso para a Polícia Federal investigar , este Bispo ta querendo alguma coisa ,Dom Waldir lutou pelos trabalhadores na greve da com não apoiou nem um trabalhador invadir terra ainda menos de Idosos

  3. Já vem ela querendo voto pra completar 40 anos na politica sem ter feito algo que seja útil.

Untitled Document