>
segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 18:05 h

TEMPO REAL

 

Capa / manchete2 / Ana Paula intermedeia vinda de Núcleo de Atendimento à Mulher para Resende

Ana Paula intermedeia vinda de Núcleo de Atendimento à Mulher para Resende

Matéria publicada em 3 de março de 2015, 19:44 horas

 


Unidade deverá ser implantada junto à 89ª DP e será fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Polícia Civil

Parceria: Reunião realizada na 89ª DP reuniu a deputada Ana Paula, o prefeito José Rechuan e o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso (Foto: Divulgação)

Parceria: Reunião realizada na 89ª DP reuniu a deputada Ana Paula, o prefeito José Rechuan e o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso (Foto: Divulgação)

Resende

Recém-empossada na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) a deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB), já começa a mostrar serviço. Como primeira medida do seu mandato, a peemedebista está intermediando a vinda do Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM) para Resende. Essa possibilidade foi discutida, hoje (03), durante uma reunião na 89ª Delegacia de Polícia com a presença do prefeito de Resende José Rechuan (PP) e do chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, entre outras autoridades.
Durante o encontro Rechuan ofereceu uma parceria da Prefeitura de Resende com a Polícia Civil nas obras necessárias para a implantação do NUAM em Resende.
– A Delegacia e a Prefeitura ficam lado a lado, desta forma poderíamos construir em nosso pátio uma sede para o NUAM ou ainda firmar uma parceria para a reforma da carceragem da delegacia, hoje desativada, para abrigar este projeto, e quem sabe também, integrando o Núcleo Integrado de Atenção à Mulher (NIAM) – disse.
O chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, mostrou-se favorável ao projeto e já adiantou que engenheiros da instituição devem visitar a carceragem da delegacia para estudar a viabilidade de transformar o espaço em um NUAM.  Ele também destacou a sensibilidade da administração municipal com o projeto e ainda ressaltou que, com o sucesso desta parceria e com o apoio da deputada Ana Paula, este modelo de convênio poderá ser levado a outros municípios.
– A mobilização da deputada Ana Paula junto às secretarias estaduais e também no parlamento ajuda a gente. Quem sabe a partir de um convênio estabelecido aqui em Resende, o Legislativo Estadual não possa criar uma medida legal para institucionalizar essas parcerias entre os municípios e a Polícia de uma forma mais ampla para o estado inteiro – ponderou Veloso.
Durante o encontro, a deputada estadual Ana Paula Rechuan ressaltou o avanço que Resende já tem com a estrutura própria da prefeitura.
– O município luta hoje com as armas que possui, oferecendo atendimento humanizado através do NIAM e da Coordenadoria da Mulher. Temos ainda um fluxograma organizado para o atendimento à mulher vítima de violência, mas precisamos agora desta outra ponta, o atendimento exclusivo na 89ª Delegacia de Polícia Civil através do NUAM – disse a deputada.

Solucionando problemas

Ainda na reunião, foram abordados temas como um possível convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para uma melhora no serviço oferecido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Resende. O promotor da Tutela Coletiva, Fabiano Oliveira, que estava acompanhado dos promotores criminais Diogo Erthal e Paulo Mattos, elogiou a postura da administração municipal em firmar a parceria, o que segundo ele “conta com o apoio do Ministério Público”.
Outro ponto destacado no encontrou foi a necessidade de aumento do efetivo de policiais civis na 89ª DP, reivindicação já apresentada pela deputada Ana Paula e o prefeito Rechuan, em audiência no mês de fevereiro. De acordo com o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, já está sendo fechado um estudo feito nas delegacias no interior para que seja racionalizado o número de policiais de acordo com a demanda, o que poderá trazer novos policiais à Resende, como também o envio de novos, através da turma que está sendo formada.
– Questionar tudo o que acontecendo é muito fácil. O que a gente precisa é de um caminho para resolver nossos problemas e é isso que estamos começando a construir aqui hoje em Resende – afirmou a deputada estadual Ana Paula Rechuan.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document