Ana Paula Rechuan aprova projeto que contribui no combate à dengue

by Paulo Moreira
Ana Paula: ‘Após a sanção do governador, vamos ter a efetividade do combate à dengue com acesso livre aos agentes’

Ana Paula: ‘Após a sanção do governador, vamos ter a efetividade do combate à dengue com acesso livre aos agentes’

Resende e Rio –  O combate a epidemias, como a dengue, ganhará um novo aliado. Foi aprovado, por unanimidade, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na última quinta-feira, (08), o projeto de lei da deputada Ana Paula Rechuan (PMDB), que autoriza o acesso de agentes de Saúde e Vigilância Epidemiológica a imóveis em caso de epidemias, mesmo se o local estiver trancado ou desabitado. O projeto agora segue para redação final e sanção do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

– É uma vitória de toda população a aprovação deste projeto. Sem acesso total às propriedades, até mesmo as fechadas, as ações de controle de epidemia ficavam comprometidas, dependendo de liminar da Justiça. Após a sanção do governador, vamos ter a efetividade do combate à dengue com acesso livre aos agentes – comemora a deputada Ana Paula Rechuan.

O projeto de lei aprovado contribuirá com a redução dos casos de dengue registrados em todo o estado, que de janeiro a julho deste ano chegaram a 48.797 casos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Uma média diária de 271 casos. Os números registrados nos primeiros sete meses de 2015, é seis vezes maior do que todo o ano passado, que registrou 7.819 casos de dengue confirmados. Apenas em Resende, em 2015, foram 12.465 casos, sendo sete mortes.

No início do ano, a fim de reduzir os focos da doença, e com a dificuldade de entrar em residências fechadas, a Prefeitura de Resende teve que pedir uma liminar na Justiça, para que fosse autorizada a entrada de agentes de saúde nos imóveis. A partir da sanção do projeto de Lei, todos os municípios poderão entrar em todos os locais, amparado pela legislação, sem a necessidade de impetrar um processo na justiça para garantir saúde pública para todos.

– Essa lei sendo sancionada será muito importante para todas as secretarias de Saúde do estado. A dengue hoje está na casa das pessoas, 90% dos focos são encontrados nas residências, e é onde vamos ter total acesso para fiscalização e combate – comenta o secretário de Saúde de Resende, Daniel Brito, destacando que o índice de casas fechadas durante o trabalho dos agentes chega a 30%, na cidade.

You may also like

2 comments

Carlos Eduardo 11 de outubro de 2015, 05:09h - 05:09

Então vc viaja por 30 dias, sua propriedade trancada e um projeto de lei autoriza a entrarem em sua propriedade.
E quem garante que não irão furtar nada?
Querendo ou não é invasão tanto de domicílio quanto de privacidade!
Que lei idiota!
O q vai dar de ladrão entrando em residências fingindo ser agente!

leitor 10 de outubro de 2015, 12:47h - 12:47

Se essa Sra. votou a favor do aumento do IPVA, prejudicando a industria de sua própria cidade, perdeu o meu voto. Deveria ter aumentado somente o de motos que não são produzidas aqui.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996