quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Antonio Furtado comemora aprovação da lei que cria carteirinha de identificação para autistas

Antonio Furtado comemora aprovação da lei que cria carteirinha de identificação para autistas

Matéria publicada em 28 de janeiro de 2020, 22:37 horas

 


Furtado apoia leis que melhorem qualidade de vida das pessoas com deficiência

Volta Redonda – Titular na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o deputado federal Antonio Furtado comemorou a aprovação, pelo presidente Jair Bolsonaro, do Projeto de Lei 2.573/2019, chamado popularmente de Lei Romeo Mion, nome dado em homenagem ao filho mais velho do apresentador Marcos Mion, e que institui novos direitos para pessoas com autismo.

– Qualquer Lei que proporcione a melhora da qualidade de vida e o respeito aos direitos da pessoa com deficiência deve ser defendida e comemorada quando aprovada. Na maioria das vezes, o autista não tem uma aparência que o identifica com portador da síndrome, por isso acabam impossibilitados de usufruírem das garantias que outras pessoas com deficiências utilizam. Com a Lei, será mais fácil para o autista requerer esses direitos – afirmou o deputado.

A nova lei estabelece a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, um documento exclusivo para a identificação dos portadores da síndrome. Com a carteirinha, que será emitida gratuitamente, a pessoa terá atendimento prioritário em filas de serviços públicos e privados, como hospitais, bancos, lojas e aeroportos. A utilização de assentos reservados para prioridades no transporte público e em outros locais também estará garantido.

– Com o documento, essa população passa a ter prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. É um avanço e uma vitória importante para as famílias e para os portadores de Transtorno do Espectro Autista – comemorou o parlamentar.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

16 comentários

  1. Avatar

    Fanfarrão quer enganar quem ??? Só quem não conhece que vota .

  2. Avatar

    Autoria: Câmara dos Deputados

    Projeto de Lei 2.573/2019 Iniciativa da deputada Federal Rejane Dias (PT/PI)

  3. Avatar

    Berenice Piana é uma militante brasileira, co-autora da lei 12.764, sancionada em 28 de dezembro de 2012, que leva seu nome: a Lei Berenice Piana, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista.

    § 2º A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

  4. Avatar

    A! só para avisar ao deputado e ao diário do Vale, o Brasil é signatário da ONU, nos direitos da pessoa com deficiência.

  5. Avatar

    Não lembro desse deputado em audiência a favor das pessoas com autismo em Brasília, agora por favor senhores, não existe o termo PORTADOR , ninguém porta uma síndrome ou autismo ou uma deficiência. Esse termo caiu a muitos anos, o termo é pessoa com autismo, pessoa com deficiência. Senhor Furtado vamos aprender para falar vamos estudar, ok? Os termos mais utilizados e mais buscados no Google são PPD – pessoa portadora de deficiência e PNE – portador de necessidade especial. Apesar de serem amplamente utilizados, não significa que estão corretos ou que são a forma mais adequada para se referir a uma pessoa.
    Atualmente, o termo oficial e CORRETO que foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência é PcD que significa Pessoa com Deficiência, pois ele esclarece que há algum tipo de deficiência sem que isso inferiorize quem a tem. Pessoa portadora de deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos errados e devem ser evitados, uma vez que não transmitem a realidade como deveriam.

    Liê Ribeiro
    Mãe do Gabriel Gustavo/Pessoa com autismo.

  6. Avatar

    Esse deputado é tão fanfarrão quanto foi quando delegado.
    Pra sorte dele temos um povo ignorante e uma classe média mal alfabetizada.
    Vida que segue.

  7. Avatar

    Muito bom esse apoio para os “anjos autistas” Tudo que se faz a favor dos autistas, tem e terá sempre os meus aplausos. Parabéns pela bela atitude do nosso deputado federal Antônio Furtado. Parabéns!!!

    • Avatar

      Mas o que ele já fez pelos autistas??A Lei foi feita pela Deputada Rejane, nada haver com o deputado em questão.

  8. Avatar

    BOM DIA !

    QUERO PARABENIZAR O DEPUTADO FEDERAL “DELEGADO ANTÔNIO FURTADO”, QUE VEM TRABALHANDO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS CONTINUAMENTE EM PROL DA REGIÃO SUL FLUMINENSE E DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ESSA LEI CRIADA POR ELE, VAI FAVORECER A CRIAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA QUE TERÁ DIVERSAS UTILIDADES IMPORTANTES … NOVAMENTE DEIXO OS MEUS PARABÉNS POR MAIS ESSA VITÓRIA …

  9. Avatar
    Rosa Marta de Assis Sergio Ferreira

    Parabéns amigo Deputado Federal Delegado Antonio Furtado!
    Bom trabalho!

    • Avatar
      Luciomar Santagueda do Nascimento

      Parabéns deputado delegado Antônio Furtado, pois tenho pessoas na família com necessidades especiais com relação ao autismo e sabemos o que a família sofre com o descaso das autoridades.

  10. Avatar

    Este deputado só fez decepcionar seus eleitores!! Até agora no plenário só defendeu os interesses dos militares. As pautas que lesam o bolso do povo foram todas apoiadas por este cidadão. Nas urnas daremos o troco. Mas até lá vamos convivendo com estas aparições “enfeita pavão” que só tem o intuito de dar visibilidade a políticos interessados no voto mas que não apresentam nada de concreto e de relevância para a sociedade.

  11. Avatar

    Até parece que foram os deficientes que votaram nele… Mais como maioria não conhece política.. não deixa de ser uma deficiência. Até agora não fez nada para volta redonda e região. Há lembrei votou a favor de atrasar aposentadoria dos trabalhadores .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document