domingo, 24 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Antonio Furtado diz que juiz de garantias poderia mudar a Operação Lava Jato

Antonio Furtado diz que juiz de garantias poderia mudar a Operação Lava Jato

Matéria publicada em 24 de janeiro de 2020, 22:25 horas

 


Deputado afirma que divisão do trabalho entre dois juízes foi suspensa porque geraria custo elevado para a Justiça

Furtado conversa com empresários em Volta Redonda

Volta Redonda – Durante um almoço com os empresários Antônio Cardoso, Keisabro Shokyu e Leonardo Shokyu, o deputado federal Delegado Antonio Furtado disse que a figura do juiz de garantias, acrescentada por deputados do PT ao pacote anticrime proposto pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, poderia mudar o resultado da Operação Lava Jato. Segundo ele, com um juiz acompanhando o trabalho de investigação e outro julgando o mérito da questão, a tendência seria haver mudanças nos resultados do inquérito.

— Se o juiz que julga for o mesmo que acompanha a investigação, como ocorre atualmente, a tendência é que ele vá formando convicção ao longo do processo. Por exemplo, se ele autoriza ou não uma escuta telefônica, isso já mostra que, de alguma forma, ele está avaliando culpa em potencial. Com juízes diferentes, as provas serão avaliadas por um magistrado que vai olhar o conjunto sem ter tido contato com o processo antes — afirmou Furtado.

Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro decidiu manter a emenda do PT no projeto e o sancionou, mas o STF adiou, sem prazo definido, o início da atuação dos juízes de garantias.

O deputado acrescentou que acredita que a decisão da instância mais alta do Judiciário no país tenha tido motivação ligada a questões práticas:

— Sairia absurdamente caro implantar juízes de garantias em todo o país. Há muitas comarcas que não têm um juiz exclusivo para elas, e já se sabe que há carência de juízes no país. A atuação do juiz de garantias ou obrigaria a abertura de uma grande quantidade de concursos para contratar magistrados, ou tornaria os processos ainda mais morosos do que são atualmente, com a sobrecarga de trabalho. Por isso, o Supremo suspendeu a aplicação dessa parte da lei — disse o parlamentar.

 

Lei das licitações

 

O deputado também disse que um dos projetos que provavelmente serão votados logo após o reinício das atividades legislativas, em fevereiro, será a nova Lei das Licitações. De acordo com Furtado, a intenção é tornar o processo mais ágil e menos burocrático.

—A intenção é simplificar as compras governamentais para que se tornem mais rápidas. Hoje há muita burocracia, que pode ser reduzida sem que se perca no quesito transparência — afirmou.

Furtado afirmou que o tema já entrou diversas vezes em pauta, mas foi retirado. O motivo seriam discordâncias entre os líderes dos partidos, o que  impede a aprovação em votação simbólica.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

24 comentários

  1. Avatar

    PELO QUE ESTOU VENDO O MOÇO QUE ME CHAMOU DE BOZOLINO, NÃO TEM HUMOR. E ENTENDE POUCO, LEIA COM ATENÇÃO, DEPOIS…. OPS: HUM! será que menti, mostrando para o doente,( este moço que usa o nome Operário) o que esta quadrilha do PSDB, vem roubando neste pais; e o Lula e o PT, que são os corruptos?. Quanto a reportagem da Veja: “A Interpol, descobriu, que 18 membros do PT, enviaram para paraísos fiscais, 500 bilhões de dólares (500 bi, de dólares) não perca a conta. Reportagem da Veja, dia de tiragem de milhões de revistas.” — Só gente doente (tratamento do Aécio) acreditaram nisso. — O ORÇAMENTO DE DEFESA DOS USA, PARA 2018, FORAM DE 750 BILHÕES DE DÓLARES — ENTENDEU AGORA, O MEU COMENTÁRIO?

    • Avatar
      Bregte BOZZOLINO MENTIROSO

      Kkkķkkkķ o idiota ainda insiste na mentira. Muito bom poder ser anônimo, não é mesmo?
      Mentira contada várias vezes virá verdade?
      Não , principalmente quando contada por um analfabeto funcional.

    • Avatar

      Foi o PSDB e empresários que lavaram dinheiro no Banestado , gente ligada ao pt era 0,3 por cento do todo. O erro do pt foi ajudar o PSDB a encobrir a maracutaia ajudando a encerrar com a cpi ou cpmi , sei lá como se chamava essa porra.
      Outra coisa importante, o juiz do processo era Sérgio Mofo e o delator o já famoso youssef que interessantemente virou delator na lava jato é vejam só, com Sérgio moro novamente é quer mais? Ele está solto e trabalhando com doleiros novamente.
      Esse tal bregte sabe de nada , só acha que sabe.

  2. Avatar

    Há 40% dos municípios brasileiros que não possuem nenhum juiz, ou seja, só por isso dá para notar que essa lei que a parte podre dos políticos está tentando criar é completamente incoerente e incorreta!
    Essa lei do juiz de garantias é para garantir uma impunidade ainda maior para os políticos corruptos, pois atualmente já se prescrevem centenas de processos de corruptos pela lentidão da justiça brasileira, com a aprovação desse nova lei vão prescrever muito mais processos, pois a lentidão da justiça vai aumentar ainda mais!
    O que dizer do deputado do PSOL, aliado do PT, que está tentando prejudicar ainda mais a Justiça brasileira e a Operação Lava-Jato, ajudando a deixar solto dezenas de políticos corruptos e comunistas?!
    Como diria Albert Einstein: “Há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana….”

    • Avatar

      Corta os penduricalhos do judiciário e abra mais vagas para juízes com esse dinheiro público que escorre pelos ralos deste país, te garanto que ainda vai sobrar verba.

    • Avatar

      Esse pessoal que comenta , e depois comenta em cima do próprio comentário, é nível gardenal pra cima

  3. Avatar

    Vou tentar ser o advogado do delegado que está deputado. Esse texto não pode ter saído da sua mente,isso deve ter sido escrito por alguém que estava na redação em um determinado momento. Não vou culpar nem o estagiário, pois ele teria mais noção sobre o assunto. Esse cidadão que se elegeu na cauda do despreparado não falou coisa com coisa.Enfiou o PT no assunto, deu um exemplo totalmente fora do contexto e para finalizar disse que o supremo suspendeu pelo prazo indeterminado. Quem suspendeu monocraticamente foi o indicado pela senhora cabral ao supremo, em um dos vários erros cometidos pelo ex presidente Lula. A excelência Luiz Fux é um lavajatista de quatro costado, sempre pronta para atender os caprichos do marreco de Maringá e da rede que ainda sustenta esse sujeito. Aproveita delegado, sua experiência em Brasília felizmente está com os dias contado.

  4. Avatar

    Tem que avisar a esse imbecil eleito por milhares de idiotas e desinformados que o Juiz de Garantias não foi “acrescentado” pelo PT, mas sim proposto e votado por vários outros partidos, destacando-se a atuação do deputado Marcelo Freixo. E alertar a esse merda de político que o Juiz de Garantias, existente em vários países democráticos, objetiva impedir e evitar injustiças, como ocorreu quando o Juiz Conjo Ladrão, num absurdo conchavo para se tornar um político, eliminando opositores, investigou, orientou a acusação e julgou o ex-presidente Lula, além de influenciar os juizecos do TRF-4 e contar com o apoio dos ministros hipócritas e lesa pátrias , o gourmet Barroso e o Fux(deu) ( “In Fux, We trust),denunciados pelo jornal Intercept Brasil.

    • Avatar

      OPS; Quem e você? Clareia, põe luz, (já deu para ver uma luzinha no fim do túnel.) Isso tinha de estar num cartaz (4×2), lá na vila, ali naquela calçada, defronte a passagem entre os dois Cesisas. Por que naquele “asilo”,já tem um bando de idiotas, dizendo, que ele será o melhor prefeito que esta cidade terá.

  5. Avatar

    Esse delegado só está de olho no orçamento da PM VR. O juiz de garantias é um avanço da nossa Justiça. Esse é um dos traidores dos trabalhadores aqui da nossa região, em Porto Real tem outro.

  6. Avatar

    Então é hora de ficarmos de olho e dar a resposta na urna!
    Prefeito de Volta redonda NÃOOOO!

  7. Avatar

    O Juiz de garantias, que só não existe no Brasil, foi apresentado pelo Marcelo Freixo, que não é do PT , e sua intenção é não manter o sistema judiciário parecido com o de países autoritários.

  8. Avatar

    O policial deputado não lembrou do povo que trabalha duro quando apoiou a nefasta reforma da previdência inclusive fazendo discurso em cima de carro de som. Este não terá meu voto nem dos meus familiares.

  9. Avatar

    Quem é contra o juiz de garantias de justiça? Quem não liga para a justiça, que se acha acima do bem e do mal. Todo pilantra é contra este dispositivo que impede a concentração de poderes em uma figura. O bolsonaro só sancionou porque teria o veto derrubado pela Câmara.

  10. Avatar

    Esse deputado conseguiu se eleger pegando carona na candidatura do presidente, espero que não seja outro traíra , gostaria de vê-lo na CPI defendendo o nosso presidente hein!!! Estamos de olho!!!!

  11. Avatar

    Já perceberam que todas as mudanças de condenação e forma de julgamento é para beneficiar políticos, principalmente os corruptos, temos os casos da segunda instância e do tal de juiz de garantia, todos os dois criados por um partido que foi o mais corrupto da nossa história, claro para beneficiar os seus corruptos, principalmente um ex presidente ladrão e seus comparsas. Ou alguém já viu um zé ninguém quando julgado na 1º instancia ter condições financeiras para recorrer a outra instância.

    • Avatar

      Não neste caso, seu burro. Vá ler para entender do que se trata. Vc é igual ao VAI DANDO, guta, Emir Dacutiano e outras q aparecem por aqui… Só falam M.

    • Avatar

      MARKA, BANESTADO,TRT DE SÃO PAULO, VAMPIROS, SUDAM,SAÚDE EM MINAS, PALÁCIO DO GOVERNO, DE MINAS, AEROPORTO, HELIPÓTERO
      Sabe o que é isso, idiota, ou se faz de bobo?
      TEM MAIS ; A Interpol, descobriu, que 18 membros do PT, enviaram para paraísos fiscais, 500 bilhões de dólares (500 bi, de dólares) não perca a conta. Reportagem da Veja, dia de tiragem de milhões de revistas.
      Fazer o que? O Aécio sabia para quem publicava. Hum, e pelo que vejo, o tratamento faz efeito até hoje.

    • Avatar
      Bregte bozzolino mentiroso

      Mentiroso, Interpol não descobriu coisa alguma. Vc é só mais um bozzolino fake News, vcs são GADO , KKKKK

  12. Avatar

    Estava com o distintivo? KKKK ridiculo. Perdi meu voto .

    • Avatar

      Eu alertei aqui durante toda a campanha. Como delegado ele é ótimo, mas NÃO CONHECE a Administração Pública e NÃO ENTENDE de Gestão Pública. Não é à toa que ele confundiu dizendo que estava defendendo o povo e no final todos viram que ele estava todo o tempo defendendo a sua classe policial. Para quem ENTNEDE de Gestão Pública jamais iria confundir povo com classe policial.

      Eu sugiro a ele ler direito esse assunto de juiz de garantias. Se deixar para os assessores policiais interpretarem para ele, então vai votar errado sempre.

  13. Avatar

    Perdi foi meu voto isso sim. Esse não ganha nem pra síndico de prédio. Na primeira oportunidade de votar a favor da população, ele votou contra. Fazer o que né, vivendo e aprendendo. Boa noite galera.

  14. Avatar

    Todo autoritário é contra o juiz de garantias.

Untitled Document