Antônio Furtado propõe que 13º seja estendido aos beneficiários da LOAS

by Diário do Vale

Foto: Divulgação
Furtado argumenta que décimo-terceiro do LOAS ajudará famílias que têm renda reduzida

 

Volta Redonda e Brasília – O deputado federal Antônio Furtado apresentou projeto de lei que concede aos idosos e pessoas com deficiência, favorecidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o direito ao recebimento do 13° salário. A gratificação, no valor de um salário mínimo, será proporcional ao número de meses do ano em que se recebeu o benefício, estabelecido na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

O parlamentar explicou que para ter direito ao recebimento do BPC não é necessário ter contribuído para o INSS, como no caso da aposentadoria. Segundo o deputado, o pagamento é previsto a pessoas com deficiência, que demonstram incapacidade para desempenhar atividades laborais ou a idosos, a partir de 65 anos. Em ambos os casos, a renda por pessoa do grupo familiar deve ser menor a 1/4 do salário mínimo.

– Este benefício tem como foco pessoas em vulnerabilidade social e por isso, é tão importante estender a elas o direito ao 13º salário, seguindo o princípio da isonomia, uma vez que essa renda extra já é oferecida aos demais beneficiários do INSS no mês de dezembro. Será uma ajuda considerável, visto que os integrantes desse grupo geralmente vivem com o orçamento familiar comprometido – ponderou.

O deputado afirmou que essa proposição, planejada para corrigir uma distorção legislativa e garantir igualdade de direitos, surgiu durante uma live com especialistas no tema, o advogado Sandro Gonçalves e o jornalista Milton Dantunes.

– Como representante da população, estou sempre aberto ao diálogo e ao conhecimento das demandas. A live é um excelente momento para trocar informações e pensar de forma conjunta. Assim, planejamos nossas ações de maneira assertiva, propondo projetos que possam melhorar a vida das pessoas. Estamos certos de que devemos potencializar a proteção social dessas famílias, aumentando a transferência de renda e a qualidade de vida – concluiu o deputado.

Você também pode gostar

1 comment

Piamã 4 de março de 2022, 06:14h - 06:14

Ano que vem vai voltar a ser delegado.

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996