sábado, 15 de maio de 2021 - 21:42 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Apadem faz homenagem a Emiliana Casagrande

Apadem faz homenagem a Emiliana Casagrande

Matéria publicada em 11 de abril de 2020, 09:59 horas

 


Emiliana escrevia poesias e tem histórico de apoio a Apadem


Volta Redonda –
A Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda (Apadem-VR) fez uma homenagem de despedida para a professora Emiliana Casagrande, que foi secretária municipal de Educação em Volta Redonda. A associação lembrou que a professora, que morreu nesta sexta-feira, dia 10, foi uma das “madrinhas” do grupo, criado para divulgar a causa dos autistas na cidade.

“Poucos sabem da sua participação decisiva para que o autismo fosse divulgado e respeitado em nosso município. Esteve ao lado da APADEM durante muitos anos, apoiando a causa, e lutando por melhorias na educação, para que nossos meninos e meninas fossem bem atendidos”, diz o comunicado.

O texto lembra ainda que Emiliana deixou um grande legado na construção de escolas especializadas e na implantação da equoterapia na rede municipal de ensino.

A ex-secretária de Educação e professora, Emiliana Casagrande, de 73 anos, morreu na noite desta sexta-feira, dia 10. Ela estava internada no Hospital Unimed, depois de ter se sentido mal em casa. Emiliana sofria há anos de um grave problema respiratório. O velório e enterro do corpo de Emiliana seguirão as normas previstas nos protocolos de combate e prevenção ao coronavírus.

Veja na íntegra o comunicado da Apadem:

Nos despedimos da professora Emiliana, nossa fada madrinha de olhos azuis.

Tudo começou em 1999, numa história de parceria e amor na causa do autismo. Nessa época, Emiliana era a Secretária Municipal de Educação de Volta Redonda…

Deixa um legado enorme como mãe, professora, poetisa, amiga e muito mais.

Poucos sabem da sua participação decisiva para que o autismo fosse divulgado e respeitado em nosso município. Esteve ao lado da APADEM durante muitos anos, apoiando a causa, e lutando por melhorias na educação, para que nossos meninos e meninas fossem bem atendidos.

Lutou, brigou, chorou por nós… pelas escolas especializadas, pelo transporte escolar tão necessário para a acessibilidade dos autistas, pela implantação da equoterapia, pela construção pelo semeia, pelos nossos sonhos…
Ela estava sempre lá, nos dando força, com palavras lindas que só ela, como poetisa, saberia dizer…

Hoje estamos tristes, nos sentimos sós. Mas Emiliana será sempre lembrada, com amor, com gratidão, com reconhecimento pelo que fez pelos autistas.

Obrigada querida Emiliana por tudo!!!

Descanse em paz!!!

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar
    FranciscoJFLacerda

    Quem a conheceu pessoalmente uma pessoa linda, não só pelos olhos azuis , não somente enquanto mais nova como nesta fotografia da matéria mas principalmente pela missão dada a ela pelos céus pela sua escolha em ensinar, ajudar seus irmãos na terra com o conhecimento que nos enriquece, inclusive e principalmente a alma!

    Seja mais uma luz entre os imortais e nos ajude com ela a sua comunidade aí de cima, a quem o destino nos enviou e fez colaborar imensamente, professora Emiliana Marcondes de Siqueira Casagrande

  2. Avatar

    Grande pessoa e amante da poesia.

    Lembro-me de ter participado de uns dos seus saraus, que realizava antigamente na Pousada Casagrande no bairro São João.
    Também dos bate papos no Orkut, e nas salas de bate-papo do UOL, nos idos de 2001/2002.
    Poucos éramos os que conheciam sua verdadeira identidade nas salas de bate-papo, como era divertido.
    Descanse em paz!!!

  3. Avatar

    Uma grande mulher que deixou um grande legado.
    Com sua luminosidade encantava a todos.
    Como professora no inicio de carreira encantava a todos sem distinção.
    Fará falta.

  4. Avatar

    Todo o nosso respeito à Professora Emiliana, e as nossas mais sinceras homenagens à grande profissional que, infelizmente, nos deixou.

Untitled Document