sábado, 16 de outubro de 2021 - 02:12 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Audiência pública apresenta planos para saneamento e resíduos sólidos

Audiência pública apresenta planos para saneamento e resíduos sólidos

Matéria publicada em 3 de setembro de 2015, 20:26 horas

 


Encontro reuniu cerca de setenta pessoas na noite de quarta-feira, no Auditório do UGB

Lincoln Botelho: ‘Cooperativas terão papel fundamental na gestão de resíduos sólidos’

Lincoln Botelho: ‘Cooperativas terão papel fundamental na gestão de resíduos sólidos’

Volta Redonda –  Cerca de 70 pessoas, representantes da sociedade civil, governo municipal, entidades ambientais, empresas, sindicatos e cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos, compareceram à Audiência Pública realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento (SMP) para apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O encontro foi na noite da última quarta-feira (2), no Auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase).

O secretário municipal de Planejamento, Lincoln Botelho, abriu a reunião explicando o processo de elaboração dos planos municipais de saneamento – PMSB e PMGIRS – que foram concluídos depois de uma extensa discussão, onde foi feito um levantamento de dados, um diagnóstico, um prognóstico, e finalmente um plano, que define as metas a serem cumpridas pelo governo municipal para os próximos 20 anos nessas áreas.

Lincoln ressaltou a importância da atuação conjunta entre o Comitê Municipal de Saneamento Básico (CMSB), composto por 51 representantes da sociedade civil, governo municipal, entidades ambientais, empresas, sindicatos e outros, e a empresa Ecologus Engenharia Consultiva, contratada através de licitação para elaborar os planos. O trabalho começou no início de 2014 e contou com as secretarias de Serviços Públicos, que forneceu informações sobre resíduos sólidos; e de Obras, que passou dados sobre drenagem, juntamente com o IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano); além do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

A apresentação do PMSB e do PMGIRS propriamente dita ficou a cargo do arquiteto Rodrigo Imbelloni, que é o coordenador técnico do trabalho. Após a exposição, o público tirou dúvidas sobre alguns pontos. De acordo com Lincoln, os mais atuantes na Audiência Pública foram os membros de cooperativas de reciclagem de resíduos sólidos, “que passam a ter papel fundamental na implantação de algumas metas previstas no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS)”, afirmou.

Agora, a população pode conhecer o conteúdo dos dois planos, na íntegra, no PortalVR.com, no link Plano de Saneamento, e dar sugestões através do site até o próximo dia 18 de setembro. “Depois nós vamos receber as sugestões, levar para análise do CMSB, e o que for pertinente, será incorporado aos planos, que serão transformados em projeto de lei e submetidos à votação na Câmara Municipal”, explicou o secretário de Planejamento.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. TRISTE CONSTATAÇÃO

    DV, que foto mal feita, hein! Se havia cerca de 70 pessoas, deveriam ter tirado a foto do lado que está oculto, porque nessa não tem nem 30 pessoas.

Untitled Document