Aula inaugural abre oficialmente a Universidade da Melhor Idade - Diário do Vale
terça-feira, 21 de setembro de 2021 - 10:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Aula inaugural abre oficialmente a Universidade da Melhor Idade

Aula inaugural abre oficialmente a Universidade da Melhor Idade

Matéria publicada em 4 de setembro de 2017, 20:53 horas

 


Espaço na UFF trabalhará disciplinas que ajudarão no envelhecimento mais saudável em alunos a partir de 55 anos

Pela 3ª idade: Deputado Deley de Oliveira, que participou da aula inaugural, destacou a importância do projeto (Foto: Paulo Dimas)

Pela 3ª idade: Deputado Deley de Oliveira, que participou da aula inaugural, destacou a importância do projeto (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – A Universidade da Melhor Idade está funcionando oficialmente desde a tarde desta segunda-feira (4), quando ocorreu a aula inaugural para os alunos que integrarão a primeira turma da unidade. A abertura dos trabalhos foi no auditório da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, da UFF, na Vila Santa Cecília.

Foram abertas 40 vagas, sendo 36 para maiores de 60 anos e outras quatro para pessoas com idade entre 55 e 60 anos. A implantação e o custeio da universidade aconteceram por iniciativa do deputado federal Deley de Oliveira (PTB). O parlamentar fez uma emenda de R$ 850.000,00 destinada à UFF, que será a gestora a partir da direção da Escola de Engenharia.

O deputado, que participou da aula inaugural, destacou a importância do projeto. Deley lembrou que sua ligação com a Melhor Idade remonta ao tempo em que foi Secretário Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda.
– É uma alegria poder estar aqui. Quando parei de jogar fui convidado pelo Neto para assumir a Secretaria de Esportes. Foi um grande desafio, pois só havia 80 pessoas no projeto da terceira idade. Para o sucesso é preciso sorte e trabalho. Queria muito agradecer a diretora Nadja Valéria Vasconcellos de Avila, que se tornou uma entusiasta do projeto – disse Deley, que emendou:

– Já temos o compromisso de aumentar o curso. O convívio com a juventude será muito rico. É uma oportunidade de troca de experiência fantástica. Aproveitem. Tenho orgulho do meu trabalho. Contribui como cidadão e como parlamentar para melhorar a vida das pessoas. O maior patrimônio é o conhecimento. Aproveitem – destacou.

Parceiro do projeto, o presidente da AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda) Ubirajara Vaz, disse estar emocionado.

– Me formei há 49 anos aqui na UFF e hoje me torno um aluno novamente. Quero parabenizar ao Deley, idealizador do projeto, e a UFF pela realização – disse Ubirajara.

Nadja Valéria, que é Diretora da UFF e Coordenadora do Curso, falou que é um sonho realizado a implantação do curso.
– É uma grande satisfação participar desta aula. É a concretização de um sonho. Quando o Deley trouxe o projeto, de pronto aceitei por saber da grande expressão deste público na sociedade. Encaro como mais um desafio para minha vida profissional, pois sempre convivi com público jovem – afirmou.

A professora destacou que o projeto segue uma tendência mundial.

– O envelhecimento populacional é um marco mundial. Hoje a expectativa de vida aumentou. Viver bem é um grande desafio. Desejamos que nossos alunos desfrutem da educação de qualidade e que o curso contribua para a melhora da qualidade de vida – disse.

Pelo projeto, os alunos terão um espaço dentro da UFF para trabalhar disciplinas que ajudarão a proporcionar um envelhecimento mais saudável. Além disso, o projeto prevê a troca de experiências entre jovens e os alunos da terceira idade.

Conteúdo do curso

Oficinas:

Jogos (Sudoku e Kakuro)
Musculação na Melhor Idade
Plantas medicinais, condimentares e aromáticas
Microbiologia do dia a dia
Fotografia
Segurança doméstica e primeiros socorros
Meio ambiente e reciclagem
Coturnicultura

Disciplinas:

Inglês
Horta e Jardinagem
Nutrição para o Idoso
Informática Básica para a Melhor Idade
Matemática
Bioquímica do Envelhecimento
Gastronomia
Finanças Pessoais
Espanhol
Produção de Texto
Direito do Idoso
Neurociência do envelhecimento
Fenômenos físicos e suas relações com a terceira idade


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. Parabéns pelo projeto!!!

  2. Péssima matéria. Não diz como é onde fazer inscrição e nem foi feita a divulgação do curso. Vergonha.

Untitled Document