Bolsonaro sofre derrota no TSE em processo contra pesquisa Datafolha

by Diário do Vale

Bolsonaro perde na Justiça em processo contra pesquisa. (crédito AB)

Brasília – O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou hoje (17), por unanimidade (sete votos), uma reclamação do deputado e pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL-RJ) contra a empresa de pesquisa Datafolha, a quem acusava de difamá-lo.

Em janeiro, o deputado havia tentado impedir a divulgação da pesquisa, que questionava aos entrevistados se tinham conhecimento “sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política.”

Na ocasião, o relator do caso, ministro Sérgio Banhos, negou o pedido de liminar (decisão provisória) e permitiu a divulgação da pesquisa. Nesta quinta-feira, o plenário do TSE deu suporte ao relator, mantendo a legitimidade do levantamento.

A defesa de Bolsonaro alegava que o uso da palavra “denúncias” despertava no entrevistado um estado emocional contrário ao deputado e era difamatória, uma vez que o político nunca foi alvo de denúncia devido a seu aumento patrimonial.

Para o advogado, o uso da palavra “faz incluir no subjetivo dos consultados a ideia de que esse acréscimo teria sido imoral, ilícito, e não fruto do trabalho honesto”.  Banhos rejeitou os argumentos. Para o relator, a palavra “denúncias” não foi usada em sentido estritamente jurídico, mas em sentido “coloquial e genérico”. Em razão disso, ele concluiu que “o conteúdo da pesquisa não foi suficiente para atribuir à pecha de enriquecimento ilícito ao recorrente Jair Messias Bolsonaro. Da mesma forma, não restou comprovado real prejuízo a imagem política”.

Na pesquisa, 66% por cento dos entrevistados responderam desconhecer “denúncias” sobre o aumento de patrimônio de Bolsonaro e sua família. Outros 18% disseram ter conhecimento e estar mais ou menos informado, enquanto 9% responderam ter conhecimento e estar muito bem informado e 7% disseram ter conhecimento e estar mal informado.

Liberdade de informação

Durante o julgamento, o procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques, destacou que o caso serve como importante precedente, sendo a primeira vez que o TSE estabelece um entendimento sobre pesquisas eleitorais para as eleições deste ano.

Ao refutar a reclamação, Jacques defendeu a liberdade de informação, expressão e diálogo. “Uma pesquisa eleitoral nada mais é do que uma entrevista feita a muito mais pessoas do que a uma só pessoa”, disse. “E que problema há em se perguntar a milhares de pessoas algo?”, indagou.

“Descabe à Justiça Eleitoral controlar as perguntas que jornalistas fazem a seus entrevistados e as perguntas que os institutos de pesquisa ligados a empresa jornalísticas fazem a sua majestade o povo em pesquisas eleitorais em fase pré-eleitoral”, afirmou o procurador.

You may also like

35 comments

Milton 18 de maio de 2018, 17:45h - 17:45

Bolsonaro presidente!!!!!!!!!!! Chora na cama que é quente!!!

Observador 18 de maio de 2018, 13:45h - 13:45

A última pesquisa revevou 36% de branco /indeciso. Essa parcela se decidirá durante o debate na TV e o tontonáro já demostra que vai arregar nessa fase. Seu partido não tem capilaridade nacional, não tem dinheiro, não tem tempo na TV, não tem experiência na corrida eleitoral em um país continental e o candidato não tem a simpatia dos universitários, LGBT, movimentos sociais, negros quilombolas, população indígena, artistas e nem a admiração da imprensa internacional que o descreve como um rascunho do trump. Uma combinação de elementos que torna evidente o fracasso dessa candidatura que entrará para história como a de um aventureiro fanfarrão.

Mito 2018 18 de maio de 2018, 14:55h - 14:55

Outros tempos observador. Com as midias sociais hoje, fica mais fácil fazer campanhas, vc acha que ele está em primeiro lugar como? Através das redes sociais! Se não fraudarem as urnas, ele ganha no primeiro turno!!! Trump era para as mídias americanas, brasileiras e mundiais um motivo de chacota, atores zombavam dele, segmentos LGBT desafiavam ele e no final quem foi eleito o presidente dos EUA? Em pesquisas feitas com jovens de 16 à 24 anos, Bolsonaro está em primeiro lugar. Aceita que doe menos, mimimi de medroso, se ele é fraco como vc fala, então o por que atacá-lo? Sinto um certo medinho dos antis!!!! Melhor Jair se acostumando kkkkkkk

Negão 18 de maio de 2018, 16:31h - 16:31

O PT tinha “capilaridade e dinheiro” e chegamos onde estamos hoje Observador. E tem mais, precisamos de um candidato HONESTO e não de corruptos, cachaceiros, viciados e populistas hipócritas que só procuram bajular egos e encantar desinformados. Vote no Ciro, pelo menos ele fala INGRÊIS.

Milton 18 de maio de 2018, 17:41h - 17:41

Chora na cama kkkkkk

Robson 18 de maio de 2018, 11:13h - 11:13

Quero ver quem vai ter coragem de entregar santinhos do Bolsonaro no Rio de Janeiro, Bahia e outros estados que tenham grande números de Negros e pobres! Está sendo que se explicar para a justiça por crime de racismo! Bolsominos se vcs apoiam o racismos estão no país errado!

Mito 2018 18 de maio de 2018, 12:35h - 12:35

Meu amigo, que comentário mais sem noção. Quando penso que o país com as mídias sociais, ou seja, mais informações, fazendo com que uma fake News seja desmentida em minutos, ainda encontramos um cidadão como o Robson, que fala que o cara é racista, que odeia pobre, papo da quadrilha do PT e seus apoiadores! Acorde meu amigo, abra sua mente, não é com acusações falsas que vencerão Bolsonaro. Quem tem que abandonar o Brasil são os apoiadores desse regime que faliu o país, hoje com 30 milhões de desempregados, população sem esperança pois, somos governados por corruptos, bandidos e ainda encontramos pessoas que defendam esses crápulas! Se não mudarmos nossa visão, nossos conceitos, continuaremos na miséria, sendo conhecido como um país de safados. Por isso voto Bolsonaro, a esperança de mudança para o Brasil! Chame ele de corrupto Robson!!!

Fora Ciro Gomes 18 de maio de 2018, 09:40h - 09:40

O líder das pesquisas presidenciais incomoda muito, Bolsonaro neles!!!!
Fora Ciro
Fora Pt
Fora PSDB
Fora Mdb

XIMBICA 17 de maio de 2018, 23:17h - 23:17

A galera do bostonaro já está preocupada com o Ciro, melhor Jair se acostumando.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

FasciXta golpiXta 18 de maio de 2018, 08:13h - 08:13

Ciro? Kkkkkkkkkkkk aquele que anda falando o inglês do Joel Santana e defendendo ladrão? O que queria sequestrar lula para não ser preso? Que disse receber os policiais federais na bala? Melhor você votar nulo!!

Betinho 17 de maio de 2018, 22:27h - 22:27

Os bolsominions já estão preocupados com o Ciro Gomes? Pois vão ser os candidatos de direita que vão tentar derrubar o ex-capitão, na briga para chegar ao segundo turno. Inclusive a até agora fracassada intervenção no Rio foi elaborada para isso. E povão não vai se acostumando, na verdade já está acostumado com políticos que falam muito, mas não explicam nada, como é o caso do “seu” Jair. Obs: há 30 anos um terreno na Barra já era muito caro para um militar de sua patente e ele tem muito mais para explicar. Continuamos aguardando.

Mito 2018 17 de maio de 2018, 23:43h - 23:43

Betinho, eu expliquei e os bens dele são declarados no imposto de renda, por que será que a receita federal nunca se manifestou contra os patrimônios dele? Ciro Gomes responde por mais de 80 processos, foi o responsável pela quebra da gurgel, acusado de desviar mais de 300 milhões das prefeituras do Ceará, e vc preocupado com o patrimônio do Bolsonaro? Filho do LULA, era tratador do zoológico e hoje é um dos homens mais rico do Brasil, Lula está preso acusado de chefiar a maior quadrilha que esse país já teve, o homem que quebrou a Petrobrás e vc preocupado com o patrimônio do Bolsonaro? Marina foi citada na lava jato, Alckmin acusado de desvio de merenda em São Paulo e vc preocupado com o patrimônio do Bolsonaro? Acuse-o de corrupto se puder, como falei, seus bens são declarados, não tem jeito Betinho, o pior cego é aquele que não quer ver! Melhor Jair se acostumando com nosso mito presidente!!!!

Pombo 17 de maio de 2018, 21:17h - 21:17

Xerife, maduro te chama kkkkk

Henrique 17 de maio de 2018, 21:12h - 21:12

PODE CHORAR MORTADELAS !!!!!!
CHEGA DE ROUBALHEIRA!!!!!! CHEGA DE VERMELHOS LADROES…… CHEGA DE MST VAGABUNDOS……, CHEGA DE ANALFABETOS ENSACADORES DE VENTO!!!!!

BOLSONARO NO PRIMEIRO TURNO!!!!!!!!
VOLTA NETO!!!!!

Observador 18 de maio de 2018, 09:26h - 09:26

Volta Neto?? Neto que fez campanha para Lula, Dilma, Cabral e Pezão? Neto que teve as contas rejeitadas e foi cassado? É isso que você quer?

XERIFE 17 de maio de 2018, 17:27h - 17:27

Bolsonaro foge dos debates, não resiste a 30 minutos de entrevista séria, seu programa de governo é um 38 para cada cidadão e um fuzil para cada fazendeiro. Insano.

Mito 2018 17 de maio de 2018, 17:54h - 17:54

Papo de quem apoia Ciro Gomes, esse mesmo que ajudou entregar a CSN para o Benjamin, que apoiou LULA, que quebrou a GURGEL, que trabalhou na CSN, que quer Benjamin como vice, que está enrolado no desvio do dinheiro das prefeituras do Ceará junto com seu irmão, que vai receber o pessoal do MORO na bala e que sequestraria o LULA no caso de ele preso. Por isso voto Bolsonaro, podem escrever, caluniar, só não podem chamar ele de corrupto. Melhor Jair se acostumando!!!

Flor 17 de maio de 2018, 17:05h - 17:05

Para os bolsominos por que o boconáro não tem participado de eventos de sabatina e debates com os outros candidatos? No encontro nacional de prefeitos por exemplo 11 candidatos compareceram e expuseram suas idéias. Por que o boconáro só fala em local controlado onde ele conhece o perfil da platéia? Por que ele não faz um discurso em alguma universidade? Ele usa a mesma estratégia do Collor que fugiu dos debates e se faz de vítima da imprensa.

Mito 2018 17 de maio de 2018, 18:14h - 18:14

Sabe porque ele não vai flor, para não encontrar pessoas bocó como vc. São 11 candidatos que estão unidos contra ele, para ser perguntado sobre tripé macroeconômico, se é fascista, misógino, xenófobo, se é apoiador de estupro, preste atenção. Com certeza, na hora certa ele irá falar, enquanto isso, chorem mais querida. Melhor Jair se acostumando!!!!

Gafanhoto 17 de maio de 2018, 21:04h - 21:04

Perdeu o processo contra o Datafolha. Foi condenado por ofender uma mulher. Foi denunciado no STF por comentários racistas contra os negros. Desde 88 mudou de partido 9 vezes o que demonstra que não tem compromisso com um projeto ideologico e sempre com partidos nanicos. Adotou uma postura de se fazer de vítima ao invés de expor suas idéias em fóruns públicos. Democracia é debater e não se esconder admitindo que não tem o mínimo de conhecimento de economia. A Dilma quebrou o Brasil pois não sabia o mínimo de economia.

Mito 2018 17 de maio de 2018, 22:11h - 22:11

Gafanhoto, as suas palavras são as mesmas que o PT e sua quadrilha usam. Todos sabem que o datafolha é defensor do PT e tentam influenciar a população com suas pesquisas fajutas, vide as últimas eleições e o que o mesmo apontava como lider das pesquisas e o resultado final. Todos nós sabemos que o STF está infestado de defensores do PT, vide a tentativa de livrar o Sr. Lula da prisão. Ofender mulheres? Todos sabemos que a deputada ofendeu o Bolsonaro o chamando de estuprador, ele apenas falou com a digníssima que a mesma não merecia ser estuprada. Ele é a favor da castração química, com toda certeza ele é o verdadeiro defensor das mulheres. Já tem seu ministro de economia escolhido, sendo visto com bons olhos por todos os especialistas em econimia, a pessoa não precisa ser especialista em tudo para ser presidente, tem que escolher as pessoas certas. Agora seus argumentos são de uma pessoa desesperada, chame-o de tudo, acuse-o de tudo, só não conseguem o chamar de corrupto, ou conseguem? Melhor Jair se acostumando gafanhoto!!!

Betinho 17 de maio de 2018, 16:20h - 16:20

Explicação sobre a origem do dinheiro, para esse crescimento de patrimônio, depois que entrou na política, isso a gente não vê. Como os candidatos da direita vão brigar entre eles para chegar ao segundo turno, quem sabe o Bolsonaro conta na campanha eleitoral como foi esse aumento de patrimônio.

Mito 2018 17 de maio de 2018, 18:01h - 18:01

Betinho se vc fosse um pouco, só um pouco inteligente, saberia que um terreno na Barra da Tijuca custava à 30 anos atrás X. Quem comprou terreno naquela época, hoje tem um patrimônio super valorizado, pois naquela época o terreno era barato e hoje com o boom daquele local ficou super valorizado, por isso o patrimônio dele hoje ser alto. Tente ler mais e para de ouvir fofocas! Melhor Jair se acostumando!!!

Henrique 17 de maio de 2018, 21:14h - 21:14

VOCE E UM IMBECIL PTRALHA!!!!! VAI SE IMFORMAR DEPOIS VOCE VEM VOMITAR BESTEIRA AQUI!!!!!

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 18 de maio de 2018, 08:20h - 08:20

A Barra da Tijuca já era cara há 30 anos, porém hoje não tanto na comparação com bairros da Zona Sul, que de lá para cá se valorizaram ainda mais… A valorização que ocorreu na Barra, com relação ao valor histórico dos imóveis, é igual ocorreu em todo lugar. Pegue o valor de mercado de uma casa na Vila Santa Cecília em 1990 e compare com hoje…

Outra coisa. O patrimônio dele e de sua família é sim condizente com seus rendimentos e os de seus filhos, isso sem considerar que a família Bolsonaro deve fazer muito dinheiro com palestras, eventos e com seus membros sendo sócios de empresas diversas… É realmente de se estranhar na comparação com muitos outros políticos e empresários devedores na Justiça Trabalhista, que informam sempre patrimônios ínfimos, tipo 120 e 180 mil reais, quando não menos. É coisa menor que o patrimônio de um morador de área de posse… Talvez isso reflita que, diferente de muitos outros, Bolsonaro nada pretende esconder, não acha?

Souza 17 de maio de 2018, 16:20h - 16:20

Aqui é BOLSONARO! Cada um escolha seu candidato e viva a democracia. Só não vale presidiário tá ok?

Observador 17 de maio de 2018, 17:59h - 17:59

Aqui não é Bolsonaro não. Aqui é um espaço de comentários e posições. Não necessariamente a favor ou contra.Isso sim é democracia.

Souza 18 de maio de 2018, 08:05h - 08:05

Aqui na minha casa moço! Fica bravo não, escolhe o seu e pronto.

Presidenta Aposentada 17 de maio de 2018, 14:58h - 14:58

A imprensa brasileira terá o mesmo impacto da justiça americana, tendo que explicar a eleição de Bolsonaro. Quanto mais bate, mais ele cresce.

Emília 17 de maio de 2018, 17:24h - 17:24

Cresce igual rabo de cavalo, ou seja, para baixo, Lula 33%; Bolsonaro16,4%.

Mito 2018 17 de maio de 2018, 18:39h - 18:39

Emília, faço uma proposta pro jornal e pra vc. Coloque uma enquete 24 horas, para sabermos qual candidato votar para presidente. Te garanto que Bolsonaro terá a votação para ganhar no primeiro turno. Quer pagar pra ver? Aposto que esse seu cavalo anda com certeza, com o rabo para cima!!! Melhor Jair se acostumando!!!

Brasileiro 17 de maio de 2018, 21:02h - 21:02

Emília com todo o respeito que vc merece, mas LULA está preso por ser LADRÃO, e o comandante supremo da ORCRIM, e não será candidato a nada. Eu pretendo votar no Senador Alvaro Dias, que na minha visão é um dos melhores candidatos, mas acho que vai perder. Quanto ao Patrimônio do Bolsonaro, acho normal, pois o mesmo além de Capitão da reserva, com bom salário, é Deputado Federal A VINTE ANOS, com salário alto e regalias, como TODOS os Deputados. O investimento em imóveis é um dos melhores existentes no Brasil. Possuo apartamentos em V.R e Cabo Frio, que adquiri a 20 anos e que quintuplicaram de preços. NUNCA roubei, mas trabalhei muito e sempre ganhei bem.

Deixa quieto 17 de maio de 2018, 12:44h - 12:44

E Bolsonaro na cabeça!

JAIR SE ACOSTUMANDO 17 de maio de 2018, 12:24h - 12:24

NÃO ADIANTA ESCONDER, É BOLSONARO NA CABEÇA.

Recruta Zero 17 de maio de 2018, 15:09h - 15:09

Não tenha dúvida, com certeza irá para o segundo turno, e com mais certeza ainda,
MORRERÁ NA PRAIA.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996