Câmara aprova ponte para Polo Industrial de Resende

by Diário do Vale

Resende –  Separado pelo Rio Paraíba do Sul, o polo industrial pode passar a ser interligado por uma ponte. A proposta aprovada pela Câmara Municipal é de autoria do vereador Mirim (Solidariedade), atual presidente do Legislativo, e tem por objetivo incentivar a implantação de mais empresas neste conglomerado de indústrias.

Aprovada no começo deste mês, a indicação recebeu a assinatura dos demais vereadores, e foi encaminhada ao prefeito José Rechuan (PP), com a solicitação de que a administração municipal busque o apoio da deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) e do Governo do Estado do Rio no atendimento da proposta.

Segundo Mirim, a melhoria é uma antiga reivindicação das empresas ali instaladas e vai permitir a melhor exploração do polo industrial da cidade. O vereador conta que, em razão da inexistência da ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, as empresas são obrigadas a recorrer à Via Dutra, num trajeto mais longo e que acaba contribuindo para o encarecimento das atividades no local.

– A obra vai contribuir para que Resende aumente seu potencial de atração de novos investimentos, uma vez que reduz o tempo e os custos necessários para o transporte de funcionários e o escoamento da produção, por exemplo – argumenta, acrescentando que a nova ponte vai representar mais um passo no sentido de incrementar o desenvolvimento econômico da região.

O vereador destaca a vantagem que a localização da cidade, situada às margens da rodovia e praticamente na metade do eixo Rio de Janeiro-São Paulo, representa para o setor industrial. Ele defende que a nova ponte será um atrativo a mais para que as empresas escolham Resende em busca da implantação ou expansão das suas fábricas.

Mirim, no entanto, ressalta que o investimento na construção da ponte representa gastos que estão acima da capacidade financeira da Prefeitura de Resende, demandando, portanto, a participação do governo estadual para ser viabilizado.

– Já que se trata de uma benfeitoria que contribui não apenas para o desenvolvimento de Resende, mas do Sul Fluminense e de todo o estado do Rio, cabe fazer gestão junto ao governador Luiz Fernando Pezão, com o objetivo de obter mais esse apoio do Governo do Estado ao crescimento econômico e social da região. Estamos ainda contando com o apoio da deputada estadual Ana Paula Rechuan. Apesar de ter assumido o mandato na Assembleia Legislativa, ela tem demonstrado neste curso espaço de tempo possível ser uma aliada importante de Resende e do sul fluminense na busca de melhorias para a população – ressaltou Mirim.

 O polo industrial

Criado na década de 1970, o polo industrial de Resende foi ponto preponderante no incremento da indústria como uma das principais atividades econômicas do município. Até a década de 1950, a cidade contava praticamente com duas indústrias de grande porte instaladas em seu território urbano: a antiga IQR (industrias Químicas Resende), hoje Clariant S.A., e a antiga Sandoz, transformada posteriormente na indústria Novartis, mas ambas instaladas na região do bairro Manejo.

Com a implantação do polo industrial, a cidade recebeu unidades fabris da Gotaverken, da SEAGRAN Continental Bebidas, da antiga Sakura (mais tarde Kodak) e da Multipó Produtos Siderúrgicos, entre outras empresas. Na década de 1990, foi a vez da Volkswagen – atual MAN Latin America, do entreposto da zona franca de Manaus e da EAD (Estação Aduaneira do Interior) se instalarem no pólo. Mais recentemente, há cerca de um ano, a montadora japonesa Nissan passou a fazer parte do polo industrial.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996