Câmara de Barra Mansa aprova criação do Fundo Municipal da Juventude

by Paulo Moreira

Barra Mansa – A Câmara Municipal de Barra Mansa aprovou em discussão única a criação do Fundo Municipal da Juventude. A criação do fundo foi proposta por mensagem do Executivo. A autoria técnica do fundo é do Conselho Municipal da Juventude de Barra Mansa. Com sua implantação, a execução de projetos relacionados ao desenvolvimento dos jovens e das organizações juvenis em Barra Mansa recebe ainda mais incentivo, pois o fundo tem o poder de receber receitas para promover esse desenvolvimento.
O Fundo Municipal de Juventude é a entidade responsável pelas receitas e despesas que possibilitam as atividades do Conselho Municipal de Juventude. As atividades a serem apoiadas financeiramente pelo fundo devem promover o protagonismo e emancipação dos jovens na sociedade. Tais atividades e projetos podem ser: programas de formação, como cursos e oficinas; apoio a equipamento de atuação juvenil; projetos de organizações juvenis; pesquisas sobre a juventude de Barra Mansa.
As receitas do Fundo Municipal da Juventude serão oriundas de repasses municipais, estaduais e federais; de doações de pessoas físicas e jurídicas; de receitas de eventos promovidos com a finalidade de conseguir recursos para o fundo e de emenda parlamentar de qualquer esfera de poder.
Todas as receitas do fundo serão controladas pelo Comitê Gestor do Fundo Municipal de Juventude. Esse comitê será formado por seis membros, divididos entre representantes do poder público e da sociedade civil. Além de controlar as receitas, o comitê deverá elaborar anualmente o plano de aplicação dos recursos; fixar os critérios e condições de acesso aos seus recursos; fiscalizar sua gestão e aprovar a concessão de benefícios a projetos apresentados ao fundo.
Para receber o incentivo financeiro do fundo, os projetos devem ser apresentados ao Conselho Municipal de Juventude. Pessoas físicas e jurídicas podem apresentar projetos, sempre direcionados ao desenvolvimento da juventude, mas precisam ser domiciliadas em Barra Mansa. Após a apresentação ao conselho, o projeto é submetido à aprovação do fundo, por meio de seu comitê gestor.
A aprovação do fundo foi acompanhada pelos membros do Conselho Municipal da Juventude. O vereador Wellington Almeida Pires destacou a importância do fundo para a implementação de políticas públicas para a juventude em Barra Mansa.
-O Conselho Municipal da Juventude tem se empenhado bastante na realização de suas atividades, mas nós, como poder público, precisamos apoiar e incentivar projetos voltados à inserção dos jovens na sociedade. Barra Mansa ao aprovar o Fundo Municipal da Juventude se torna um dos municípios pioneiros do estado do Rio de Janeiro na regulamentação da Política Nacional da Juventude. Sem dúvidas, a criação do fundo é um ganho para os jovens de Barra Mansa – declarou Wellington.

You may also like

1 comment

Morador de BM 10 de abril de 2019, 12:42h - 12:42

Queria que o prefeito, apresentasse projetos para o desenvolvimento da cidade, tipo: Construção de muro no cemitério, para o crescimento de comercio no local, asfaltamento na rua do sitio que liga Colonia e Saudade, Viaduto ligando a Dutra à Vista Alegre, ponte sobre o Rio Paraíba, ligando o Forum ao Ano Bom. Como nós elegemos um candidato que não gosta da nossa cidade. Não teremos nenhum destes projetos, ficaremos vendo somente, poste sendo pintados.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996