Câmara de Barra Mansa projeto para conscientização sobre a osteoporose

by Diário do Vale

Barra Mansa – A osteoporose é uma doença silenciosa que diminui a massa óssea, tornado os ossos mais frágeis. Na maioria das vezes, a doença só é diagnosticada após uma lesão ou fratura, causada por essa perda óssea. Para conscientizar a população sobre causas, sintomas e o tratamento da doença, a Câmara Municipal aprovou, na sessão de quarta-feira (07), o projeto de lei que cria a Campanha Municipal de Prevenção, Orientação e Combate à Osteoporose.

O projeto de lei, de autoria do vereador Gilson Assis Lopes, inclui no calendário oficial do município o Dia Municipal de Diagnóstico e Prevenção da Osteoporose. De acordo com o projeto, o programa de prevenção e combate à doença inclui tanto o desenvolvimento de ações de prevenção, quanto o acompanhamento e tratamento dos pacientes diagnosticados com osteoporose.

O projeto prevê ainda a implantação de um sistema de coleta de dados sobre os portadores da doença, detectando o índice de incidência da osteoporose no município. Tais dados podem ser utilizados para o aprimoramento do programa, atuando preventivamente na população com mais chances de contrair a doença. Ainda há a possibilidade de esses dados serem utilizados em pesquisas específicas sobre a osteoporose.

Para atuar na prevenção, o projeto estabelece atividades educativas, para informar a população sobre os sintomas e riscos da doença. Entre essas atividades estão a realização de palestras em postos de saúde e a distribuição gratuita de cartilha informativa sobre a osteoporose. Durante a campanha de conscientização, o projeto prevê que haja a convocação para realização de exame preventivo da população, principalmente de idosos, que têm a maior probabilidade de desenvolver a doença.

O vereador autor do projeto de lei, Gilson Assis Lopes, destaca a necessidade de descobrir a doença ainda em sua fase inicial, para que o tratamento seja mais eficaz.

-Muitas pessoas, principalmente mulheres e idosos, que estão na população de risco, têm osteoporose e não sabem, ou descobrem quando acontece uma queda, causada pelo enfraquecimento dos ossos. Com a possibilidade de as pessoas conhecerem mais sobre a doença, em especial seus sintomas, há mais chance de tratar e evitar essas lesões, que tanto prejudicam a qualidade de vida dos portadores de osteoporose – conclui Gilson.

Vereador Gilson Assis Lopes destaca a necessidade de descobrir a doença ainda em sua fase inicial

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996