terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 08:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Câmara de Resende anuncia parceria com a PM para ação preventiva

Câmara de Resende anuncia parceria com a PM para ação preventiva

Matéria publicada em 7 de maio de 2015, 18:41 horas

 


Resende

A Câmara Municipal anunciou nesta semana a formalização de uma parceria com a Polícia Militar, visando à produção de uma cartilha com orientações à comunidade sobre ações de prevenção contra a ocorrência de roubos e furtos no município. O trabalho conjunto foi definido durante a audiência pública promovida pelo Legislativo, que debateu medidas no sentido de garantir a segurança da população, através da melhoria do policiamento ostensivo. A realização da audiência pública foi proveniente de um requerimento do vereador Kiko Besouchet (PP).

Promovido na última segunda-feira (04) o evento contou com as presenças do tenente-coronel Wagner Cristiano Moretzsohn, comandante do batalhão da PM; do superintendente de Ordem Pública da prefeitura, Ney Arataú; do comandante da Guarda Municipal, Wilton Xavier, entre outras autoridades.

A cartilha vai destacar ações que a população pode adotar no sentido de diminuir os riscos de roubos e furtos, cuja ocorrência ao longo dos últimos meses, no bairro Montese, motivou a convocação da audiência. Besouchet, que presidiu o encontro, disse que a divulgação dos cuidados a serem tomados pela população “representará mais uma ação importante na prevenção dentro da área de segurança pública”.

– Embora a Constituição estabeleça a segurança pública como uma atribuição dos governos estaduais, todos os segmentos organizados da sociedade e a população de uma maneira geral, podem e devem fazer a parte de cada um, visando ajudar a garantir a integridade física e patrimonial do cidadão. Por isso, defendemos uma ação integrada entre todos, buscando sempre ações concretas e eficazes contra a violência. No caso da Câmara Municipal, além de chamar a sociedade para o debate a respeito do problema, e lutar junto às autoridades competentes por mais segurança, vamos atuar também preventivamente, por meio da edição desta cartilha – disse Kiko Besouchet, acrescentando que nos próximos será assinado um termo de cooperação entre a Câmara Municipal e a Polícia Militar, voltado à publicação da cartilha.

Na audiência, foi aprovada também a proposta da vereadora Soraia Balieiro (PSB), que solicita aos comandos da PM e da Guarda Municipal o aumento do efetivo e de condições de trabalho dos agentes de segurança destas duas instituições.

Vigilância

Já o superintendente de Ordem Pública da Prefeitura de Resende, Ney Arataú, informou que até o final do ano será ampliado o número de câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos da cidade, sendo que um destes equipamentos será colocado no Parque Ipiranga. O comandante da PM, tenente-coronel Wagner Cristiano Moretzsohn, declarou que já está intensificando as rondas nos bairros da cidade, visando prevenir a ocorrência de roubos e furtos.

Durante o encontro, moradores do bairro Montese reconheceram que a incidência destes crimes na comunidade diminui nas últimas semanas, mediante o reforço nas rondas realizadas pela PM, após vários encontros das lideranças comunitárias locais com a corporação e vereadores.

O comandante da Polícia Militar frisou ainda que provavelmente ainda neste ano o batalhão de Resende deverá receber de volta os policiais da cidade deslocados para as Unidades de Polícia Pacificadora na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, “o que vai reforçar o efetivo empregado no policiamento ostensivo de Resende”. A volta destes policiais militares para o município foi solicitada ao Governo do Estado, pela deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB), através de indicação aprovada na Assembleia Legislativa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document