Resende
A Câmara Municipal de Resende iniciou nesta semana mais uma etapa da campanha educativa “Dengue: Vote Contra”, que foi lançada pela Casa, em janeiro, com o objetivo de ampliar o trabalho de orientação à população no sentido de diminuir a formação de focos do mosquito transmissor da doença. Nesta fase, a campanha está divulgando mensagens educativas em painéis de outdoor, localizados estrategicamente em regiões de grande densidade populacional da área urbana do município.
As mensagens, que começaram a ser divulgadas na manhã de ontem, estão sendo veiculadas nos seguintes pontos: quilômetro 304 da Via Dutra, próximo à região do Paraíso, na entrada principal do Município; Avenida João Ferreira Pinto (sentido à esquerda de quem vai em direção à Rua do Rosário, no Jardim Jalisco); estrada Resende-Riachuelo, pouco antes da rotatória de acesso à Cidade Alegria (sentido Centro-Grande Alegria) e o trevo na esquina da Avenida General Affonseca com a Rua Zenaide Viana, nas imediações da Universidade Estácio de Sá (Manejo).
O presidente da Câmara Municipal, Mirim (Solidariedade), destaca que com a divulgação nestes locais, pretende alcançar os moradores das regiões do Paraíso, Centro/Jardim Jalisco, Manejo e Grande Alegria, “pois nos pontos escolhidos são registradas as maiores movimentações de veículos e de circulação de pedestres no Município”. As orientações para que a população adote os cuidados com relação à dengue permanecerão nos painéis até o dia 08 de março.
Mirim informou também que, nos próximos dias, a mensagem educativa contra a dengue será afixada também na placa informativa existente na área onde está sendo construída a nova sede da Câmara Municipal, na esquina da Praça Oliveira Botelho com a Rua XV de Novembro, no Centro Histórico. O local também é de grande movimentação para os moradores residentes em bairros da região central do município, entre eles o Alto dos Passos, a Vila Vicentina, o Lavapés, a Vila Moderna, o Santo Amaro, a Vila Nova e o próprio Centro.
– A Câmara Municipal de Resende não está indiferente à situação da dengue na cidade, motivo pelo qual lançou essa campanha educativa, com o objetivo de alertar as pessoas sobre a necessidade de evitar recipientes com água parada em suas casas, nos locais de trabalho, nas vias públicas e em todos os lugares. Mais do que nunca, o trabalho de conscientização se torna ainda mais necessário – disse Mirim.
Entre outras ações já realizadas pela Câmara visando mostrar o seu comprometimento com a redução dos casos de dengue e dos focos de formação do mosquito transmissor da doença nos últimos 30 dias, esteve a convocação do secretário de saúde do Município, Daniel Brito, para que explicasse no plenário da casa as providências adotadas pela prefeitura contra a incidência de dengue na cidade.
O secretário foi convocado pela Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social e prestou todos os esclarecimentos na sessão ordinária do dia 10 de fevereiro, quando estava acompanhado pela superintendente de Vigilância Epidemiológica, Lúcia Albuquerque.