Câmara de Volta Redonda aprova instalação do Observatório do Trabalho e Emprego

by Paulo Moreira

Volta Redonda –  A Câmara Municipal aprovou na Sessão desta terça-feira (06) a instalação do Observatório do Trabalho e emprego na cidade. De acordo com o autor da proposta, o vereador Paulo Baltazar (PRB), a ideia é de constituir uma ferramenta que vai mapear a situação do emprego formal na cidade, disponibilizando dados sobre empreendedorismo e formação tecnológica. “Queremos que este observatório trabalhe no sentido de facilitar a conquista de um emprego pelo trabalhador, mas que também auxilie os gestores da formação técnica para que ofertem cursos de profissionalização nas áreas que mais empregam”, disse Baltazar.
O Observatório será formado por representantes dos setores público, produtivo, técnico-acadêmico, sindical e patronal, sob coordenação do representante da academia científica. Este grupo vai trabalhar sem remuneração ou gratificação e terá a função de analisar os dados de empregabilidade do Centro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e os dados da formação tecnológica.
— Isso deixa o setor de formação em diálogo com o setor produtivo e vai evitar, por exemplo, que se ofereça curso de padeiro, quando o mercado tem carência de mecânico, ou o outra área — disse o autor do projeto.
Baltazar informa também que os dados coletados serão agrupados e dispostos para análises semestrais no site da Câmara de Vereadores. Os dados servirão para orientar os gestores de políticas públicas para a formação técnica e tecnológica, assim como empresários e empregadores.
O projeto foi aprovado em primeira votação e deverá ser apreciado em breve novamente pelos vereadores. A expectativa é de que seja instalado no ano que vem, permitindo após o fluxo de trabalho, o conhecimento da variação do fluxo de empregos por bairros, ramos de atividades, salários, rotatividade e empreendedorismo.
— Penso que o observatório poderá proporcionar uma análise mais detalhada por parte dos gestores, e no tempo certo, também poderá intermediar mão de obra e informar quais cursos de qualificação são mais necessários para aqueles que precisam voltar ao mercado de trabalho — afirmou Baltazar.

You may also like

4 comments

JUSTO 8 de dezembro de 2016, 11:21h - 11:21

GOSTARIA DE SABER QUANDO A CÂMARA COLOCARÁ EM VOTAÇÃO AS CONTAS DO PREFEITO NETO, REJEITADAS PELO TCE… Pelo jeito nunca….. Vai passar em branco….

Abel 8 de dezembro de 2016, 09:58h - 09:58

Quanta besteirada, ideia de jerico. Sr Baltazar trabalhe em um projeto que realmente vai ter benefícios para a população. No momento o melhor a fazer é pedir a sua renuncia.

Ruan Luiz 8 de dezembro de 2016, 09:18h - 09:18

Ideia bacana se bem executada.

JRMA 8 de dezembro de 2016, 07:41h - 07:41

Nossa cidade precisa de buscar nova(s) vocações, além da siderúrgica e metalúrgica….
sugiro desenvolver o polo médico, esportivo, desenvolvimento software, polo musical com festivais, Gastronomia, etc…

Boa Sorte para Samuca….

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996