Câmara de Volta Redonda derruba veto e mantém seguro no estacionamento rotativo

by Paulo Moreira
Obrigação: Preço do rotativo deverá incluir seguro para carro

Obrigação: Preço do rotativo deverá incluir seguro para carro

Volta Redonda – A Câmara Municipal de Volta Redonda derrubou na noite de quinta-feira (1º), por 12 votos a 7, o veto parcial do prefeito Samuca Silva à emenda da mensagem que regulamenta o VR Parking – o novo estacionamento rotativo da cidade, que tem previsão para ser lançado ainda no primeiro semestre do ano. De autoria do vereador Rodrigo Furtado (PTC), a emenda prevê seguro total para a cobertura de danos, furtos e roubos de veículos de usuários do rotativo. A lei segue para a sanção do prefeito Samuca Silva (Podemos) ou promulgação pelo presidente da Câmara Municipal, Washington Granato. A Procuradoria do Município pode, ainda, entrar com uma ação no Tribunal de Justiça para tentar a inconstitucionalidade da lei.

A alteração na mensagem, segundo o autor, isenta o município de qualquer ônus, transferindo todas as obrigações para a empresa administradora do estacionamento. Enquanto defendia a derrubada do veto, Rodrigo ainda citou um trecho do artigo 14 do Código do Consumidor, que deixa claro a responsabilidade do fornecedor, independente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores.

– Defendi com muita tranquilidade a emenda, pois sabia que era o correto a se fazer no momento. A vitória não é minha, mas sim da população, que terá mais segurança em optar pelo estacionamento em vias públicas. Agradeço aos meus colegas que me apoiaram e respeito a opinião dos que votaram pela manutenção do veto. A Câmara é um local de debate e discussões importantes são sempre salutares para o crescimento da nossa cidade – frisou.

Rodrigo explicou que o “VR Parking” é uma excelente iniciativa da prefeitura e que aumentará consideravelmente o número de vagas disponíveis, prestando um serviço de qualidade e organização.

– As vias abrangidas pelo rotativo serão expandidas. Ao todo, serão disponibilizadas quase 5 mil estacionamentos em toda a cidade. As vias abrangidas pelo sistema serão expandidas, dividindo o município em zonas, cada uma com um valor específico. Tenho certeza que os resultados serão positivos. O único ponto que faltava era oferecer segurança aos usuários e isso já foi resolvido – ressaltou.

A emenda do parlamentar ainda obriga a empresa concessionária do rotativo a fazer valer outra lei da qual ele é autor, e que estabelece a contratação de 70% da mão de obra de trabalhadores locais.

– A expectativa é que o novo sistema rotativo gere cerca de 50 empregos diretos. É justo que estas vagas sejam ocupadas por pessoas que residem na cidade e que precisam de oportunidade. Vou cobrar que a lei seja cumprida de forma austera e que as contrações dos funcionários sejam mantidas – concluiu.

 

You may also like

33 comments

Mauricio N. Silva 6 de março de 2018, 13:14h - 13:14

Fala serio Prefeito anti-constitucional e o pagamento da taxa de iluminação publica, QUE TEM MUITO VEREADOR QUE USOU UM ARGUMENTO AINDA MAIS ILEGAL, QUE E UMA DETERMINAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DESTE ESTADO QUE ÁLHIAS ESTA COBERTO DE ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO.

ENTENDAM VEREADORES A CONSTITUIÇÃO E SOBERANA NENHUMA LEI SE PREVALECE SOBRE ELA.

ENTÃO A DETERMINAÇÃO PARA TAXA DE ILUMINAÇÃO PUBLICA E ANTI-CONSTITUCIONAL

PARABÉNS TEM QUE INDENIZAR O USUÁRIO DO PARQUÍMETRO SIM, OU E SÓ A PREFEITURA QUE GANHA COM ESTE SERVIÇO.

HOJE E LEI SE VOCÊ DEIXAR SEU VEICULO DENTRO DE QUALQUER ESTACIONAMENTO PRIVADO ESTE E OBRIGADO POR LEI A TI INDENIZAR, E POR QUE O PUBLICO TEM QUE SER DIFERENTE?

Divagando 4 de março de 2018, 13:06h - 13:06

2,50 a hora…
Poderia poder pagar a fração de hora, tipo 30 min 1,25 reais,pois às vezes a pessoa para o carro rapidinho só para fazer um exame de sangue, pegar um resultado, comprar uma coisa rápida…

Morador 3 de março de 2018, 20:30h - 20:30

Se vai ter seguro pelo menos estamos mais tranquilos ,quanto a cobrança infelizmente a cidade tem uma frota muito grande se faz necessário para se ter lugar para estacionar principalmente no centro agora seu Samuca que vergonha o que ganhas ,além de ferrar o povo com mais um imposto ai quer livrar a cara da empresa de pagar imposto.

A real 3 de março de 2018, 20:19h - 20:19

A ideia é boa, só que as empresas vão repassar o valor do seguro para a hora vaga.
Só não pode ficar mais caro que estacionamento privado com cobertura.

Rafael 3 de março de 2018, 22:53h - 22:53

A taxa já foi pré fixada no projeto a emenda não mudaria em nada do preço amigo, já algo q podemos ter cerzteza q esse dinheiro sai, temos q descobrir pra onde o resto vai. Q tenha uma transparência melhor, q venha essa impôstonetro pare ver se conseguimos o resto.

Pedro Paulo 4 de março de 2018, 01:26h - 01:26

O preço é fixado por lei 2,50 nos centros e 1,50 nos bairros afastados sem correção anual.
2,50 vai fazer com que o sujeito não fique muito tempo na vaga e com esse valor alto tem que ter sim a contra partida do seguro.
Parabéns Vereador Rodrigo Furtado. É o único que vejo fazendo leis que atendam os anseios da população!

Platão, o Filósofo 3 de março de 2018, 10:52h - 10:52

O povo brasileiro paga muito imposto, taxa, e não tem nada de retorno. Pagamos muito, chega!

Rodinei Barbosa 3 de março de 2018, 08:22h - 08:22

Foi uma vitória importante para a população de Volta Redonda a derrubada desse veto do Prefeito, o seguro e direito dos usuários.

Highlander o imortal 3 de março de 2018, 07:55h - 07:55

Já está funcionando, o seguro flanelinha kkkk

Papo reto 3 de março de 2018, 07:43h - 07:43

Parabens Rodrigo Furtado!
O povo esta de olho vendo quem representa.

Barbosa 3 de março de 2018, 07:40h - 07:40

Esse Rodrigo fez uma emenda que realmente e relevante e o prefeito mais alguns vereadores tentaram vetar, mais amargaram uma derrota e o bem venceu… Foi bom pra ver quem de fato representa o povo de verdade.

Antonio Carlos 3 de março de 2018, 07:35h - 07:35

Parabéns Vereador Rodrigo Furtado e os demais que derrubaram o veto do prefeito Samuca porque se que cobrar deve da segurança aos usuários, e um princípio que tem que respeitar porque esta na lei…

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 3 de março de 2018, 01:26h - 01:26

Vejo uma inconstitucionalidade na cobrança do IPVA . Não faz sentido pagar o mesmo , Não tem retorno. Não faz sentido VC entrar na floresta e o mosquito te picar .ou mata ou passa remédio ou se defende através de roupas . Como vamos fazer com esses políticos sanguessugas de IPVA e estacionamento . Hein ?

capivara 4 de março de 2018, 02:24h - 02:24

ipva é uma cobrança estadual..o estacionamento é municipal…saiba separar as situaçoes

João Batista 2 de março de 2018, 23:55h - 23:55

Impressionante a atuação deste Vereador na Câmara de Volta Redonda!

Tantas boas leis e indicações de serviços públicos executados!

Também fazem tão pouco que quando aparece alguém que faz um pouco mais vira rei.

Parabéns mesmo. Não votei nele, nem o conhecia mas virei fã e tem o meu voto a partir de agora pois criticamos os políticos que não fazem nada e quando tem alguém que faz temos que apoiar e acreditar!

Augusto Cesar 2 de março de 2018, 22:15h - 22:15

Em toda cidade grande que se preze, os centros comerciais tem suas vagas no sistema rotativo. Se assim não for, o sujeito coloca o carro as 7 da matina e retira as 18 ou 19 hs, conheço um barbeiro que faz isso na Gustavo Lira. Ou seja, quem quiser fazer uma compra ou ir a um banco não consegue estacionar de jeito nenhum. Só para efeito de ilustração, na cidade de Nova Iorque, tem pedágio para entrar nas áreas centrais, com exceção para os táxis.Por isso esse tipo de estacionamento tem o nome de ROTATIVO. Também existem alguns casos na Vila Santa Cecilia que colocam o carro estacionado o dia todo na vaga de idoso, utilizando a placa de idoso pertencente ao PAI. Pode isso ARNALDO ? Essas pessoas que fazem isso reclamam dos políticos.

Sei sabendo 4 de março de 2018, 10:44h - 10:44

Augusto Cesar, se o pai for idoso e não puder dirigir, pode sim.

Basta estudar um pouco mais as leis.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 2 de março de 2018, 18:42h - 18:42

Desde de criança sempre ouvir falar que á rua é pública ou público .O ideal é não cobrar estacionamento .. Esse é o sistema político que vivemos. Governo federal estadual municipal. Com ideologia de arrecadar imposto.

VAI VENDO 2 de março de 2018, 20:30h - 20:30

A rua é pública e não com espaço reservado para carro.

O problema do estacionamento na área comercial ainda é dos lojistas ou trabalhadores em salas comerciais que colocam os carros de manhã e só retiram à tarde.

Vai na Paulo de Frontim às 7h da manhã para ver. Muitas vagas já ocupadas. Mas como se o comércio abre às 8:30 hs?

Platão, o Filósofo 3 de março de 2018, 08:26h - 08:26

Tinha que haver mais transparência no destino desta arrecadação. O cidadão nunca ficou sabendo do seu destino. Imagino ser muito dinheiro que arrecadam. Afinal de contas, para aonde vai o dinheiro cobrado por esse estacionamento, em VR? Com a palavra, nossas autoridades.

Pedro Paulo 4 de março de 2018, 01:32h - 01:32

Esse mesmo Vereador Rodrigo Furtado fez a lei do Impostômetro que vai dar pra ver a arrecadação e pra onde foi o dinheiro detalhado.
Parece que começa a funcionár esse ano no site do portalvr.

Como disse esse Vereador é diferenciado. Vamos prestar mais atenção pois parece que tem futuro promissor a favor do povo!

Motorista 2 de março de 2018, 15:23h - 15:23

Já em Barra Mansa as vagas de estacionamento público só estão acabando. Ao entorno da praça da Matriz foram umas 8, próximo ao UBM outras 10 e na Av. Beira Rio (após a reforma) perdemos praticamente todas, no total deve passar de 50 vagas que os motoristas perderam. VERGONHA, vai dar ruim hein seu Prefeito!!!

Motorista 2 4 de março de 2018, 11:39h - 11:39

Barra Mansa dá prioridade ao enriquecimento das empresas de ônibus e donos de estacionamento privado. O povo que se lasque!

INDIGNADO 2 de março de 2018, 12:59h - 12:59

JA QUE ESTES DINHEIRO NÃO TEM PARADEIRO DEVERIA IR PARA AS POLICIAS PARA MELHORAR O
SALARIO DO MESMOS . CIVIL . MILITAR . GUARDA MUNICIPAL

capivara 4 de março de 2018, 02:27h - 02:27

sao situaçoes diferentes..civil militar..quem paga é o governo do estado..e a guarda..ja tem o dela

Bagu 2 de março de 2018, 12:56h - 12:56

Eu sou gestor de padaria. Uma conta básica de padeiro. Serão 5 mil vagas. Admitindo que seja 2 reais a hora e que cada vaga fique ocupada 3h por dia. Serão arrecadados 30 mil por dia, quase 1 milhão por mês e 12 milhões por ano. Aí vem o “gestor” Samuca e dá a administração do rotativo para uma empresa ao invés da prefeitura pegar esses 12 milhões anuais e aplicar na melhoria da mobilidade urbana. Isso porque eu faço essas contas somente usando uma regra de três que aprendi no primeiro grau e não tenho curso superior.

Max 2 de março de 2018, 16:33h - 16:33

Como vc memso disse, sua falta de conhecimento o trai neste comentário.

Tudo bem, se colocar somente ESTES números no papel, fica parecendo que haverá realmente 12mi em lucro que irão para empresas e não para a prefeitura.. mas onde estão, nas suas contas, os números?

50 funcionários
equipamentos
impostos

e o que mais faz sentido nisso tudo, perdas por reposição do seguro.

As contas, para quem não tem muita noção sobre administração são sempre simplistas e passam a impressão de que todo mundo está ganhando muito fazendo pouco.

Não estou te menosprezando, pelo contrário, como dono de padaria, sem curso superior, você é um exemplo de trabalhador, de alguém que vai atras do sonho e que vence na raça, sem demagogias, é louvável.

E posso te dizer que, tenha certeza que seus funcionários acham que você ganha muito dinheiro enquanto eles que fazem o trabalho pesado… (exceto se for uma padaria pequena com vc e sua familia apenas).

Para saber realmente o que está na conta, devemos ter acesso aos detalhes dos equipamentos, salários de funcionários, impostos a pagar e do fundo reserva para cobrir perdas (roubos ou danos à clientes).

Abs

Povo 2 de março de 2018, 19:27h - 19:27

Vc esta super certo, se não fosse lucrativo, não tinha nem empresas para licitar, muitas empresas estão de olho nesse dinheiro, menos o prefeito, e vou te falar mais, esse valor que vc chegou eu acho ainda pouco. Por mair gasto que vão ter ainda é lucrativo. Mas infelizmente nós que temos carros e precisamos andar temos que pagar.

Bagu 2 de março de 2018, 20:44h - 20:44

1 milhão de receita mensal considerando cenário pessimista. 50 funcionários ganhando salário mínimo mais encargos sociais 120 mil. Manutenção dos equipamentos não chega a 100 mil por mês. Isso pois sou padeiro e não doutor em economia para ver que a operação vai render 800 mil (IBT – income before tax). Qual será o trabalho da empresa? A manutenção será terceirizada. Essa operação será uma mina de ouro em uma cidade que tem uma frota de 120 mil veículos.

Rikinha 2 de março de 2018, 21:47h - 21:47

Continue vendendo pão meu filho. Empresas públicas são mal geridas e oferecem serviços de baixa qualidade. O importante é saber as contra partidas dessa empresa, como geração de empregos por exemplo. Quanto menos o poder se envolver, melhor.

Aí Flatei! 3 de março de 2018, 15:02h - 15:02

O BAGU TÁ CERTO E PONTO FINAL.

Pedro Paulo 2 de março de 2018, 12:31h - 12:31

Tendo ou não essa emenda, o consumidor tem direito de buscar na justiça o ressarcimento do prejuízo por estar pagando um serviço no caso o estacionamento.
Agora Volta Redonda tem muitas câmeras e se um gaiato fizer falsa denúncia vai se ferrar!

Intervenção já! 2 de março de 2018, 12:20h - 12:20

Difícil será comprovar que o veiculo foi danificado em via publica, quem vai fazer a ocorrência? a PM, a GM ou a Civil, qual formulário deve ser preenchido? a Câmara tem por obrigação criar o formulário por Lei e citar qual orgão tem por obrigação de fazer o registro, sinceramente duvido alguém receber uma indenização, a Lei tem muitas brechas.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996