Câmara discute desenvolvimento econômico e geração de empregos

by Diário do Vale

Secretários municipais detalham para vereadores projetos a serem desenvolvidos em Angra (Foto: André Moreira)

Angra dos Reis – A Câmara Municipal promoveu na quarta-feira, 15, uma apresentação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico sobre os trabalhos realizados no município. O encontro aconteceu no plenário da Casa e reuniu os vereadores Flavinho Araújo e Luciana Valverde, além dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello; de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira; e de Indústria e Comércio, Aurélio Marques.

O secretário de Desenvolvimento Econômico falou sobre projetos para a cidade com potencial para geração de empregos. Entre eles, a construção da Usina Angra 3, obras do Porto de Angra, dessalinização, Marina do São Bento, aeroporto do município, trem de turismo, privatização da rodovia Rio-Santos, entre outros.

A intenção da secretaria é a construção de um Parque Tecnológico voltado para atividades marítimas como exploração de petróleo e gás, geração de energia, indústria náutica e naval e sustentabilidade. A intenção é que o Parque reúna empresas, universidades, centros de pesquisas e laboratórios, criando, assim, um ambiente favorável para o desenvolvimento do município.

Wagner Junqueira, secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, falou sobre os esforços para desenvolver economicamente determinadas regiões de Angra dos Reis. O secretário citou incentivos para produtores rurais e lembrou o prêmio entregue pelo Sebrae para o projeto de valorização da agricultura familiar. Outra atividade significativa apoiada pela secretaria é a Maricultura, que é o cultivo de organismos marinhos para alimentação, como as vieiras.

Por fim, o secretário de Indústria e Comércio, Aurélio Marques, explicou que os esforços de sua secretaria se dão no sentido de simplificar questões burocráticas para os empreendedores do município. Marques frisou a importância do cadastro e regulamentação de vendedores ambulantes no município e dos eventos de fomento ao comércio.

Prefeitura lança ‘Banco de talentos’

A Prefeitura de Angra dos Reis está com uma iniciativa que visa colaborar com a redução do desemprego e fomentar a atividade produtiva no município, aproximando trabalhadores e empregadores. É o Banco de Talentos (bancodetalentos.angra.rj.gov.br), site que já está no ar e foi aberto nesta terça-feira, 14, para cadastros.

O Banco de Talentos é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para ser uma plataforma de interface entre candidatos a empregos e empresas que procuram funcionários. Embora nestes primeiros dias a página esteja em fase de testes, os interessados em vagas de emprego já podem acessá-la para se cadastrar. Empresários à procura de mão de obra podem fazer o mesmo.

O procedimento é simples. O candidato à vaga de emprego não precisa inserir nenhum documento ou currículo. As informações são preenchidas online, na página, e o candidato ganha login e senha. As empresas cadastram suas vagas, que ficam visíveis no site. Neste primeiro momento, há vagas para fiscal de loja, cabeleireiro, padeiro, eletricista, soldador, mecânico, encanador, carpinteiro, auxiliar de serviços gerais, dentre outras.

O funcionamento do Banco de Talentos organiza a oferta e demanda na cadeia produtiva. Tendo seu cadastro, o candidato, além de poder ver as vagas disponíveis, se mantém informado sobre as possibilidades que o mercado está a oferecer.

– Quando uma empresa cadastra uma nova vaga, automaticamente o sistema do Banco de Talentos envia email para todos os candidatos cadastrados com o perfil semelhante ao que a empresa procura. Por exemplo, se a vaga é para cabeleireiro, todos que se cadastraram como cabeleireiro já ficam sabendo sobre a nova oportunidade – explica o diretor de Projetos, Pesquisa e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da prefeitura.

Algumas das principais empresas do município já estão participando do Banco de Talentos de Angra. O próximo passo do site é apresentar cursos de capacitação para contribuir também com a formação da mão de obra. Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de produzir dados e estatísticas sobre o mercado de trabalho no município.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996