;
terça-feira, 24 de novembro de 2020 - 12:13 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Câmara faz audiência pública para debater problemas na zona rural de Resende

Câmara faz audiência pública para debater problemas na zona rural de Resende

Matéria publicada em 8 de abril de 2015, 21:17 horas

 


Resende

A audiência pública para debater soluções para os problemas enfrentados atualmente pelos produtores rurais acontecerá sexta-feira, a partir das 19h, na Câmara Municipal. Solicitada através de um requerimento de autoria do vereador Olímpio (PCdoB), subscrito pelos vereadores Soraia Balieiro (PSB) e Romério de Almeida (PMDB), o encontro terá a participação de produtores rurais, lideranças do setor e autoridades públicas das áreas de agricultura e pecuária.

Segundo Olímpio, a proposta principal da audiência “é abrir um espaço no sentido de que os produtores rurais possam reafirmar as dificuldades para o desenvolvimento da atividade no município, e principalmente debater com as autoridades competentes as soluções visando pelo menos diminuir os impactos da crise que atualmente afeta o setor”.

Lembrando que a agropecuária ainda é considerada uma das atividades principais da economia do município, Olímpio considera necessário que os produtores conheçam a realidade financeira do setor, e participem da definição dos investimentos neste segmento.
– Um dos fatores que motivaram a convocação da audiência pública foi, inicialmente, dar vez e voz aos produtores rurais, especialmente os pequenos produtores, que com muitas dificuldades vêm tentando superar a falta de incentivos, e sobreviver por meio da atividade agrícola e leiteira. Ou seja: queremos saber dos próprios produtores os problemas que eles enfrentam. Numa segunda etapa, vamos trabalhar com o objetivo de que os mesmos não saiam da audiência pública sem propostas claras de soluções para tudo aquilo que dificulta o trabalho deste segmento – disse Olímpio.

O vereador informa ainda que, além dos estímulos para a recuperação do setor agropecuário, a audiência vai focar também na busca de soluções no caso das comunidades que apresentam problemas em outras áreas essenciais ao dia a dia dos moradores, “entre eles atendimento médico, educação, transporte e energia elétrica”.

Foram convidados para o encontro o supervisor local da Emater – RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), Rogério Teixeira da Silva; o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, engenheiro Miguel Dias; o presidente do Sindicato Rural de Resende, Gilson Siqueira; o representante da Sociedade Nacional de Agricultura, Edino Camoleze; o presidente da Aciar (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Comercial de Resende), Marcelo Carvalheira; vereadores, além de diretores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outros.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Uma excelente ação do legislativo, colocar a agricultura em foco, precisamos não dividir, mas somar as forças na forma de buscar uma saída comum para esse importante segmento da economia que quase sempre é relegado às traças. Faltou dizer o local e o horário do evento.

Untitled Document