Câmara Municipal aprova compra dos hospitais São Camilo e Santa Margarida

by Paulo Moreira
Aprovado: Vereadores dão permissão à prefeitura para comprar dois hospitais (Foto: Paulo Dimas)

Aprovado: Vereadores dão permissão à prefeitura para comprar dois hospitais
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – A Câmara Municipal de Volta Redonda aprovou há pouco, em regime de urgência e preferência, um projeto de lei enviado pelo prefeito Samuca Silva (Podemos), autorizando a compra dos hospitais São Camilo e Santa Margarida. O Hospital São Camilo será vendido em leilão judicial amanhã e a prefeitura está autorizada a oferecer um valor variando de R$ 3,01 milhões (o lance mínimo) até R$ 6 milhões, que é a avaliação do imóvel. Pelo Santa Margarida, a prefeitura está autorizada a pagar R$ 11 milhões, sendo R$ 6,5 milhões à vista e R$ 4,5 milhões em 60 parcelas, com valor inicial de R$ 75 mil e correção pelo IPCA.

Nos dois casos, além de comprar os prédios, a prefeitura vai ficar também com todos os equipamentos, o que inclui leitos de unidades de tratamento intensivo (UTI) e, no caso do Hospital Santa Margarida, um centro de tratamento de doenças renais.

Caso as compras sejam bem sucedidas, o Hospital São Camilo será transformado em Hospital do Idoso, como um anexo do Hospital Municipal Munir Rafful, o Hospital do Retiro. Já o Hospital Santa Margarida será transformado em hospital de especialidades, também como anexo do Hospital Munir Rafful.

Juntando as capacidades dos dois hospitais, a rede municipal de saúde praticamente dobraria, passando dos 288 leitos atuais, considerados os hospitais São João Batista, do Retiro e os leitos do Cais Aterrado, para 548 leitos.

Discussão

Na fase de discussão da mensagem do prefeito, o vereador Jari (PSB), afirmou que iria votar a favor da compra, mas se disse preocupado com a manutenção dos estabelecimentos de saúde.

—  Eu não votaria contra o investimento, mas acho necessário que se pense também na manutenção, na contratação de pessoal, em fazer com que os hospitais realmente atendam a população — disse Jari.

Carlinhos Santana (SD), que também votou a favor da compra dos hospitais, afirmou que está intrigado com a rapidez com que a prefeitura conseguir o dinheiro: “E também estou preocupado com a manutenção, já que tem faltado até antibiótico e álcool na rede municipal de saúde, segundo eu soube”, acrescentou.

O vereador Washington Granato (PTC), que é o líder do governo na Câmara Municipal, destacou que as compras se referem apenas aos imóveis e aos equipamentos que estão neles, não trazendo nenhum passivo o município. Ele também lembrou que a prefeitura vai precisar de algum tempo para reativar o Santa Margarida, e sugeriu que a prefeitura destine parte do hospital a atendimentos de emergência. Ele acredita que isso desafogaria o Hospital São João Batista.

— Estive no Hospital São João Batista durante o fim da semana e percebi que mais ou menos 60% das pessoas que estavam lá eram de outros municípios — argumentou.

O vereador Fernando Martins destacou que, embora seja inadmissível a cidade colocar obstáculo ao atendimento a pacientes oriundos de outros municípios, é preciso encontrar formas de obter ressarcimento dos custos.

— Precisamos criar uma comissão para debater essa situação com a sociedade e encontrar uma forma de não penalizar os cidadãos de Volta Redonda — declarou.

Edson Quinto (PR) lembrou da sugestão que fez para que os equipamentos do Santa Margarida sejam usados para criar um centro de diálise, como o DIÁRIO DO VALE noticiou, e disse que a aquisição é uma “oportunidade única”, lembrando que outro hospital, o São José, também deve ir a leilão.

Paulinho do Raio-X (PMDB), depois de elogiar a decisão do prefeito, sugeriu que os novos hospitais sejam usados para ampliar a capacidade do município de fazer cirurgias. Segundo ele, por causa da alta demanda, cirurgias eletivas têm sido frequentemente desmarcadas.

— A principal causa disso é a falta de leitos de UTI, e com essas aquisições, essa capacidade vai aumentar — avaliou o vereador.

You may also like

53 comments

INDIGNADA 29 de novembro de 2017, 10:24h - 10:24

E O HOSPITAL REGIONAL QUE FOI INAUGURADO E NÃO ESTÁ FUNCIONANDO??? CAIS EM MEDICAMENTO??? OS HSJB PRECÁRIO………A ME POUPE PREFEITO.
TANTO DESEMPREGO, TANTOS PROBLEMAS…..COM TANTAS PRIORIDADES, ESTÁ DE SACANAGEM NÉ!?
MP PODE INVESTIGAR QUE TEM COISA ERRADA

VAI VENDO 29 de novembro de 2017, 19:50h - 19:50

Votam em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública SÓ pode dar coisa errada, né?

Biruta 28 de novembro de 2017, 22:02h - 22:02

Engraçado quea prefeitura disse que ia pegar o escritório central que é gigante, se destinar os primeiros andares dá para fazer um hospital e em cima ele faz a parte de burocracia.Pois eo prefeito disse que a prefeitura iria pegar o escritório central para deixar de pagar aluguel…
Não entendo…
O objetivo não é cortar passivo e fazer ativo.
Por falar nisso em que pé anda essa negociação?

Não pode esquecer de quando pegar o escritório central pegar aquele estacionamento ao lado e fazer um edifício garagem lá, pois o mesmo também é da CSN.

O Moita 28 de novembro de 2017, 18:23h - 18:23

Dizem que esse GESTOR promete comprar tudo com o que sonha , mas eu acho que isso é puro papo furado. Indivíduo megalomaníaco perde.

Morador de BM 28 de novembro de 2017, 16:56h - 16:56

O dinheiro vai para quem, para o Reginaldo ou para pagar os funcionários ?
Que venda também o Menino Jesus, que hoje é moradia de mendigos.

bla bla bla 28 de novembro de 2017, 14:28h - 14:28

Tudo muito bom, tudo muito bem mas 2 perguntas basicas
1º Temos R$ suficientes para manter mais 2 hospitais e provavelmente agora suportar todo o sul fluminense pendurado aqui??
2º Pq em vez disso não ajudar a investir decentemente e colocar o hospital regional para funcionar???
Investimento em saudê é sempre salutar mas precisamos ter coerência, senão vira instalação predial sem conteúdo – médicos, pessoal especializado e equipagem
Gestor, é com você, se achar conveniente explique

الفتح - الوغد 28 de novembro de 2017, 18:23h - 18:23

Bem, essa é a pergunta que a população da China toda quer saber…

Lava jato 28 de novembro de 2017, 12:19h - 12:19

Os vereadores no final de ano. Que beleza são corretores dessa venda, não imaginária que votaria, contra.
Agora alguém está mentindo, Neto deixou dívida, pra prefeitura agora, aparece milhões pra comprar imóveis.
MP, tem lava jato no meio. Pode crê,

VAI VENDO 28 de novembro de 2017, 12:02h - 12:02

Quando o Samuca anunciou a dívida de 1,2 bilhões deixada pelo Neto – colocado no posto pelos ELEITORES DE BANDIDOS do PMDB – e a negociação com o FALSO CHANCELER DO QATAR já imaginava que no final do governo do “gestor público” a nossa dívida DOBRARÁ.

Com o anúncio da aquisição desses hospital agora EU TENHO CERTEZA que a dívida DOBRARÁ, oxalá não TRIPLIQUE.

Imparcial 28 de novembro de 2017, 11:51h - 11:51

Ótima atitude, parabéns ao prefeito e aos vereadores q foram coerentes, porém, caso não coloquem o hospital regional para funcionar não vai resolver muito, pois nossa cidade vai continuar cuidando das cidades vizinhas ainda mais.

Larte 28 de novembro de 2017, 11:33h - 11:33

Só é difícil comprar uniformes para os funcionários sabe porque? O sindicato pelogo negociou com o prefeito para não dar mais uniformes para os funcionários.

pLeno 28 de novembro de 2017, 13:29h - 13:29

quando ficar doente e precisar de hospital, se enrola na blusa do uniforme, entra na botina e some de VR.
antes os hospitais a seu uniforme

LOCUTOR 28 de novembro de 2017, 11:11h - 11:11

Parabéns prefeito pensando no futuro.

VAI VENDO 28 de novembro de 2017, 10:28h - 10:28

Mais uma prova de que eles NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

Alguns vereadores votando a favor mesmo conscientes da dificuldade que teremos na manutenção. Precisamos mesmo de 02 hospitais?

Quando se investe em hospitais é uma demonstração que pouco se fará com a prevenção.

Eu estou apostando que no futuro VAMOS ENTREGAR um deles modernizado para a iniciativa privada. Quem duvida?

Augusto 28 de novembro de 2017, 09:49h - 09:49

E o antigo predio do escritorio central? Melou?

Estudante de direito 28 de novembro de 2017, 09:35h - 09:35

Sr prefeito, no que se diz respeito a dívida trabalhista dos funcionários destes hospitais, são centenas de pessoas que trabalharam por muitos anos no Santa Margarida e na São Camilo que ficaram desamparados, sem receber seus direitos trabalhistas, como fica essa situação, seriam chamados a trabalhar novamente, teriam suas recisões trabalhistas quitadas?

Intestino Preso 28 de novembro de 2017, 14:30h - 14:30

Por isso o leilão. Para pagar os direitos trabalhistas. Para a Prefeitura contratar, muito provavelmente será através concurso público. Você tem certeza que está estudando direito?

XIMBICA 28 de novembro de 2017, 09:31h - 09:31

O problema na saúde em Volta Redonda é que ela atende a pessoas de toda a região sul fluminense , inclusive as pessoas da baixada e até da cidade do Rio de Janeiro, este pessoal utiliza nossa rede pública de saúde há muito tempo, não tem investimento que dê jeito.

Hobbes 28 de novembro de 2017, 09:21h - 09:21

O hospital do retiro, está muito bem não precisa de investimento o São João Batista melhor ainda.

Não adianta comprar carro novo se eu não consigo manter minha bicicleta. O pior que nesse caso o carro é usado.

Pagador de impostos 28 de novembro de 2017, 09:20h - 09:20

Concordo com a maioria das pessoas que comentaram nessa matéria. É muito estranho e esquisito mesmo. Se existe um grande hospital em vias (vá lá, sabe Deus quando isso acontecerá) de ser colocado em funcionamento, a gente fica sem entender o porquê dessas aquisições nesse momento. Ninguém é louco de ser contra se ter mais hospitais públicos na cidade. Mas, as perguntas são : Funcionarão a contento ? Haverá verbas suficientes para a sua boa manutenção e funcionamento ? Senão, teremos mais do mesmo. Serviços ruins. Acho que as “incelências” deveriam ter isso em conta.

Viviage 28 de novembro de 2017, 09:02h - 09:02

É uma situação complexa.
Apesar de todas as limitações e defeitos, a saúde pública de Volta Redonda recebe até pacientes da Baixada Fluminense e de Petrópolis.
É tipo secar gelo. Melhora o hospital, vem mais gente de fora, fica ruim para população de VR, fica ruim para todos…

Pinhão 28 de novembro de 2017, 10:20h - 10:20

Concordo com você! Podem falar o que quiserem, mas em relação a saúde pública Volta Redonda ainda é uma referência para a região. Tanto é que na própria reportagem foi feita uma afirmação que 60% dos pacientes são oriundos de outras cidades, fato! Vejo a seguinte situação. Se o Hospital do Câncer de Barretos recebe pacientes do Brasil inteiro é porque existe alguma assistência. Dinheiro pra saúde tem. Só não tem mais por causa desse famoso jeitinho brasileiro de querer levar vantagem em tudo (CORRUPÇÃO).

الفتح - الوغد 28 de novembro de 2017, 18:52h - 18:52

Exato! Ninguém mais na região vai investir em hospitais, só em ambulâncias, coisa que aliás já acontece… É tipo o cara rico que vive em meio aos pobres…

Biruta 28 de novembro de 2017, 08:34h - 08:34

E você não está criticando o povo?????

Brasil : Aguarde, carregando.... 28 de novembro de 2017, 08:21h - 08:21

Pelo AMOR DE DEUS!

A UHG está com pacientes nos corredores, macas sem colchões, lençois que não são trocados, etc

E a prefeitura quer dar R$ 17 Milhões para Dr Reginaldo e Edmar?????

Simpson 28 de novembro de 2017, 12:07h - 12:07

Sem tem paciente no corredor é porque falta LEITO, com mais hospitais teremos mais LEITOS!!!! Qual o problema? Está super certo em comprar estes hospitais que ficam fechados e parados

pLeno 28 de novembro de 2017, 13:31h - 13:31

não amigão, leia a matéria e 17 milhões em dois hospitais fechados! ate pq a propriedade já e dos caras e sendo a prefeitura ou vc, tanto faz… alguém vai acabar comprando !

revoltada 28 de novembro de 2017, 08:14h - 08:14

Acho engraçado, todo mundo só sabe criticar, mas ajudar a fazer dar certo ninguém faz. Povinho esse de volta redonda, bando de reclamões!!! reclama de falta de dinheiro, mas fica de madrugada em frente lojas pra consumir, ajudando o capitalismo a crescer cada vez mais!!!

Biruta 28 de novembro de 2017, 08:33h - 08:33

E você está fazendo o que?
Reclamando…
Reclamando do povo.

pLeno 28 de novembro de 2017, 13:31h - 13:31

rebelde sem causa !

Vava 28 de novembro de 2017, 07:18h - 07:18

Eu não estou acreditando nisto , este vereadores irresponsáveis aprovarem isto.
A prefeitura não estava individada e seria melhor terminar o hospital regional.

Giovani 28 de novembro de 2017, 07:57h - 07:57

Faço a mesma pergunta, porque não terminam o hospital regional, absurdo muito irresponsáveis esses vereadores

Biruta 28 de novembro de 2017, 08:15h - 08:15

Não terminam, pois não terão obra para inaugurar dizendo que é sua.
Já os novos hospitais dão muitos votos e podem ser inaugurados para garantir uma reeleição.
Sem contar que os donos desses hospitais sucateados e parados devem ser amigos do governo …

Daniele Braga 28 de novembro de 2017, 08:20h - 08:20

O hospital regional exige 20 milhões por mês só pra funcionar… este é o problema… fora Volta Redonda, qual outra cidade teria condições de bancar este total de gastos? Irresponsável foi criar um hospital daquele tamanho… sendo que poderiam ter criados 10 bem menores que funcionariam bem melhor…

Simpson 28 de novembro de 2017, 08:49h - 08:49

Hospital Regional NÃO É DA PREFEITURA !!!!!!! Não adianta só VR fazer a parte dela, tem que ser todos os 14 municipios do consórcio e o Governo do Estado também!!!!!

Fernando 28 de novembro de 2017, 09:10h - 09:10

Não terminam porque o Hospital Regional não é uma exclusividade de um só município. É um “Consórcio” envolvendo 12 municípios da região, e com custeio de operação que seria dividido entre Governo Federal (70%) e Governo Estadual (30%). Só que com essa crise politico-econômica que afeta ambos os governos, quem garante que esses compromissos serão honrados? Não há nem mesmo recursos para equipar por completo e contratar pessoal! Volta Redonda vai custear sozinha?? A compra anunciada destes hospitais é uma solução só nossa, de VR. Só acho porém, que todos os dados relativos ao projeto deveriam estar a disposição de toda população para consulta? De onde vem a receita para compra? E os investimentos para reforma, aquisição de equipamentos, reforma dos que lá estão e puderem ser reparados? Se a PMVR ou a Câmara disponibilizou tais informações e alguém (ou próprio DV) sabe onde estão, colabore e divulgue!

Romildo-Tricolor 28 de novembro de 2017, 09:26h - 09:26

Tudo jogada politica ., se terminar o hospital regional os méritos vai pro prefeito anterior que teve a idéia e tirou do papel ., agora se deixar parado é melhor poís pode criticar o prefeito anterior .

siderlândia 28 de novembro de 2017, 10:50h - 10:50

Hospital Regional é obra do GOVERNO DO ESTADO !

Biruta 28 de novembro de 2017, 12:45h - 12:45

Tem é que passar o pires e pedir a todos os municípios,beneficiados com hospital regional, mais governo federal que contribuam.
Pois o Estadual está falido e assim ficará por muitos anos.E se não fizer assim aquilo vai se acabar…

Observador 28 de novembro de 2017, 00:41h - 00:41

Duas perguntas: 1a) Como manter esses hospitais. 2a) E o Hospital Regional.

Biruta 28 de novembro de 2017, 08:10h - 08:10

O hospital. Regional serve pra quê?
Como manter esses hospitais?

tino 28 de novembro de 2017, 00:32h - 00:32

E o servidor 21 anos sem aumento, sem faps e fragelado…

الفتح - الوغد 28 de novembro de 2017, 18:55h - 18:55

O mais estranho é ficar 21 anos suportando isso tudo… É igual esposa feia de cafajeste. Reclama, sofre, mas sabe que sem ele sua vida seria pior…

Giovani 28 de novembro de 2017, 00:20h - 00:20

Sou a favor de um estado menor e não mais sobrecarregado como está, o prefeito Samuca não está dando nem conta dos postinhos nos bairros e fica inventando moda para abrigar mais padrinhos políticos e dos vereadores, triste e assim o Brasil vai de mal a pior. Quanto menor o Estado maior o cidadão!

Simpson 28 de novembro de 2017, 08:48h - 08:48

Quanta ig.norancia! Vai ver a saúde “privada” dos EUA para vc ver o que é bom. Estado mínimo é bom só para quem é rico, a população é que sofre

Claudio 27 de novembro de 2017, 23:16h - 23:16

Emgracado aprovam uma coisa sem ao menos saber da once veio o dinheiro e aonde vai sair a grana pra abrir essqes hospitals funcionando. NAO ERA MAIS FACIL FAZER UM ACORDO COM O GOVERNO E ASSUMIR O HOSPITAL ESTADUAL QUE JA ESTA PRONTO E COM EQUIPAMENTOS QUE ASSIM DESAFOGARIA O Sao Joao Batista.

Thiago da Silva 27 de novembro de 2017, 23:29h - 23:29

O Hospital Regional não está equipado.

Biruta 28 de novembro de 2017, 08:12h - 08:12

Com o dinheiro desses hospitais com certeza dava para equipar o regional.
Sem falar que esses hospitais estão sucateados terão que ser equipados também.
Os donos desses hospitais que devem estar felizes por venderem esses elefantes brancos.

الفتح - الوغد 28 de novembro de 2017, 18:58h - 18:58

O HR não é hospital de emergência, funcionará na base dos encaminhamentos…

Claudio 27 de novembro de 2017, 23:07h - 23:07

Comprar e facil vamos ver como manter eles abertos, e funcionando de acordo.

Eu Mesmo 28 de novembro de 2017, 07:52h - 07:52

Fácil é criticar. Quero ver é ajudar a dar certo.

Biruta 28 de novembro de 2017, 08:37h - 08:37

Eu mesmo, mas você está criticando quem crítica.
Ou seja fala uma coisa, mas sua atitude é convergente.

الفتح - الوغد 28 de novembro de 2017, 19:02h - 19:02

Falta de bom senso. O povo é assim, não quer nem saber se vai ter dinheiro para manter, “não é problema dele, político que ganha bem para pensar”… Quer é hospitais, quer obras, coisas que os olhos vêem… Pobre povo…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996