Câmara Municipal concede medalhas de mérito ambiental a montadora e ambientalista

by Paulo Moreira

 

mirim

Homenagem: Mirim vai conceder medalhas à Nissan e a Norma Buhler

 

Resende –  A Câmara Municipal de Resende realiza nesta terça-feira, dia 30, às 19 horas, no auditório do Espaço Z, uma sessão solene para entregar a Medalha do Mérito Ambiental Roberto Emil Buhler, cuja concessão é prevista pela resolução número 4869/2012, de autoria do vereador Mirim (Solidariedade), atual presidente do poder legislativo. Durante a cerimônia, serão agraciados com a honraria a Nissan do Brasil e a ambientalista Norma Buhler. O regimento interno permite que as sessões solenes aconteçam fora do plenário da casa.

O roteiro da sessão solene prevê ainda a entrega de uma Moção de Congratulações à Nissan pelo primeiro ano de funcionamento da fábrica de Resende, os quais foram completados em março passado. A moção é proveniente de requerimento dos vereadores Mirim e Kiko Besouchet (PP).

Segundo Mirim, “medalha tem o objetivo de reconhecer o trabalho de empresas, entidades e instituições a favor da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável do Município”. A indicação do nome da ambientalista Norma Buhler foi de autoria do vereador Romério de Almeida (PMDB).

Com relação à Nissan, a honraria será concedida pela adesão da empresa ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que prevê a preservação da Lagoa da Turfeira, manancial situado nas imediações da área onde se encontra instalada a fábrica de Resende. O TAC foi assinado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e o Ministério Público Federal. Na sessão solene desta terça-feira, a Nissan será representada pela diretora de Assuntos Governamentais e de Sustentabilidade, Márcia Ribeiro. O evento contará ainda com a presença de outros dirigentes da empresa, vereadores e demais autoridades municipais.

– A resolução por meio da qual o poder legislativo instituiu a Medalha do Mérito Ambiental Roberto Emil Buhler prevê que em cada edição sejam agraciados uma pessoa física e uma pessoa jurídica. A ambientalista Norma Buhler tem uma folha de serviços relevantes prestados ao movimento em defesa do meio ambiente. Já a Nissan aderiu ao termo voltado à preservação da Lagoa da Turfeira, motivo pelo qual o plenário aprovou a indicação da empresa para o recebimento da medalha – disse Mirim.

A ambientalista Norma Buhler é descendente de imigrantes alemães que chegaram à região de Visconde de Mauá em 1913, sendo a terceira filha de uma família de sete irmãos, todos nascidos em Mauá. Ela fundou diversas entidades voltadas à conservação das riquezas naturais desta região de Resende, entre as quais, a AMAR (Associação de Moradores e Amigos de Mauá), a Mauatur (Mauá Turismo) e a Frente em Defesa da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. O seu trabalho pelo meio ambiente lhe proporcionou vários reconhecimentos públicos, como a honraria concedida pela antiga FEEMA (Fundação estadual de Engenharia do Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro).

O presidente da Câmara Municipal de Resende explicou também que a denominação da Medalha do Mérito Ambiental Roberto Emil Buhler “representa o reconhecimento do poder legislativo da cidade a um dos homens pioneiros na preservação ecológica da cidade, que implantou, entre outras iniciativas, na região de Visconde de Mauá, os projetos hospedagem sustentável e lixo mínimo”.

Com a sessão solene para a entrega da medalha, não haverá a sessão ordinária desta terça-feira, no plenário da Câmara Municipal.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996