segunda-feira, 6 de dezembro de 2021 - 21:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Câmara promove audiência pública sobre apoio a famílias de presos de Resende

Câmara promove audiência pública sobre apoio a famílias de presos de Resende

Matéria publicada em 17 de novembro de 2015, 21:55 horas

 


Objetivo do encontro é debater a criação de um programa social de apoio aos familiares dos detentos

Tisga: ‘Como a grande maioria dessas famílias é extremamente de baixa renda, as dificuldades enfrentadas para ter contato com os detentos são muitas’

Tisga: ‘Como a grande maioria dessas famílias é extremamente de baixa renda, as dificuldades enfrentadas para ter contato com os detentos são muitas’

Resende – As dificuldades enfrentadas pelas famílias que moram em Resende para visitar presos na capital do estado do Rio de Janeiro motivaram a audiência pública que a Câmara Municipal de Resende realiza na próxima segunda-feira (23), às 19 horas, no plenário do poder legislativo, cujo endereço é Rua Padre Couto 10 – Centro Histórico. O encontro é proveniente de um requerimento feito pelo vereador Tisga (PPS), aprovado este mês, por unanimidade, pelo plenário da instituição.
Tisga adianta que o objetivo do encontro é debater a criação de um programa social de apoio aos familiares dos detentos. O parlamentar lembrou que as cerca de 500 famílias de presos que se encontram encarcerados no município do Rio de Janeiro não dispõem de nenhum tipo de ajuda do poder público para visitar esses parentes. Segundo ele, “como a grande maioria dessas famílias é extremamente de baixa renda, as dificuldades enfrentadas para ter contato com os detentos são muitas”.
De acordo com o vereador autor do requerimento pela audiência pública, o fato de as unidades prisionais ficarem na capital encarece o acesso dos familiares, que são obrigados a arcar com os custos de transporte e alimentação para a viagem. Tisga destaca, ainda, que as famílias sofrem até mesmo para fazer o credenciamento necessário à visita aos presos.
No ano passado, o mesmo vereador tinha submetido ao plenário da Câmara Municipal uma indicação reivindicando a criação de um Programa de Apoio às Famílias de Presos da cidade. A indicação também recebeu o voto favorável de todos os parlamentares.
O local mais próximo para a emissão das “carteiras” que garante às famílias visitar os seus parentes ou conhecidos em unidades prisionais do Rio de Janeiro é a Cadeia Pública de Volta Redonda (casa de custódia), cuja localização fica a cerca de 50 quilômetros de Resende. Segundo Tisga, no entanto, a prefeitura apenas fornece informação aos interessados sobre o credenciamento aos interessados.
O requerimento aprovado em plenário determina que sejam convidadas para a audiência pública as seguintes autoridades: representantes do Ministério Público Estadual, o juiz da Vara Criminal, o representante da Pastoral Carcerária, o procurador geral do Município, e o comandante da Guarda Municipal, além dos secretários municipais Ubiratan de Oliveira – Birinha (Relações Comunitárias e Cidadania) e Alfredo de Oliveira (Assistência Social e Direitos Humanos).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

11 comentários

  1. FAMILIAS SOFREM……AH TA

    E AS FAMILIAS QUE O VAGABUNDO QUE TA PRESO FEZ SOFRER….

    CONCORDO COM O AMIGO INACREDITAVEL, UMA CAMARA QUE O PRESIDENTE ERA O MIRIM…KKK

    AGORA VEM COM ESSA…..MUDA BRASIL!!!!

  2. Se um vereador desse nível for reeleito em Resende eh sinal que vocês merecem tudo que tem. Fica a dica população e vê se pensem antes de colocarem sujeitos assim lá na câmara.

  3. É um pouca vergonha , e quem tem o seu bem roubado, tem um ente assassinado, a sua dignidade violada não recebe nada! que nojo! Esse é o Brasil, vergonha!

  4. É brincadeira! Tanta prioridade a resolver em nossa cidade o nobre vereador quer criar gastos públicos com meliantes bandidos ou não é bandido. Isso é meio de favorecer e incentivar a pratica do crime
    Cadê a Cadeia de Resende em bulhões, não esta funcionando? Por quê? Se não esta fiscalize é seu dever. Foi eleito pelo povo pra isso… Crie lei e Luta pra melhorar a segurança,saúde o transporte público de suporte aos nossos profissionais que trabalham duramente todos os dias honestamente. ACORDA VEREADOR É DISSO QUE POVO RESENDENSE ESPERA UMA CIDADE MELHOR.

  5. Concordo com todos os comentários abaixo. O incrível é que o sujeito faz isso visando votos, mas se a maioria é contra vai obter votos de quem? rsrsrs. Não quer que sua familia passe por isso? não roube, não mate, não estupre.

  6. parabéns pela iniciativa, principalmente porque ela está em consonância com as políticas adotadas para as famílias das vítimas! estas já devem ser assistidas pelo poder público nos seus deslocamentos aos cemitérios, nos casos de vítimas de assassinato; clínicas de reabilitação, no caso das vítimas de tráfico; hospitais, no caso de vítimas de violência, etc… o projeto deveria também agilizar o recebimento de bolsa detento, afinal, seus familiares não podem ficar desamparados! suas vítimas certamente são adequadamente amparadas pelo estado… é um retrato do Brasil. fala sério!!!

  7. Quando vai ter um programa de apoio a família que estes mesmos presos prejudicaram?

  8. isso é triste, o cara comete um crime e a população que paga. e o que sofreu fica a ver navio, isso que é direitos humanos no nosso Brasil

  9. Quando um bandido trafica ele paga imposto? Claro que não. Pois é…mas além de viciar muita gente, matar muita gente, ele ainda usufruir dos seus próprios recursos. Pois bem…agora é o município que tem que arcar com o transporte da sua família pra ir visitar o coitadinho??? O que nossos representantes não fazem por votos heim… Vendem até a alma…sinceramente é lamentável que um político, representante do povo pense um futilidade dessa e o nda coloque isso em discussão. Os outros crimes, tais como homicídios, assaltos e etc eu nem vou comentar.

  10. Quando um bandido trafica ele paha imposto? Claro que não. Pois é…mas além de viciar muita gente, matar muita gente, ele ainda usufruir dos seus próprios recursos. Pois bem…agora é o município que tem que arcar com o transporte da sua família pra ir visitar o coitadinho??? O que nossos representantes não fazem por votos heim… Vendem até a alma…sinceramente é lamentável que um político, representante do povo pense um futilidade dessa e o nda coloque isso em discussão. Os outros crimes, tais como homicídios, assaltos e etc eu nem vou comentar.

  11. Tá de sacanagem só pode!
    Todo mundo em uma crise, educação uma merda, saúde precária, e ele inventando um meio de ter mais gastos. Se não quisesse estar preso, era só não roubar, traficar, matar, agora além de um “Bolsa-Bandido”, vai querer levar parente pra visita? ta querendo garantir a próxima candidatura né?

Untitled Document