Câmara técnica vai acompanhar ordenamento na Ilha Grande

by Paulo Moreira
Decidido: Grupo de trabalho da Ilha Grande acompanhará plano de ordenamento do local

Decidido: Grupo de trabalho da Ilha Grande acompanhará plano de ordenamento do local

Angra dos Reis – O Grupo de Trabalho da Ilha Grande decidiu criar uma câmara técnica para acompanhar o Plano de Ordenamento no local. O grupo é formado por representantes da Ilha Grande e da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) e foi reativado pela Prefeitura de Angra.

O plano prevê tolerância zero para o comércio ambulante ilegal na ilha, uma reorganização dos aluguéis e da capacidade de carga. Também serão instaladas catracas de controle de acesso nos cais da Vila do Abraão e de Santa Luzia. As embarcações só atracarão com o comprovante eletrônico do pagamento das taxas portuárias. O plano irá acertar a situação do transporte em embarcações do tipo “taxi boat”.

Ainda faz parte do plano de ordenamento a regularização das empresas que não estão legalizadas e fechando as que são ilegais. Outra ação é uma fiscalização ambiental e urbanística com a demolição sumária de construções ilegais em áreas de risco. O GT da Ilha Grande também recebeu explicações dos secretários sobre a situação da coleta de lixo. Diariamente são produzidos 13 toneladas de lixo, sendo nove apenas na Vila do Abraão. A educação ambiental com a conscientização do despejo do lixo e um projeto de reciclagem foram pontos também discutidos.

O terceiro tema da pauta do encontro foi a situação do cais turístico da Vila do Abraão. No último dia 14, a Defesa Civil reprovou a atracação das barcas da CCR no cais turístico, devido ao forte impacto causado pela embarcação, que comprometeria a construção náutica. O GT foi informado pelo presidente da TurisAngra, Carlos Henrique Souza de Vasconcelos, o Peninha, que a Secretaria de Estado de Transporte será oficializada da impossibilidade do funcionamento do cais.

Participaram da reunião os secretários municipais de Meio Ambiente, Mário da Gloria Reis, de Serviços Públicos, Felipe Larossa,  da Defesa Civil, Jairo Souza, e de Pesca, Wagner Junqueira. E Tercios Barradas, chefe do núcleo de Sustentabilidade do Instituo Estadual do Ambiente (Inea) na Ilha Grande e do procurador Alan Peçanha.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996