Centrais defendem que flexibização do fator previdenciário seja aprovada

by Diário do Vale

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu hoje (18) a flexibilização do fator previdenciário. Regra em vigor há quase 16 anos, o fator previdenciário reduz o valor das pensões para desestimular as aposentadorias precoces. As informações são da Agência Brasil.

Segundo Paim, a emenda que constava da Medida Provisória (MP) 664, aprovada na semana passada, pela Câmara dos Deputados, não representa a situação ideal para os trabalhadores, mas constitui “alternativa viável”.

Pela regra, a mulher se aposenta quando a soma de sua idade aos 30 anos de contribuição for 85 e, no caso do homem, quando a soma da idade a 35 anos de contribuição somar 95. Por essa fórmula, a aposentadoria seria integral em relação ao salário de contribuição.

“Estou animado. Não acredito que a presidenta Dilma vá vetar [a proposta]. Essa é uma emenda positiva”, disse Paim para representantes de várias centrais sindicais durante audiência da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Lembrou que, durante a campanha presidencial, o fim da regra atual foi um compromisso assumido pela candidata Dilma Rousseff e também pelo candidato Aécio Neves.

Representantes da Confederação de Servidores Públicos do Brasil (CSPB), do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se manifestaram a favor da fórmula e pediram que os senadores aprovem a proposta. “Admitir a continuidade desse inferno [fator previdenciário] é perpetuar uma injustiça que, em momento algum, cumpriu com seu objetivo: a redução do déficit foi pífia. A Previdência [Social] deixou de ser uma esperança de segurança para se transformar em penalidade aos aposentados”, disse a representante da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), Cynthia Rangel.

O representante da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho, Floriano Martins de Sá Neto, contestou as informações que de a que a seguridade social seja deficitária. Segundo ele, não existe o déficit previdenciário proclamado pelo governo. O senador Telmário Mota (PDT-RR) lembrou que, na Câmara, o PDT fechou questão em torno da aprovação da emenda. Segundo ele, no Senado, “ não será diferente”.

You may also like

1 comment

CARLOS AUGUSTO DOS SANTOS 19 de maio de 2015, 10:01h - 10:01

Se a Dilma não vetar, com certeza vem regra de transição aí.
Espero que não troquem seis por meia dúzia.
A previdencia se levada à sério, não for surrupiada, não huver manobras polícas e ficar fora dos desvios orçamentários não existirá este tal de DÉFICT. A presidente sabe disso!!!!!
O fator não tem que ser flexibilizado, ele tem que acabar. Os sinônmimos de fator previdenciário são:
Apropriação indébta, Assalto, etc. etc. etc.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996