Cida inaugura ETE no Centro de Porto Real

by Paulo Moreira

Porto Real – A prefeita Cida (PDT) descerrou a placa de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Centro. A nova unidade irá tratar os esgotos dos bairros Nova Colônia, Centro, Vila Romana, Ettore e parte do Jardim Real.  Estiveram presentes á solenidade, além da prefeita, vereadores, secretários, subsecretários e a representante do presidente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Henrique Pires e a superintendente do Estado, Maria Cristina Silveira, que salientou a importância de mais uma missão cumprida.
— Nosso objetivo maior é o de auxílio ao saneamento para a população. Com a existência de um sistema de esgotamento sanitário é possível preservar e reduzir os possíveis danos que as contaminações podem causar — destaca.
Essa é a terceira ETE em operação. Ela coleta e trata os resíduos no município de Porto Real. Existe uma unidade no bairro Jardim Real, no Freitas Soares e agora no Centro. A nova unidade irá tratar os esgotos dos bairros Nova Colônia, Centro, Vila Romana, Ettore e parte do Jardim Real.
A ETE tem capacidade para tratar 67% do esgoto coletado no município: são 16 litros por segundo de esgoto tratado. “O complexo inclui sistema UASB com biofiltro aerado, que possui injeção de oxigênio no interior do tanque no intuito de manter vivas as bactérias aeróbias que fazem a digestão do material orgânico, assim como possui área de decantação de lodo, que depois de certo volume é descarregado para leito de secagem e enfim é removido para aterro sanitário. Toto o efluente tratado vai para o Rio Paraíba do Sul”, explica o secretário de Meio Ambiente, Luiz Tavares.
— A ETE significa mais saúde e qualidade de vida à nossa população. Nossa meta é utilizar os recursos que temos para fazer obras que beneficiem os moradores dessa cidade. É mais um passo dado para melhorias em  nossa cidade.  É realmente um presente— enfatiza a prefeita Cida.

You may also like

3 comments

geiziel santos 13 de novembro de 2015, 23:56h - 23:56

Quando achar que já não é capaz de suportar e seguir em frente, faça uma pausa. Pare, respire fundo, e descanse antes de prosseguir. Cabeça cheia, coração confuso e pés cansados não vão lhe levar a lugar algum.

geiziel santos 13 de novembro de 2015, 23:53h - 23:53

Não basta ter força, é preciso saber exatamente aonde se quer chegar, e ter a convicção de que o destino realmente vale a pena. Muitas vezes, é preciso ter mais forças para desistir do que para continuar, pois mudar de caminho exige muita coragem!

geiziel santos 13 de novembro de 2015, 23:47h - 23:47

Como pode tudo já estava inaugurado ! agora porque o pessoal das contratadas ainda não recebeu seus salário cidã ? que esta acontecendo ! tá deficit acorda Porto Real

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996