Clínica de hemodiálise começa a funcionar em março de 2018

by Diário do Vale
19-12-2017- prefeito Samuca clinica Dialise Retiro - foto Felipe de Souza (1)

Previsão: Clínica de hemodiálise deve começar a atender dentro de dois meses e meio (Foto: Felipe de Souza)

Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva (Podemos) visitou na manhã desta terça-feira (19) as instalações da clínica de hemodiálise do Retiro, que teve a verba liberada pelo Ministério da Saúde e ouviu do responsável técnico pela empresa, Murillo Tatagiba, que o estabelecimento de saúde tem previsão de começar a funcionar no início de março de 2018. O motivo para a demora é a necessidade de fazer ajustes nos equipamentos, contratar e treinar pessoal e adquirir reagentes.

O prefeito afirmou que, com a liberação de verba pelo Ministério da Saúde, todas as questões que impediam o funcionamento da clínica, do ponto de vista governamental, foram superadas.

– A clínica está pronta desde junho de 2016, mas vinha enfrentando muitos obstáculos burocráticos,  que agora estão superados. Volta Redonda já foi referência regional em diálise e foi perdendo esse status, num processo que culminou com o fechamento do centro de hemodiálise do Hospital Santa Margarida. Fico muito satisfeito em saber que essas questões foram superadas. A clínica não tem pai: é da população de Volta Redonda”, destacou o prefeito de Volta Redonda.

O prefeito ressaltou ainda o empenho dele e de outras pessoas para colocar em andamento o processo da clínica:

– Estive três vezes em Brasília com o ministro e, graças a intervenção do deputado federal Alexandre Serfiotis, conseguimos incluir a verba anual de R$ 8 milhões para o funcionamento da clínica. Aguardamos agora a contratação dos profissionais e, definitivamente, reduzir o sofrimentos de quem precisa de diálise, ofertando maior qualidade de vida. Agradeço ao Dinho, autor da Lei; ao Edson Quinto, pela discussão; ao Maurício Pessoa e Novaes, por ajudarem em Brasília – afirmou Samuca Silva.

O vereador Édson Quinto (PR) falou sobre a experiência ter na família uma pessoa que precisa desse tipo de tratamento:

– Só quem tem um membro da família com doença renal pode falar sobre esse assunto. Estou muito feliz com a notícia. A qualidade de vida do paciente melhora muito quando ele não precisa mais se deslocar para o tratamento – disse Quinto.

Número de tratamentos

No início do funcionamento, de acordo com a capacidade da clínica, será possível realizar, ao mesmo tempo, 260 tratamentos – podendo ser dobrado, segundo informou Murillo Tatagiba, diretor técnico da clínica. Neste período de dois meses, será feita a contratação e o treinamento de funcionários, ajustes em equipamento e aquisição de reagentes. “É importante começar a funcionar com segurança e qualidade”, justificou Tatagiba, acrescentando que o local vai gerar 80 empregos diretos.

Atualmente, segundo a secretaria de Saúde, 130 pacientes de Volta Redonda viajam diariamente para receber tratamento em outros municípios. Agora, eles continuarão a rotina médica no município, evitando desgastes físicos e dando maior conforto aos pacientes e aos familiares. E ainda: serão economizados mais de R$ 1,7 milhão por ano em viagem para os pacientes.

A princípio, segundo Alfredo Peixoto, secretário de Saúde, a clínica vai atender apenas moradores de Volta Redonda. “Como os pacientes deixarão de ser atendidos nos outros municípios, abrirão novas vagas no sistema público de saúde, desafogando as cidades recebem esses pacientes”, afirmou o secretário.

Quem comemorou o anúncio da abertura da clínica foi o aposentado Luiz Alberto Pereira, de 60 anos. Em tratamento há mais de sete anos, ele contou que o desgaste físico das viagens atrapalha o tratamento, além do perigo durante as viagens na estrada.

“Saio de casa às 8h e não tenho horário para voltar. Tem dias que chego depois das 19h. Essa clínica um grande avanço no tratamento e não tenho dúvidas que melhorará a qualidade de vida dos pacientes”,disse o paciente, que também esteve durante a visita do prefeito Samuca Silva à clínica.

 

Você também pode gostar

14 comments

Maria Helena 20 de dezembro de 2017, 05:43h - 05:43

Parabéns para a saúde de Volta Redonda em especial ao Deputado Federal Alexandre Serfiotis sempre lutando pela nossa região!

vr 19 de dezembro de 2017, 23:34h - 23:34

vitoria para os pacientes de vr!!!!!

Cidadao 19 de dezembro de 2017, 22:32h - 22:32

Sou morador do Retiro e conheço a luta desse menino e Vereador Dinho pra essa clínica funcionar. Se mais gente ajudou, parabéns, mas dizer que não tem pai e no mínimo uma falta de reconhecimento a quem começou isso lá atrás. Obrigado Vereador Dinho. Muitos podem ter batalhado mas sua luta inicial e que possibilitou o dia de hoje e o início de atendimento em março. A população agradece, principalmente nós, familiares de pacientes crônicos renais.

SAUDADE DE OUTRORA 19 de dezembro de 2017, 21:19h - 21:19

DINHEIRO GASTO A TOA..
TEM QUE GASTAR É COM ÁREA PARA JOGAR BARALHO NA PRAÇA COLINA, SHOW DO ELYMAR SANTOS NA AMARAL PEIXOTO, EXCURSÃO PARA HOTEL 5 ESTRELAS PRA UM MONTE DE GENTE, ETC.. ISSO É QUE FAZ O PAÍS IR PARA FRENTE..
BOBEIRA GASTAR COM CLINICA…. PODE MANDAR O PESSOAL PRA OUTRA CIDADE COMO FOI DURANTE ANOS..
QUEREMOS PAPAI NOEL TAMBÉM DANDO PRESENTE NA PRAÇA.. QUE SAUDADE..

Carcará 19 de dezembro de 2017, 20:14h - 20:14

Sefiotis? Me poupe.

Palhares 19 de dezembro de 2017, 18:48h - 18:48

Como no Brasil tudo é lento, a clínica tá pronta desde 2016 e só funciona em março, burocracia, desvios, quem pode, rala desse país ontem

Willian 19 de dezembro de 2017, 18:28h - 18:28

Parabens pela abertura da clinica de hemodialise, minha mae se desloca de volta redonda para japeri muito desgastante a viajem.Espero que consiga uma vaga no retiro.

Pedro Gonçalves 19 de dezembro de 2017, 18:26h - 18:26

Parabéns ao nosso Deputado Federal Alexandre Serfiotis incansável fez o seu papel brilhantemente representado nossa região! Que Deus continue te abençoando!

Paulo Roberto 19 de dezembro de 2017, 19:03h - 19:03

A clínica é um investimento particular e a verba do SUS é igual cobertor curto, tira de um lado para cobrir outro. Nesse caso específico só é coerente porque os pacientes também serão deslocados. E de lugares distantes para um melhor e perto de casa.

Maniac 19 de dezembro de 2017, 18:15h - 18:15

Caraca! Só em março?

Lembrança 19 de dezembro de 2017, 17:59h - 17:59

Conotação desnessária quanto às viuvas, como se não bastasse o fardo de cuidar de uma família por obra e graça do destino. Em sua fala o prefeito Samuca diz que a Clinica não tem pai. E desfia um rosário em elogios aos politicos da região. Menos Prefeito! Essa obra é nossa como a Rodovia do Contorno.

Militância nacional socialista dos trabalhadores 19 de dezembro de 2017, 12:31h - 12:31

Que otima noticia. So quem precisa desse servicio pelo SUS sabe o quanto é estressante ter q ser atendido em outro município.

Paulo Roberto 19 de dezembro de 2017, 11:53h - 11:53

Tipo planejamento de fim de ano no Brasil, fica para depois do carnaval. Mas pelo menos dessa vez foi um representante dos donos da clínica que falou. Agora que o poder público fez a parte dele (com atraso) chega de palpite de políticos nesse empreendimento particular. Agora é só fiscalizar e isso é com os técnicos no assunto.

Carlos Augusto 19 de dezembro de 2017, 10:14h - 10:14

Ué….. nenhuma viúva do neto para reclamar hoje?

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996